Foregon.comConteúdos
    1. Educação financeira

    Score alto: guia completo

    Por Luma HolandaPublicado em
    Compartilhe

    O score de crédito é uma pontuação formada com o intuito de definir o perfil de consumidor de cada pessoa. Essa pontuação é usada pelas instituições financeiras com o intuito de descobrir quão bom pagante aquele consumidor é. 

    Com uma pontuação que varia de 0 a 1000, o score de crédito é um sistema que classifica os consumidores em categorias que correspondem à capacidade de pagamento de contas que cada um possui. 

    A partir dos seus hábitos de pagamentos e o seu relacionamento com as instituições financeiras, você recebe um número e, quanto mais próximo de 1000, melhor para você e para a sua saúde financeira. 

    O seu score de crédito serve como uma fonte de pesquisa para as instituições decidirem conceder ou não crédito para você. Portanto, quando precisar solicitar um empréstimo, financiamento, cartão de crédito, dentre outros produtos e serviços financeiros, o seu score será consultado.

    Através da sua pontuação, as instituições irão avaliar quais as chances de você honrar ou não os seus compromissos financeiros nos próximos 12 meses e, se a sua pontuação varia entre 700 e 1000, isso significa que o seu score é alto. 

    O que significa ter um score de crédito alto?

    Um score de crédito alto significa, aos olhos das instituições financeiras, que são altas as chances de você quitar as suas dívidas nos próximos 12 meses, facilitando que você consiga concessão de crédito. 

    Uma das maiores vantagens em ter conhecimento sobre o score, é saber como você é visto pelo mercado e quais as consequências que isso pode acarretar para a sua vida e saúde financeira. 

    Sabendo sua pontuação, você pode agir de acordo com o que precisa. Se o seu score está baixo, por exemplo, você deve tomar as atitudes necessárias para aumentá-lo. Se o seu score está médio, você deve procurar, no mínimo, mantê-lo nesta categoria. Agora, se a sua pontuação está alta, você só precisa se preocupar em permanecer com o mesmo comportamento.

    Por que o seu score de crédito é alto?

    O score de crédito é o resultado do seu comportamento como consumidor ao longo dos últimos meses, portanto, são várias as ações que podem influenciar a sua pontuação. 

    Sendo assim, se a sua pontuação está alta, significa que você tem tomado boas decisões financeiras, conscientemente ou não. Portanto, vamos listar algumas razões que podem influenciar o seu score. Confira: 

    Nome limpo 

    Para ter ou manter um score de crédito alto, é essencial que o seu CPF esteja regular, ou seja, você não pode ter nenhuma dívida em seu nome. 

    O recomendável é que você deixe as suas contas mensais fixas no débito automático e procure pagar faturas e boletos até a data do vencimento. Se você costuma ter problemas com o prazo atual, experimente alterar a data de pagamento.

    Contas em seu nome

    Ter contas em seu nome é benéfico para o seu histórico, isso porque, se tudo estiver sendo pago dentro do prazo, os birôs de crédito conseguem ter uma visão mais transparente do seu perfil. 

    Dados atualizados

    Manter os seus dados cadastrais atualizados é uma das mais simples formas de colaborar com a sua pontuação. Estar com as suas informações básicas corretas, como nome, telefone e endereço, mostra transparência e, portanto, os órgãos sentirão mais confiança. 

    Solicitações de crédito

    Efetuar muitas solicitações de crédito, principalmente em um curto espaço de tempo, pode afetar a sua pontuação. Além disso, a situação se agrava quando as solicitações são reprovadas. 

    Se a sua pontuação está alta, você não precisa se preocupar tanto com este item, mas ainda vale manter o bom senso porque muitas solicitações simultâneas, mesmo com o score alto, não serão bem vistas e podem até resultar em uma baixa na sua pontuação

    Relacionamento com bancos

    Procure manter os seus produtos e serviços financeiros, como cartão de crédito e conta corrente, em um mesmo banco. Se você pagar tudo em dia, você será visto como um bom cliente. 

    Ao manter um bom relacionamento com o seu banco, ele não terá a necessidade de consultar o seu CPF aos órgãos de proteção ao crédito, o que beneficiará a pontuação do seu score. 

    Movimentação bancária

    Quanto maior o histórico de bom pagador você tiver, menos riscos de inadimplência você irá apresentar aos birôs. Sendo assim, o recomendável é que você movimente a sua conta o quanto puder pois, desta forma, as instituições terão registros sobre você e poderão te avaliar. 

    Cadastro Positivo

    Você já ouviu falar do Cadastro Positivo? Se você pretende entender mais sobre score, conhecer este cadastro é muito importante, já que ele reúne os dados de pagamentos que você já fez e ainda faz.

    Ao contrário do que costumava ser feito, os dados do Cadastro Positivo formam um histórico que considera não apenas o seu atual momento financeiro, mas toda a sua vida financeira recente.

    Em seu histórico com o Cadastro Positivo conterá informações sobre o pagamento de contas fixas, como água, luz, telefone, internet, dentre outros, além dos registros de empréstimos e financiamentos realizados.

    Com o Cadastro Positivo, os birôs não irão avaliar somente as suas dívidas não quitadas, possibilitando que você possua alguns benefícios, como ter acesso a menores taxas de juros e crédito com menos burocracia. 

    Desta forma, você poderá ter mais poder de compra, não permitindo que apenas as suas dívidas sejam levadas em conta na construção do seu score de crédito.

    Mitos e verdade sobre score de crédito

    Com a internet, inúmeras informações são disseminadas diariamente, sendo assim, é importante que a gente saiba o que é verdade ou não. Mesmo o score alto, é válido ter todas as informações possíveis sobre a pontuação, para que você não corra o risco de vê-la cair. 

    A consulta de score de crédito é gratuita?

    Verdade. Alguns sites disponibilizam a consulta gratuita ao CPF. 

    Inserir CPF na nota fiscal aumenta o meu score de crédito?  

    Mito. Muitas pessoas acreditam que inserir o CPF na nota influencia a pontuação, mas isso não é levado em conta.

    Nome limpo é sinônimo de score alto?

    Mito. Diversos fatores refletem na pontuação e, se algum dia você já esteve negativado, por exemplo, isso poderá afetar o seu score de crédito por algum tempo.

    Pagar à vista ou no débito aumenta o score?

    Mito. A forma de pagamento escolhida não é levada em consideração. O que conta é a sua responsabilidade em quitar as suas dívidas dentro do prazo.

    O meu score diminui se eu fizer muitas consultas?

    Outro mito. Você pode consultar o seu CPF quantas vezes sentir necessidade. 

    O score aumenta se o consumidor tiver renda alta?

    Mito. A renda do consumidor não é critério para a construção do score de crédito. 

    O score sobe logo após o pagamento da dívida?

    Mito. A pontuação do score de crédito é formada a partir do seu comportamento como consumidor ao longos dos últimos meses, portanto, não será alterada do dia para a noite.

    Consigo concessões de crédito com score baixo?

    Verdade. É improvável mas pode acontecer. Algumas instituições levam outros requisitos em consideração, além do score de crédito.

    O meu nome só pode ficar sujo por 5 anos? 

    Verdade. As suas dívidas desaparecem do cadastro após 5 anos, mas isso não significa que elas não influenciaram em futuras solicitações de crédito, porque você ainda terá que quitá-las. 

    Considerações finais

    Estar com o score alto é o cenário ideal para todos os consumidores, mas vale lembrar que mesmo as pessoas desta categoria devem se preocupar com a pontuação, que pode diminuir ao sinal de algum descuido. 

    Sendo assim, se a sua pontuação varia entre 700 e 1000, procure manter o seu planejamento financeiro, para não correr o risco de ver o seu score de crédito cair. 

    Caso ainda não saiba em qual categoria se encontra, consulte o seu CPF sem sair de casa e gratuitamente. Se interessou pelo conteúdo? Então você também pode gostar de ler sobre: 

    Gostou? Deixe seu curtir
    Compartilhe nas suas redes sociais

    Leia a seguir

    • Educação financeira

      Os melhores sites e aplicativos sobre educação financeira

    • Educação financeira

      Educação financeira será matéria obrigatória nas escolas

    • Educação financeira

      10 lições sobre dinheiro que você precisa saber

    • Educação financeira

      Por que é importante ter uma boa educação financeira?

    Ver mais conteúdos

    Veja o que estão comentando

    Cadastre-se e receba grátis as melhores dicas e conteúdos sobre o mundo financeiro
    Ainda não tem uma conta?