Escapando da Malha fina do Imposto de Renda
Ao declarar o Imposto de Renda, a Receita Federal analisa seus dados e se o órgão identificar divergências, você terá que retificar a declaração o mais rápido possível. Caso contrário, algumas penalidades podem ser aplicadas.
Para saber se você caiu ou não na malha fina, é preciso entrar no site de atendimento virtual da Receita Federal, fazer o login e clicar na opção "Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)". Em seguida, na aba "Processamento", clique em "Pendências de Malha" e confira se sua declaração está em malha e por qual motivo ela ficou retida.
Você encontra nesse artigo:
O que é malha fina?
A declaração de Imposto de Renda pode ser detida se houver omissão de informações ou dados incorretos no documento. Isso ocorre quando a Receita Federal identifica algum problema na declaração, o que impede o processamento do seu imposto. Continue a leitura e confira as formas mais comuns de cair na malha fina:
- Declarar valores irreais;
- Omitir rendimentos;
- Preencher dados incorretos;
- Fraudar documentos;
- Apresentar informações divergentes da fonte pagadora.
É importante prestar atenção aos detalhes e garantir que todas as informações estejam corretas na declaração para evitar problemas com a Receita Federal. Não esqueça de seguir as regras e orientações para evitar qualquer erro, dessa forma você pode evitar problemas no processamento do imposto de renda.
Retificação do Imposto de Renda
Se você caiu na malha fina, saiba que é possível corrigir os erros cometidos dentro de um prazo de cinco anos. No entanto, não é aconselhado aguardar todo esse tempo, certo? Ao corrigir seus dados e informações, você não corre o risco de ter seu CPF suspenso e também conta com a possibilidade de receber a restituição, caso tenha direito.
"A declaração retificadora tem a mesma natureza da declaração originariamente apresentada, substituindo-a integralmente e, portanto, deve conter todas as informações anteriormente declaradas com as alterações e exclusões necessárias, bem como as informações adicionadas, se for o caso", explicou a Receita Federal.
next
-
MensalidadeGrátis
-
Taxa de saqueGrátis
-
Cartão de débito para saques e pagamentos
-
Cartão de crédito sujeito a aprovação
Como retificar pelo programa do IR
Você pode realizar a correção pelo programa do Imposto de Renda, seguindo os passos abaixo:
- Abra o programa do IR 2021, clique em "Declaração" e selecione a opção "Retificar";
- Escolha a declaração a ser corrigida;
- O programa irá gerar uma cópia da declaração que foi enviada com erro na aba "Em Preenchimento";
- Ao lado do seu nome aparecerá a expressão "Retificadora", indicando que aquela nova declaração irá corrigir a que foi anteriormente enviada;
- Abra essa nova declaração, selecione a ficha que apresenta erro e faça as devidas correções;
- Por fim, clique em "Entregar declaração", localizado no menu "Declaração".
Como retificar online pelo site
Para retificar pelo site, é preciso acessar o sistema de atendimento digital. Para isso, é necessário um código de acesso e senha, que deve ser criado na própria plataforma. Você pode realizar a correção pelo site do Imposto de Renda seguindo os passos abaixo:
- Na tela inicial, coloque seu CPF, código de acesso e senha;
- Acesse o menu "Meu Imposto de Renda";
- Clique em "Extrato de Processamento" e selecione o ano da declaração que pretende corrigir;
- Vá em "Declaração online" _ uma versão da declaração deverá aparecer na tela;
- Selecione a ficha que deseja corrigir e faça as alterações;
- Em seguida, clique em "Finalizar Declaração".
Alguns erros não podem ser corrigidos online
Algumas fichas no processo de declaração de imposto de renda não podem ser retificadas online. É o caso das fichas de "Atividade Rural", "Ganhos de Capital", "Moeda Estrangeira" e "Renda Variável", que precisam ser corrigidas e encaminhadas para a Receita Federal através de outros meios. Isso pode exigir mais tempo e atenção para garantir que tudo esteja correto e de acordo com as regras estabelecidas.
Outro ponto importante a ser observado é que as fichas de "Bens e Direitos" e "Dívidas e ônus reais" somente podem ser corrigidas se o contribuinte possuir o certificado digital para acesso ao sistema. Esse certificado é uma forma de garantir a segurança das informações e a autenticidade do contribuinte no processo de correção das fichas. Portanto, é importante estar atento e possuir o certificado digital para evitar problemas na correção das fichas.
Nesses casos, é aconselhado procurar a Receita Federal de sua cidade.
Confira também:
E aí, gostou do conteúdo?
O Portal da Foregon oferece uma gama completa de recursos financeiros, incluindo acesso gratuito ao seu score de crédito, notícias e dicas sobre finanças, bem como as melhores ofertas de produtos e serviços financeiros que se adequam ao seu perfil.
Desta forma, você pode ter acesso a informações valiosas para tomar decisões financeiras e encontrar as melhores opções de empréstimos, cartões de crédito e outros produtos financeiros que atendam às suas necessidades.
É simples, é rápido e totalmente de graça!
Deixe seu comentário