Imposto de renda retido na fonte: como funciona?
O Imposto de Renda (IR) é um tributo recolhido anualmente pelo governo federal sobre os ganhos e despesas de pessoas e de empresas. Seu valor é calculado de acordo com os rendimentos declarados, ou seja, quem possui maior renda paga mais taxas do que quem declara uma renda menor. Entenda a seguir o que é Imposto de Renda retido na fonte.

O que é Imposto de Renda Retido na Fonte?
O Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) é o valor descontado automaticamente no salário do trabalhador, todo mês. Portanto, o contribuinte já está pagando parte de suas obrigações para o governo antes mesmo de fazer a declaração.
O cálculo do IR leva em consideração o que é descontado do pagamento para o INSS e quantos dependentes o trabalhador possui. Todos os anos, a Receita Federal estipula um prazo para que os contribuintes façam suas declarações.
Muitos acabam contratando profissionais para analisarem e preencherem os dados necessários, pois acreditam que seja algo muito complexo. No entanto, o trabalhador pode realizar a própria declaração por uma ferramenta disponibilizada no site da Receita Federal, você pode acessá-la aqui e fazer o download.
Quem precisa declarar Imposto de Renda?
A declaração é obrigatória aos contribuintes que tiveram rendimento anual superior ao teto, que corresponde a R$ 28.559,70. Também devem declarar, aqueles que receberam rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, em que a soma foi superior a R$ 40 mil.
Saiba mais sobre Imposto de Renda
O IR faz parte da vida de milhares de trabalhadores e, pensando nisso, preparamos artigos que possam ser interessantes para sua leitura:
- Como declarar a Nuconta no Imposto de Renda 2019;
- Saiba como tirar a segunda via do imposto de renda.
Qualquer dúvida, é só comentar logo abaixo que iremos ajudar.
Deixe seu comentário