Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Não Declarar Imposto de Renda pode Custar caro

Por Nara LimaPublicado em

A declaração do Imposto de Renda (IR) é um método utilizado para que a evolução patrimonial dos cidadãos seja acompanhada anualmente. Todo processo acontece por meio da Receita Federal, que solicita a trabalhadores e empresas o informe de seus ganhos anuais.

Entretanto, seja por falta de organização ou conhecimento, muitos brasileiros acabam atrasando a entrega na data ou até mesmo esquecendo de declarar o Imposto de Renda. O descuido pode gerar uma série de complicações para o contribuinte, por isso é importante ficar atento ao calendário e não deixar a declaração para última hora.

Mas o que acontece se eu deixar de declarar? Para você entender as consequências desse ato, preparamos um conteúdo sobre o assunto. Continue a leitura e aproveite!

O que você procura?

O que acontece com quem não declara o Imposto de Renda?

Em 2023, aqueles que se encaixam nos critérios estabelecidos pela Receita Federal precisam declarar o Imposto de Renda. Se o documento for entregue após o prazo estabelecido, é aplicada uma multa e o CPF do contribuinte pode tornar-se restrito até se regularizar novamente.

No caso da multa, ela tem o valor de, no mínimo, R$ 165,74, contudo, caso o contribuinte tenha que pagar algum tipo de imposto ao Fisco, seu valor começa em 1% ao mês, podendo chegar até 20% do valor do imposto.

E não para por aí, como dissemos, o CPF do contribuinte poderá ficar suspenso e isso o impedirá de ter acesso a uma cartela de serviços, como: solicitar financiamentos, cartões de crédito, tirar carteira de trabalho, matricular-se em uma instituição de ensino e até mesmo tirar o passaporte para realizar viagens internacionais.

Além de todos os pontos citados anteriormente, quem não declara o Imposto de Renda cai na malha fina e passa por uma investigação detalhada das movimentações financeiras feitas. Em casos extremos, o contribuinte também pode ter o CPF cancelado e ser acusado de crime de sonegação fiscal.

Perdeu o prazo da declaração?

Não precisa se desesperar! Se você perdeu o prazo para declarar o Imposto de Renda, basta acessar o programa da Receita Federal, preencher as informações necessárias e entregar a declaração da mesma forma.

A única diferença é que será gerado o "Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF)" para o pagamento da multa. Vale lembrar que o papel deverá ser pago em até 30 dias após a emissão.

Não esqueça de declarar o Imposto de Renda 2023

Como vimos até aqui, deixar de declarar o Imposto de Renda pode acarretar sérias consequências para sua vida. É importante lembrar que a declaração é obrigatória para todos os contribuintes que tiveram rendimentos tributáveis no ano anterior.

Caso contrário, você pode ser multado e ter problemas com a Justiça Fiscal. Além disso, a não declaração pode impedir que você obtenha benefícios como empréstimos e financiamentos.

E aí, gostou do conteúdo?

O Portal da Foregon oferece uma gama completa de recursos financeiros, incluindo acesso gratuito ao seu score de crédito, notícias e dicas sobre finanças, bem como as melhores ofertas de produtos e serviços financeiros que se adequam ao seu perfil.

Desta forma, você pode ter acesso a informações valiosas para tomar decisões financeiras e encontrar as melhores opções de empréstimos, cartões de crédito e outros produtos financeiros que atendam às suas necessidades.

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar CPF grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

É simples, é rápido e totalmente de graça!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Leia também

Aumento do salário mínimo 2024 e economia de horas extras

Posso Fazer Portabilidade de Salário Mesmo Devendo o Banco?

IGP-DI: Valor Atual e o Acumulado de 2023

IPC-Fipe 2023: Conheça o Índice de Preços ao Consumidor

Descubra Agora: Buser é Confiável? Uma Análise Detalhada

Poupançudo da Caixa: Como Adquirir os Cofres Divertidos?

Finanças para Millennials: um guia passo a passo

Como Declarar Imposto de Renda: Passo a Passo para 2024