Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Pix aumenta score? 8 Mitos e verdades sobre o sistema de pagamentos

Por Thais SouzaPublicado em

Com tantas fake news circulando na internet, fica difícil saber o que é verdade e o que é mentira sobre o Pix, sistema de pagamentos do Banco Central. Neste artigo vamos esclarecer uma das principais dúvidas dos nossos usuários sobre o assunto: afinal, Pix aumenta o score

Além disso, neste artigo você também vai conferir alguns mitos e verdades sobre o sistema Pix e ao final um presente especial: o e-book completo e gratuito da Foregon com dicas testadas e aprovadas para você aumentar o seu score de crédito de uma vez por todas.

Pix aumenta score?

Apesar do sistema auxiliar em diversas situações do dia a dia dos brasileiros, o Pix não aumenta o score. 

O score de crédito é uma nota que os consumidores recebem de acordo com seu comportamento de crédito, ou seja, se ele paga suas contas em dia, se faz compras parceladas, se tem um bom histórico de consumo de crédito, dentre outras situações. 

Ou seja, as transferências feitas pelo Pix não são um critério para a definição da sua pontuação de score. Além disso, as transações via Pix são protegidas pela Lei do Sigilo Bancário, que garante a privacidade dos seus dados. 

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Mesmo que você pague uma conta de consumo pelo Pix, por exemplo, o pagamento desse tipo de cobrança antes da data de vencimento é o que contará positivamente para a sua pontuação de score, e não o fato da transação ter sido feita pelo Pix. 

Mitos e verdades sobre o Pix

1. É possível cancelar um Pix 

Mito. Por conta da rapidez das operações feitas pelo Pix, não é possível cancelar uma transferência Pix se você mandou dinheiro para a pessoa errada ou enviou um valor incorreto. Só é possível cancelar um Pix caso você consiga comprovar que sofreu algum tipo de fraude.

2. Fazer Pix aumenta o score 

Mito. Como dissemos no início deste artigo, fazer Pix não ajuda a aumentar o score, já que isso não é um critério utilizado para a definição da pontuação. 

3. O Pix tem taxa para Pessoas Físicas 

Mito. O Pix é gratuito para Pessoas Físicas. Os bancos só podem cobrar taxas no Pix para empresas.

4. Pix é mais rápido que TED e DOC 

Verdade. As transações Pix são efetuadas em até dez segundos, por isso são mais rápidas que as TEDs ou Docs.

5. Pix funciona em finais de semana e feriados

Verdade. O sistema permite a realização de pagamentos e transferências em finais de semana e feriados. O valor enviado cai na conta do destinatário em até dez segundos.

6. Os bancos devem fazer o estorno do Pix em caso de erros do cliente

Mito. O cliente é o responsável pelo Pix feito com dados ou valores incorretos. Se você fez um Pix errado, pode entrar em contato com seu banco e verificar se há a possibilidade de estorno, mas o banco não é obrigado a aceitar.

7. O Pix vai substituir as TEDs e os DOCs

Mito. O objetivo do Pix é agregar mais uma forma de transferência, oferecendo mais flexibilidade e mais opções de escolha para os consumidores. 

8. Existe Pix no cartão de crédito?

Verdade. O Pix parcelado é uma opção oferecida por alguns bancos. Porém, é importante dizer que se trata de um tipo de empréstimo. 

Dica Foregon para aumentar seu score de uma vez por todas!

Pensando na quantidade de mitos que circulam sobre score, a Foregon preparou um material gratuito com dicas e muitos outros assuntos que envolvem a sua pontuação de crédito.

O Guia Foregon do score de crédito é um e-book completo, que abrange desde os mitos sobre score até dicas de como aumentá-lo e manter seu CPF com a pontuação sempre alta.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Emissão do comprovante CNPJ: como fazer

Trabalhei 2 anos, quanto vou receber? Aprenda a calcular

Como consultar o resultado da perícia do INSS?

O que é cobrança extrajudicial?

IGP-M do aluguel: o que é e como funciona

Existem moedas antigas que valem dinheiro?

Como funciona a mineração de criptomoedas

Dinheiro falso: saiba como identificar