Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

O SCR é igual ao SPC/Serasa e Cadastro Positivo?

Por Camila SilveiraPublicado em

Já ouviu falar no Sistema de Informações de Crédito do Banco Central (SCR)? Basicamente, esse serviço tem como finalidade permitir que o BC acompanhe as operações de crédito no sistema financeiro.

Por lá, o Banco Central registra todas as operações com valores acima de R$ 200 que uma pessoa ou empresa possui junto a uma instituição financeira.

Entre as informações que constam no SCR, estão os empréstimos e financiamentos realizados, operações de arrendamento mercantil, operações que implicam risco de crédito e movimentações feitas em cartões de crédito.

No sistema, também é possível verificar se você está no cheque-especial ou se fez uma operação ou contrato com características de crédito reconhecidas pelo Banco Central do Brasil (BACEN).

Mas, afinal, o SCR é igual ao SPC/Serasa e Cadastro Positivo?

Esse sistema serve apenas para aumentar suas chances de conseguir crédito e novos produtos de instituições financeiras que você ainda não tem relacionamento. Por isso, essa instituição pode consultar o seu histórico para conhecer melhor os seus hábitos financeiros.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Vale ressaltar que no SCR não constam apenas as informações de dívidas a vencer, também existem informações das dívidas em dia, o que acaba sendo vantajoso para os momentos em que você for solicitar crédito no mercado.

Fique tranquilo: nenhuma empresa pode consultar suas informações no SCR sem o seu consentimento, por isso é importante conferir os termos e condições apresentados pelo sistema.

Com base nessas afirmações, podemos perceber que o SCR não é igual aos órgãos de proteção a crédito como o SPC, Serasa e Cadastro Positivo. Ele é apenas uma plataforma que permite que os bancos, que não possuem relação com você, conheçam melhor o seu perfil.

Caso você faça um cadastro e encontre algum erro nele, é possível entrar em contato com a empresa através dos canais de atendimento disponíveis. Geralmente, esses dados estão registrados no seu cartão.

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário para nós. Até mais!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Como conseguir internet de graça? Saiba como se conectar

Saiba como ganhar dinheiro online rápido

Inflação hoje: entenda como o seu dinheiro é afetado

Golpe do CPF falso: conheça e saiba como se proteger

Conheça 10 cursos de finanças gratuitos para aprender a investir

ID Jovem: guia completo 2022

Vale a pena parcelar compras no cartão com inflação em alta?

Copa do mundo 2022: quanto custa completar o álbum?