Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

O que fazer se o limite do cartão de crédito for reduzido?

Por Jennifer FigueiredoPublicado em

Desde 2018, as instituições financeiras têm permissão para reduzir o limite do cartão de crédito de clientes com mais risco de inadimplência, decisão foi tomada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Agora, cabe às concessoras de crédito avisar o cliente e estipular um prazo para o reajuste de limite.

Risco de inadimplência

Os bancos têm uma grande preocupação com relação às dívidas de seus clientes, afinal, ao conceder limite no cartão de crédito essas instituições emprestam seus próprios recursos e confiam que as faturas serão pagas. Mas, nem sempre isso acontece, resultando nos temidos calotes. 

Como uma forma de se prevenirem deste risco de inadimplência, os bancos podem reduzir o limite dos cartões, até mesmo sem o antigo aviso prévio de 30 dias. Mas, isso só acontece em casos muito extremos, em que o perfil de risco do cliente piorar rapidamente.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Tive o limite do cartão reduzido, o que fazer? 

Caso o cliente sinta que seus direitos foram violados, é possível recorrer ao Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) para contestar da decisão e recorrer a justiça por danos morais.

Mas, é importante estar ciente de que a instituição tomou uma medida extrema ao reduzir o limite do seu cartão, devido ao risco de inadimplência que seu perfil tem mostrado à empresa. Portanto, caso esteja com dívidas pendentes com o banco, o melhor a se fazer é procurar sua agência para tentar negociar as dívidas.

Tenha uma boa relação com o banco

Cartões, empréstimos ou financiamentos são linhas de crédito que necessitam de uma relação de confiança entre você e a instituição. Não é à toa que juros altos são, geralmente, aplicados pelos bancos à novos clientes, pois pouco se sabe sobre o compromisso que esta pessoa terá para quitar suas contas. 

Portanto, se sua situação com o banco não anda muito bem, saiba que aqui, você pode encontrar algumas dicas para que possa resolver este problema. Confira os detalhes no conteúdo que preparamos: Dívida com o banco? Veja como negociar!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Jennifer Figueiredo

Graduanda em Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista e Redatora na Foregon, gosta de falar sobre os produtos financeiros que oferecem as melhores vantagens. Nas horas vagas, procura a companhia de amigos para descontrair.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Mercado Pago: guia completo

Tipos de carro: principais características e diferenças

5 livros que mudarão sua vida financeira

3 conselhos básicos para alcançar a liberdade financeira

Inteligência artificial em soluções antifraude

Onde usar a carteira digital Apple Pay?

Digio estreia no Apple Pay: veja como ativar

Aplicativos colaborativos: conheça 4 Apps que podem facilitar a sua vida