Imposto de Renda: o que acontece se eu não declarar?
A declaração do Imposto de Renda (IR) é um método utilizado para que a evolução patrimonial dos cidadãos seja acompanhada anualmente. Todo processo acontece por meio da Receita Federal, que solicita a trabalhadores e empresas o informe de seus ganhos anuais.

Entretanto, seja por falta de organização ou conhecimento, muitos brasileiros acabam atrasando a entrega na data ou até mesmo esquecendo de declarar o Imposto de Renda. O descuido pode gerar uma série de complicações para o contribuinte, por isso é importante ficar atento ao calendário e não deixar a declaração para última hora.
O que acontece com quem não declara o IR?
Em 2022, aqueles que se encaixam nos critérios estabelecidos pela Receita Federal precisam declarar o Imposto de Renda até as 23h59 do dia 29 de abril. Se o documento for entregue após o prazo estabelecido, é aplicada uma multa e o CPF do contribuinte pode tornar-se restrito até se regularizar novamente.
No caso da multa, ela tem o valor de, no mínimo, R$ 165,74, contudo, caso o contribuinte tenha que pagar algum tipo de imposto ao Fisco, seu valor começa em 1% ao mês, podendo chegar até 20% do valor do imposto.
E não para por aí, como dissemos, o CPF do contribuinte poderá ficar suspenso e isso o impedirá de ter acesso a uma cartela de serviços, como: solicitar financiamentos, cartões de crédito, tirar carteira de trabalho, matricular-se em uma instituição de ensino e até mesmo tirar o passaporte para realizar viagens internacionais.

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
Além de todos os pontos citados anteriormente, quem não declara o Imposto de Renda cai na malha fina e passa por uma investigação detalhada das movimentações financeiras feitas. Em casos extremos, o contribuinte também pode ter o CPF cancelado e ser acusado de crime de sonegação fiscal.
Perdeu o prazo da declaração?
Não precisa se desesperar! Se você perdeu o prazo para declarar o Imposto de Renda, basta acessar o programa da Receita Federal, preencher as informações necessárias e entregar a declaração da mesma forma.
A única diferença é que será gerado o "Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF)" para o pagamento da multa. Vale lembrar que o papel deverá ser pago em até 30 dias após a emissão.
Já declarou o Imposto de Renda 2022?
Bom, você deve ter percebido que deixar de declarar o Imposto de Renda pode trazer sérias consequências para sua vida, concorda? Ainda dá tempo de realizar a declaração e evitar futuras dores de cabeça.
No Portal da Foregon você encontra diversos conteúdos que podem tirar suas dúvidas e te ajudar a declarar o Imposto de Renda 2022.
- Saúde: como declarar os gastos no Imposto de Renda?
- NFT: saiba como e quando declará-lo no Imposto de Renda 2022
- Veja como declarar previdência privada no Imposto de Renda 2022
Nos vemos em breve!
Deixe seu comentário