Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Meu Banco Pode Diminuir o Limite do Cartão de Crédito?

Escrito por 

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

O limite do cartão define o quanto cada consumidor pode gastar no crédito durante um determinado período de tempo. No entanto, apesar do valor já ser definido na aprovação, existem casos em que o banco pode diminuir o limite do cartão de crédito.

Desde 2018, as instituições financeiras têm permissão para reduzir o limite do cartão de crédito de clientes com mais risco de inadimplência, decisão foi tomada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Agora, cabe às concessoras de crédito avisar o cliente e estipular um prazo para o reajuste de limite.

O que você procura?

Meu banco pode diminuir o limite do cartão de crédito?

Os bancos têm uma grande preocupação com relação às dívidas de seus clientes, afinal, ao conceder limite no cartão de crédito essas instituições emprestam seus próprios recursos e confiam que as faturas serão pagas. Mas, nem sempre isso acontece, resultando nos temidos calotes.

Como uma forma de se prevenirem deste risco de inadimplência, os bancos podem reduzir o limite dos cartões, até mesmo sem o antigo aviso prévio de 30 dias. Mas, isso só acontece em casos muito extremos, em que o perfil de risco do cliente piorar rapidamente.

Tive o limite do cartão reduzido, o que fazer?

Caso o cliente sinta que seus direitos foram violados, é possível recorrer ao Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) para contestar da decisão e recorrer a justiça por danos morais.

Mas, é importante estar ciente de que a instituição tomou uma medida extrema ao reduzir o limite do seu cartão, devido ao risco de inadimplência que seu perfil tem mostrado à empresa. Portanto, caso esteja com dívidas pendentes com o banco, o melhor a se fazer é procurar sua agência para tentar negociar as dívidas.

Tenha uma boa relação com o banco

Cartões, empréstimos ou financiamentos são linhas de crédito que necessitam de uma relação de confiança entre você e a instituição. Não é à toa que juros altos são, geralmente, aplicados pelos bancos à novos clientes, pois pouco se sabe sobre o compromisso que esta pessoa terá para quitar suas contas.

Portanto, se sua situação com o banco não anda muito bem, saiba que aqui, você pode encontrar algumas dicas para que possa resolver este problema.

Perguntas Frequentes (FAQ)

Quando o banco pode diminuir meu limite?

O banco pode diminuir o limite do seu cartão de crédito por diversos motivos, incluindo atraso ou falta de pagamento da fatura, mudança no histórico de crédito do cliente ou alteração nas políticas de crédito da instituição financeira.

Por que o Banco do Brasil diminuiu meu limite?

Se você atrasou faturas, está gastando o cheque especial com frequência ou teve o registro de novas dívidas em seu nome, o Banco do Brasil entenderá que o limite não está adequado à sua renda.

Porque o Itaú diminuiu meu limite?

Quem estoura o limite do cartão todos os meses e tem maus hábitos financeiros pode ter o limite diminuído, pois o banco faz análises recorrentes para entender a saúde financeira dos clientes.

O que significa redução de limite?

Quando o banco diminui o limite do cartão de crédito do cliente para diminuir os riscos de inadimplência, isso normalmente acontece quando o banco identifica maus hábitos financeiros do cliente.

O que fazer quando o banco reduz o limite?

Você pode entrar em contato com seu banco, enviar um comprovante da sua renda e negociar a volta do limite. Mas a melhor maneira é melhorar seus hábitos e manter um bom relacionamento com o banco.

Como recuperar o limite do cartão de crédito em caso de redução?

Entre em contato com seu banco para entender o motivo da redução e negocie a volta do limite. A melhor forma de conseguir o crédito de volta é mantendo um bom relacionamento com o banco.

Porque o Santander diminuiu meu limite do cartão de crédito?

A redução de limite no banco Santander pode ocorrer a qualquer momento após análise do perfil de uso do cartão de crédito, pois é a partir dela que o limite é readequado.

Foregon Premium – Monitoramento de Score

A Foregon Premium é uma incrível ferramenta de monitoramento de score de crédito, especialmente projetada para te ajudar a acompanhar e entender sua situação financeira.

Com a Foregon Premium, você terá acesso a uma solução completa para manter seu score sob controle, permitindo que tome decisões financeiras mais informadas e alcance suas metas com confiança.

Aproveite todas as vantagens da Foregon Premium:

  • Receba alertas em tempo real sobre alterações em seu Score de Crédito;
  • Acesse dicas personalizadas para melhorar seu histórico financeiro;
  • Consulte seu Score sempre que quiser, de forma ilimitada e com facilidade;
  • Conte com o suporte de especialistas para esclarecer suas dúvidas sobre crédito e finanças.

Prepare-se para um futuro financeiro mais seguro e próspero com a Foregon Premium – a ferramenta perfeita para monitorar seu score de crédito!

Compartilhe

Escrito por:

Jennifer Figueiredo
Redatora

Graduanda em Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista e Redatora na Foregon, gosta de falar sobre os produtos financeiros que oferecem as melhores vantagens. Nas horas vagas, procura a companhia de amigos para descontrair.