Foregon.comConteúdos
    1. Educação financeira

    Nome sujo? Veja como limpar o nome!

    Por Leonardo JacominiPublicado em
    Compartilhe

    Quem está negativado, mais conhecido como nome sujo, sabe bem como é chato ficar nessa situação. Estar inadimplente, implica em muitas coisas, principalmente na recusa de crédito.

    Fica bem mais difícil ou quase impossível conseguir qualquer produto de crédito. A maioria das reclamações de quem está com o nome sujo, é não conseguir ser aprovado pelo banco em um cartão de crédito.

    Além disso, a pessoa negativada, fica impossibilitada de pegar empréstimos e até mesmo fazer alguns tipos de compra ou emissão de boletos de alguns serviços.

    Imperdível
    Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade3.521 pessoas já pediram
    Ver cartão
    Encerra em 16:20

    Nos raros casos que conseguem crédito, os juros são altíssimos, bem acima do praticado pelos bancos normalmente. Isso tem uma explicação:

    Quem está negativado, certamente ficou nesta situação justamente por deixar de pagar alguma conta e gerou uma dívida. Ou seja, essa pessoa oferece risco ao banco de novamente não honrar com seus compromissos.

    Você já passou ou passa por essa situação que é bem chata? Muitas pessoas acabam com  sérios problemas por causa das finanças, desenvolvendo até quadros de doença e problemas no trabalho.

    Fico feliz por dois motivos por você estar lendo este conteúdo. O primeiro, é porque você realmente quer mudar essa situação. A segunda, é que tenho umas dicas bem legais e completas para você virar esse quadro e nunca mais voltar.

    Prometo que não é nada difícil de entender. Escrevi tudo aqui de maneira bem fácil e que podemos executar no dia a dia, porque está cheio de gente por aí querendo ajudar, mas cheios daquelas dicas impossíveis.

    Vamos partir do começo…

    Como meu nome fica sujo

    Bom, a primeira resposta que deve vir a sua cabeça, é que esqueceu, atrasou ou não conseguiu pagar uma conta ou que as dívidas já te sufocaram e você não consegue sair dessa bola de neve.

    Mas, já parou para pensar como isso acaba afetando o seu nome?

    Realmente, a negativação, o nome sujo, tem início com o não pagamento das contas. Gerando esse atraso, a loja ou banco que te vendeu ou forneceu o produto, envia o seu nome para as empresas de análise de crédito.

    Algumas dessas empresas são: Serasa, SPC e SCPC Boa Vista. Eles servem como um banco de dados sobre o perfil de cada consumidor. Esses “dados” são analisados pelas empresas fornecedoras de crédito todas as vezes que você solicitar.

    Caso o seu nome esteja nessa lista de nome sujo, elas certamente vão recusar a oferta do produto de crédito, justamente por aquela questão de risco que eu falei no começo do texto.

    Estar negativado tem relação direta com o Score. Você já ouviu falar dele? O Score de crédito, é uma pontuação que cada consumidor recebe como nível de comprometimento com o pagamento das contas.

    Esse “medidor de confiança” vai de 0 a 1000, sendo que quanto mais perto de 1000, você é considerado um bom pagador. Score baixo, certamente tem haver com contas em atraso ou nome sujo.

    Antes de tudo, educar-se financeiramente

    Jájá eu vou te contar como você pode limpar o seu nome e voltar ter crédito. Não é nada legal ficar nessa situação né? Mas, antes, quero te contar uma coisa que pode mudar a sua vida e a busca pelo nome limpo novamente.

    A educação financeira pode parecer algo chato para quem não conhece. Mas, ela é o pilar para que entendamos nossa situação, organiza nosso dia a dia e ainda evita que fiquemos no aperto, assim como te o nome sujo.

    Por isso, estamos aqui. Para mudar o seu conceito quanto a educação financeira. De uma forma descomplicada e que pensa em você, no seu dinheiro, sem milagres ou regras absurdas.

    Quando você ter uma vida financeira equilibrada, os gastos desnecessários são evitados e os seus objetivos ficam bem mais fácil de alcançar.

    Aliás, você já parou um tempo para analisar seus ganhos, gastos e listar seus objetivos e o que você precisa para chegar até eles?

    Adianto para você, assim que reprogramar o seu jeito de lidar com o dinheiro, fazer um acompanhamento de tudo o que você gasta e colocar a missão de poupar, você não passa mais apertos.

    Afinal, estou com o nome sujo e quero limpar, como fazer?

    Para começar a realizar o sonho do nome limpo, é preciso se organizar. Antes de sair procurando empréstimos para pagar uma dívida, ou qualquer coisa do tipo, você deve saber o tamanho da sua dívida.

    Algumas pessoas devem em mais de um lugar. Bancos, lojas, prestadoras de serviço, etc. Então, essa é a hora de descobrir para quem você deve.

    Se você não sabe mentalmente quem procurar, faça isso na associação comercial da sua cidade ou nas empresas de análise de crédito. Eles vão fornecer gratuitamente um relatório financeiro.

    Aproveite as oportunidades

    Para ficar no azul de novo e ver seu nome livre da lista de negativados, não tem jeito, você precisa quitar suas contas. Para isso, primeiro você deve se organizar.

    Não basta falar em pagar contas, se você não tem dinheiro para isso. O importante é se atentar e saber que você tem problemas financeiros para resolver. Então, o momento é apertar as contas onde der, cortar gastos e juntar um dinheiro.

    Outra dica legal, é que existem feirões de limpa nome que acontecem algumas vezes durante o ano. Nesses eventos, é possível renegociar sua dívida com diversas empresas. Normalmente, o valor da dívida cai e você tem um pagamento facilitado.

    Renegocie suas dívidas

    Você já ficou devendo alguma vez? Para resolver esse problema acabou indo direto no banco ou financeira e pedindo crédito e o “buraco” ficou ainda maior? Então, presta atenção nessa dica que ela vale muito a pena.

    Ficar negativado é bem chato, e às vezes queremos soluções rápidas. Mas, o melhor nesse momento, é pensar com calma e se programar para fazer o melhor negócio.

    Quando você estiver pronto para pagar sua dívida e estiver a fim de acabar de uma vez com esse negócio de nome sujo, procure quem você deve. Isso mesmo!

    As pessoas erram nessa parte. Esquecem de procurar as empresas ou pessoas para quem elas devem. Normalmente, os credores estão prontos para fazer negócio e aceitar o pagamento.

    Quando você negocia diretamente com quem deve, até mesmo o banco, muitas vezes os juros são minimizados ou mesmo eliminados, além de um desconto no valor total, com uma parcela que você consiga pagar.

    Gente, presta atenção nessa dica, é valiosa! Antes de tudo, de pegar qualquer dinheiro emprestado, negocie, vai valer a pena na maioria das vezes!

    Buscar crédito mais barato

    Tentou de tudo? Fazer negociação, conversar com quem deve e não achou o melhor meio para você para sair da negativação? Então, pode ser que você tenha que trocar sua dívida.

    Suponha que você tenha uma dívida com cheque especial, que contém juros altíssimos. Ás vezes, dependendo de cada situação, um empréstimo consignado pode ter tarifas mais atrativas.

    Então, estude o seu caso, pesquise nas instituições financeiras o que pode compensar mais para você. Importante mesmo é se livrar da dívida, mas sem tornar isso uma dor de cabeça ou uma bola de neve maior ainda.

    Dicas rápidas para Limpar o nome sujo

    Cadastro positivo

    Agora, o cadastro positivo inclui os bons pagadores automaticamente na lista. Antes, era preciso preencher o cadastro nos sites das empresas de análise de crédito.

    Como ainda estamos no começo dessa nova regra, é legal entrar nesses sites (SCPC Boa Vista, Serasa) e abrir um cadastro positivo. Isso te ajuda a ter certeza de que seus pagamentos estarão inclusos.

    O cadastro positivo funciona de uma forma bem fácil. Quando você paga suas contas de energia, água, etc. que estejam em seu nome, essas empresas informam aos sites de protesto e análise de crédito que, você quitou em dia, mostrando-se um bom pagador e ajudando na pontuação do seu score.

    Não atrase mais as contas

    Atrasar o pagamento de contas interfere sim no seu score e, consequentemente, na negativação e perda de crédito. Então, mais uma vez vale falar aqui sobre organização e planejamento de um orçamento.

    Evite emprestar seu nome

    Assim como o seu nome, evite emprestar seu cartão de crédito para terceiros. Pense comigo, se essa pessoa não consegue crédito no nome, qual será o próximo? Você!

    É mais ou menos como funciona nessas empresas de análise de crédito e protesto. Você não pode confiar seu dinheiro em alguém que não te passa segurança de pagamento.

    Muitas pessoas nos relatam que, por emprestar dinheiro, cartão de crédito e até o próprio nome as pessoas da família ou amigos, acabaram com outra dívida. Não precisa ser chato, só deixe claro que no momento você não consegue ajudar.

    A dívida prescreve (caduca) em 5 anos?

    Você já deve ter ouvido essa história de que a dívida prescreve ou popularmente, caduca em 5 anos. E é verdade! Após 5 anos, se você não pagar o que deve, seu nome deixa a lista de negativados.

    Só que ainda assim não é legal. Isso porque, a sua dívida sai da lista de negativados das empresas de análise de crédito, mas não das empresas credoras. Ou seja, vai ser bem difícil você conseguir um produto ou serviço do lugar em que não pagou, além de ficar no histórico de consumidor.

    Então, mesmo sabendo que uma dívida prescreve, não vale arriscar, já que é um período longo e ainda uma escolha não tão legal!

    Preparado para limpar o seu nome e voltar a ter crédito na praça? Vem mais conteúdo por aí, então já deixa a gente nos seus favoritos e não perca nada. Até a próxima!

    Gostou? Deixe seu curtir
    Compartilhe nas suas redes sociais

    Leia a seguir

    • Educação financeira

      Os melhores sites e aplicativos sobre educação financeira

    • Educação financeira

      Educação financeira será matéria obrigatória nas escolas

    • Educação financeira

      10 lições sobre dinheiro que você precisa saber

    • Educação financeira

      Por que é importante ter uma boa educação financeira?

    Ver mais conteúdos

    Veja o que estão comentando