Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Desvendando o Mito: Pix Aumenta o Score de Crédito?

Por Thais SouzaPublicado em

Navegar pelas notícias sobre o Pix, sistema de pagamentos do Banco Central, pode ser complicado devido às inúmeras informações falsas espalhadas pela internet.

Porém, você pode ficar tranquilo, pois neste artigo vamos esclarecer de forma objetiva e precisa uma das principais dúvidas dos nossos leitores: afinal, o Pix realmente aumenta o score de crédito?

Descubra agora todos os fatos e mitos a respeito desse assunto e saiba como aumentar a sua pontuação de forma correta.

O que você procura?

Utilizar o Pix aumenta o score de crédito?

O Pix é um sistema que facilita muito as transações financeiras do dia a dia dos brasileiros, porém infelizmente não afeta diretamente na sua pontuação de crédito, conhecida como score.

Imagens de moedas de R$ 1 em um fundo preto, formando a palavra

Você deve estar se perguntando: "Então como o meu score é calculado?" Bem, ele é baseado no seu comportamento de crédito, que implica no pagamento das contas em dia, no bom histórico de consumo, entre outros aspectos.

Sabendo disso, o que realmente importa para a sua pontuação é o pagamento de contas e dívidas em dia, independentemente se essa transação é realizada pelo Pix ou em qualquer outro meio de pagamento.

Por que score de crédito é importante?

O score de é uma nota que reflete o histórico de crédito de uma pessoa, mostrando a sua capacidade de pagamento e sua responsabilidade financeira.

Ele é importante porque é utilizado por bancos e outras empresas para avaliar o risco de um cliente não cumprir com suas obrigações financeiras.

Quanto maior o score, maior é a probabilidade de o cliente pagar as suas dívidas em dia e, portanto, menor o risco para o credor. Como resultado, as pessoas com score alto tendem a ter mais facilidade para obter empréstimos, cartões de crédito e outros tipos de crédito, além de taxas de juros mais baixas.

O score de crédito também pode ser utilizado por empresas para avaliar a capacidade de pagamento dos clientes e determinar se eles podem ser contratados para trabalhos ou se podem alugar imóveis.

De maneira resumida, trata-se de uma ferramenta importante, que pode afetar a sua vida financeira de forma positiva ou negativa, dependendo da sua pontuação.

Como aumentar o score de crédito?

Mantenha o nome limpo

Limpar o seu nome mostra que você é comprometido em resolver quaisquer problemas financeiros que possa ter tido no passado e, como resultado, aumenta a sua pontuação de crédito. Ao fazer isso, os bancos e as financeiras também passam a ver você como um consumidor responsável e com boa capacidade de pagamento.

Pague as contas dentro do prazo

Para manter uma boa pontuação de crédito é importante não apenas quitar as dívidas, como também evitar a contração de novas contas. Para isso, é importante fazer um planejamento financeiro, economizar dinheiro e colocar a saúde financeira como prioridade.

Veja se o seu Cadastro Positivo está ativo

Por fim, manter o seu Cadastro Positivo ativo significa que as instituições financeiras possuem mais informações sobre você e, assim, podem fazer uma análise mais precisa e justa do seu perfil de crédito.

Mitos e verdades sobre o Pix

Agora que você já sabe que o Pix não afeta diretamente a sua pontuação de crédito, é importante considerar outros aspectos desse sistema de pagamentos para se manter informado. Abaixo você confere oito mitos e verdades sobre o Pix, que devem ser levados em consideração.

1. É possível cancelar um Pix

Mito. Por conta da rapidez das operações feitas pelo Pix, não é possível cancelar uma transferência Pix se você mandou dinheiro para a pessoa errada ou enviou um valor incorreto. Só é possível cancelar um Pix caso você consiga comprovar que sofreu algum tipo de fraude.

2. Fazer Pix aumenta o score

Mito. Como dissemos no início deste artigo, fazer Pix não ajuda a aumentar o score, já que isso não é um critério utilizado para a definição da pontuação.

3. O Pix tem taxa para Pessoas Físicas

Mito. O Pix é gratuito para Pessoas Físicas. Os bancos só podem cobrar taxas no Pix para empresas.

4. Pix é mais rápido que TED e DOC

Verdade. As transações Pix são efetuadas em até dez segundos, por isso são mais rápidas que as TEDs e DOCs.

5. Pix funciona em finais de semana e feriados

Verdade. O sistema permite a realização de pagamentos e transferências em finais de semana e feriados. O valor enviado cai na conta do destinatário em até dez segundos.

6. Os bancos devem fazer o estorno do Pix em caso de erros do cliente

Mito. O cliente é o responsável pelo Pix feito com dados ou valores incorretos. Se você fez um Pix errado, pode entrar em contato com seu banco e verificar se há a possibilidade de estorno, mas o banco não é obrigado a aceitar.

7. O Pix vai substituir as TEDs e os DOCs

Mito. O objetivo do Pix é agregar mais uma forma de transferência, oferecendo mais flexibilidade e mais opções de escolha para os consumidores.

8. Existe Pix no cartão de crédito?

Verdade. O Pix parcelado é uma opção oferecida por alguns bancos. Porém, é importante dizer que se trata de um tipo de empréstimo.

Perguntas Frequentes

Como aumentar o score com o Pix?

O Pix é uma opção que torna as transações financeiras dos brasileiros mais fáceis e práticas, mas infelizmente não tem influência direta na sua pontuação de crédito, conhecida como score.

Que tipo de conta aumenta o score?

Ao colocar o seu nome em contas de consumo, como água, luz, telefone, internet, etc. e pagá-las dentro do prazo de vencimento, o seu score de crédito pode aumentar.

Como movimentar o CPF para aumentar o score?

Os principais fatores que fazem o seu score aumentar é manter o seu nome limpo, pagar todas as suas contas em dia e manter as suas informações atualizadas nos órgãos de proteção ao crédito.

Descomplicamos?

Além de conferir conteúdos sobre finanças, no Portal da Foregon, você pode consultar o seu score de crédito gratuitamente e receber as melhores ofertas de cartão, conta digital e empréstimo, de acordo com o seu perfil. Está esperando o que? Consulte agora mesmo para aproveitar os benefícios!

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

O que é Concordata? Descubra de forma descomplicada!

Estagflação: entenda o que é e quais os seus impactos

FGTS e seguro desemprego são a mesma coisa?

FGTS e seguro desemprego são a mesma coisa?

Bitcoin: Descubra aqui quais são suas vantagens e suas limitações

Dividendos: o que é e como funciona o investimento em renda passiva?

5 dicas para viver com um salário mínimo

Cheque: entenda o que é e conheça suas variações