Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos

Imposto de renda retido na fonte: como funciona?

Por Jennifer FigueiredoPublicado em

O Imposto de Renda (IR) é um tributo recolhido anualmente pelo governo federal sobre os ganhos e despesas de pessoas e de empresas. Seu valor é calculado de acordo com os rendimentos declarados, ou seja, quem possui maior renda paga mais taxas do que quem declara uma renda menor. Entenda a seguir o que é Imposto de Renda retido na fonte. 

O que é Imposto de Renda Retido na Fonte?

O Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) é o valor descontado automaticamente no salário do trabalhador, todo mês. Portanto, o contribuinte já está pagando parte de suas obrigações para o governo antes mesmo de fazer a declaração.

O cálculo do IR leva em consideração o que é descontado do pagamento para o INSS e quantos dependentes o trabalhador possui. Todos os anos, a Receita Federal estipula um prazo para que os contribuintes façam suas declarações.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Muitos acabam contratando profissionais para analisarem e preencherem os dados necessários, pois acreditam que seja algo muito complexo. No entanto, o trabalhador pode realizar a própria declaração por uma ferramenta disponibilizada no site da Receita Federal, você pode acessá-la aqui e fazer o download. 

Quem precisa declarar Imposto de Renda?

A declaração é obrigatória aos contribuintes que tiveram rendimento anual superior ao teto, que corresponde a R$ 28.559,70. Também devem declarar, aqueles que receberam rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, em que a soma foi superior a R$ 40 mil.

Saiba mais sobre Imposto de Renda 

O IR faz parte da vida de milhares de trabalhadores e, pensando nisso, preparamos artigos que possam ser interessantes para sua leitura: 

Qualquer dúvida, é só comentar logo abaixo que iremos ajudar. 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Jennifer Figueiredo

Graduanda em Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista e Redatora na Foregon, gosta de falar sobre os produtos financeiros que oferecem as melhores vantagens. Nas horas vagas, procura a companhia de amigos para descontrair.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Algar Telecom: conheça os diferentes planos de celular

Placa Mercosul: como é o emplacamento em outros países e quais as diferenças

Hotmart Pocket: dúvidas frequentes

Como colocar a nova placa Mercosul?

Placas Mercosul: conheça seu histórico e os preços em cada estado

Placa Mercosul: dúvidas frequentes

Saiba o que mudou no projeto das placas do Mercosul e tire suas dúvidas

Banco digital ou banco tradicional: qual o melhor?