Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Imposto de renda retido na fonte: como funciona?

Por Jennifer FigueiredoPublicado em

O Imposto de Renda (IR) é um tributo recolhido anualmente pelo governo federal sobre os ganhos e despesas de pessoas e de empresas. Seu valor é calculado de acordo com os rendimentos declarados, ou seja, quem possui maior renda paga mais taxas do que quem declara uma renda menor. Entenda a seguir o que é Imposto de Renda retido na fonte. 

O que é Imposto de Renda Retido na Fonte?

O Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) é o valor descontado automaticamente no salário do trabalhador, todo mês. Portanto, o contribuinte já está pagando parte de suas obrigações para o governo antes mesmo de fazer a declaração.

O cálculo do IR leva em consideração o que é descontado do pagamento para o INSS e quantos dependentes o trabalhador possui. Todos os anos, a Receita Federal estipula um prazo para que os contribuintes façam suas declarações.

Muitos acabam contratando profissionais para analisarem e preencherem os dados necessários, pois acreditam que seja algo muito complexo. No entanto, o trabalhador pode realizar a própria declaração por uma ferramenta disponibilizada no site da Receita Federal, você pode acessá-la aqui e fazer o download. 

Quem precisa declarar Imposto de Renda?

A declaração é obrigatória aos contribuintes que tiveram rendimento anual superior ao teto, que corresponde a R$ 28.559,70. Também devem declarar, aqueles que receberam rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, em que a soma foi superior a R$ 40 mil. 

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Saiba mais sobre Imposto de Renda 

O IR faz parte da vida de milhares de trabalhadores e, pensando nisso, preparamos artigos que possam ser interessantes para sua leitura: 

Qualquer dúvida, é só comentar logo abaixo que iremos ajudar. 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Jennifer Figueiredo

Graduanda em Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista e Redatora na Foregon, gosta de falar sobre os produtos financeiros que oferecem as melhores vantagens. Nas horas vagas, procura a companhia de amigos para descontrair.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Plataforma de crédito em cloud: o que é e como funciona?

6 dicas para identificar se o boleto bancário é falso

Minhas Finanças: entenda como organizar a vida financeira no aplicativo

É possível pagar multas com cartão de crédito?

Banco BV financiamentos

Conheça 7 impostos que você paga e nem sabe

Samsung Rewards: saiba tudo sobre esse programa de recompensas

Semana do score de crédito: um evento online e gratuito da Foregon