Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

O SCR é igual ao SPC/Serasa e Cadastro Positivo?

Por Camila SilveiraPublicado em

Já ouviu falar no Sistema de Informações de Crédito do Banco Central (SCR)? Basicamente, esse serviço tem como finalidade permitir que o BC acompanhe as operações de crédito no sistema financeiro.

Por lá, o Banco Central registra todas as operações com valores acima de R$ 200 que uma pessoa ou empresa possui junto a uma instituição financeira.

Entre as informações que constam no SCR, estão os empréstimos e financiamentos realizados, operações de arrendamento mercantil, operações que implicam risco de crédito e movimentações feitas em cartões de crédito.

No sistema, também é possível verificar se você está no cheque-especial ou se fez uma operação ou contrato com características de crédito reconhecidas pelo Banco Central do Brasil (BACEN).

O que você procura?

Mas, afinal, o SCR é igual ao SPC/Serasa e Cadastro Positivo?

Esse sistema serve apenas para aumentar suas chances de conseguir crédito e novos produtos de instituições financeiras que você ainda não tem relacionamento. Por isso, essa instituição pode consultar o seu histórico para conhecer melhor os seus hábitos financeiros.

Vale ressaltar que no SCR não constam apenas as informações de dívidas a vencer, também existem informações das dívidas em dia, o que acaba sendo vantajoso para os momentos em que você for solicitar crédito no mercado.

Fique tranquilo: nenhuma empresa pode consultar suas informações no SCR sem o seu consentimento, por isso é importante conferir os termos e condições apresentados pelo sistema.

Com base nessas afirmações, podemos perceber que o SCR não é igual aos órgãos de proteção a crédito como o SPC, Serasa e Cadastro Positivo. Ele é apenas uma plataforma que permite que os bancos, que não possuem relação com você, conheçam melhor o seu perfil.

Caso você faça um cadastro e encontre algum erro nele, é possível entrar em contato com a empresa através dos canais de atendimento disponíveis. Geralmente, esses dados estão registrados no seu cartão.

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário para nós. Até mais!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Guia Completo dos Bancos: Tudo o que você Precisa Saber

CDI, SELIC ou IPCA: Conheça os Indexadores dos Investimentos

Bolsa Americana: saiba como Investir no Exterior

Evite Multas: Saiba Declarar Imposto de Renda MEI

É Preciso Incluir Pensão Alimentícia no Imposto de Renda?

Sonegação de Impostos: como Evitar Problemas com a Receita

Conheça 5 opções de Investimentos de alto Retorno para Jovens

Foregon: Como usar a Plataforma para Planejar suas Finanças?