Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Inscrição e atualização do CPF: veja como realizar nos Correios

Escrito por Thais Souza

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Em 2019, a Receita Federal tornou o CPF obrigatório para todos os dependentes dos contribuintes que precisem declarar o Imposto de Renda, por isso, tornou-se fundamental emiti-lo o quanto antes. Quem ainda não possui o documento ou deseja realizar atualizações cadastrais pode fazer todo o processo através das agências dos Correios.

O que você procura?

Inscrição e atualização do CPF nos Correios

Agora, nas agências dos Correios é possível realizar a emissão do CPF ou fazer a regularização cadastral e a alteração de dados, como: data de nascimento, número do título eleitoral, endereço, nome da mãe e a mudança de sexo, serviços que antes eram realizados em unidades da Receita Federal.

O processo é muito simples. Você só precisa comparecer até uma das unidades mais próximas dos Correios com os documentos necessários em mãos, solicitar o serviço e pagar a taxa. O seu novo CPF fica pronto na hora.

Vale ressaltar que se o seu CPF está com a situação cadastral pendente de regularização ou suspensa, será necessário fazer a regularização mesmo que não tenha sido obrigado a entregar a Declaração do Imposto de Renda nos últimos cinco anos.

Quais documentos preciso apresentar para tirar o CPF?

  • Carteira de identidade ou certidão de nascimento que comprove a naturalidade, a filiação e a data de nascimento do solicitante;
  • Para brasileiros com idade dos 18 aos 69 anos será necessário apresentar o título de eleitor, alistamento eleitoral, protocolo de inscrição ou certidão da Justiça Eleitoral, atestando a não obrigatoriedade do alistamento eleitoral.

Perguntas frequentes (FAQ)

Qual a taxa fara emissão ou alteração do CPF nos correios?

A taxa é de R$ 7.

Quais são as situações cadastrais do CPF?

o CPF pode estar em situação Regular: quando não há nenhuma pendência no cadastro do contribuinte; Pendente de regularização: o contribuinte deixou de entregar a Declaração Anual de Isento até 2007 ou a Declaração do Imposto Renda da Pessoa Física dos últimos cinco anos; Suspensa: o cadastro do contribuinte está incorreto ou incompleto; Cancelada: o CPF foi cancelado, em virtude de decisão administrativa ou judicial ou por falecimento do contribuinte.

Como fazer inscrição ou atualização do CPF de terceiros?

Vá até os Correios e apresente uma procuração com firma reconhecida junto à documentação do solicitante do CPF.

Como funciona para estrangeiros?

Os Correios aceitam documento de identificação o que é admitido no seu país de origem; Registo Nacional de Estrangeiro (RNE); o passaporte, ou o protocolo do RNE acompanhado da tela de consulta impressa do SINCRE – Sistema Nacional de Estrangeiros, constando os dados cadastrais. Não é obrigatória a comprovação de filiação de estrangeiros.

E quem tiver entre 16 e 18 anos incompletos?

São assistidos legalmente, podendo assinar por seus atos ou não. Há uma Instrução Normativa da Receita Federal que estabelece que nesses casos pai ou mãe poderá assinar pela solicitação do CPF.

E para o menor de 16 anos, tutelado, curatelado ou outra pessoa sujeita à guarda judicial?

A solicitação do CPF deverá ser feita pelo representante legal, que pode ser pai ou mãe, tutores, curadores ou responsáveis pela guarda judicial. Para isso é necessário apresentar a carteira de identidade ou certidão de nascimento que comprove a naturalidade, a filiação e a data de nascimento do menor, tutelado ou curatelado, bem como documentos que atestem a tutela, curatela ou responsabilidade pela guarda de incapaz.

Descomplicamos?

LEIA TAMBÉM: Passo a passo de como consultar o número do RG pelo CPF.

Esperamos que este artigo tenha te ajudado de alguma forma. Se ficou com alguma dúvida, deixa ela aqui nos comentários que entraremos em contato com você. Até a próxima!

Compartilhe

Escrito por:

Thais Souza
Inside Sales

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.