Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Por que meu Cadastro Positivo está bloqueado?

Por FinanzeroPublicado em

Ao realizar o pedido de qualquer tipo de serviço financeiro, como empréstimo, cartão de crédito, financiamento ou consórcio, por exemplo, é comum que as instituições financeiras realizem a análise de crédito. Na prática, a ação tem o intuito de identificar se o consumidor é um bom ou mau pagador e quais são os riscos de inadimplência, já que na análise são apontadas as dívidas vigentes e valores pagos após o prazo de vencimento. 

Entretanto, com o intuito de criar um histórico de pagamentos positivos, isso é, que apresente às instituições as dívidas quitadas dentro do prazo, em 2011 foi criado o Cadastro Positivo. 

O que você procura?

O que é e como funciona o Cadastro Positivo?

Desde 2019, a inclusão de pessoas físicas e jurídicas no Cadastro Positivo se tornou automática, sendo assim, qualquer consumidor que realize algum tipo de pagamento, desde os oriundos de serviços financeiros, até mesmo de contas de consumo, passam a ter o Cadastro Positivo. Isso significa que quando uma empresa concede crédito ou realiza alguma transação comercial, tem a obrigação de compartilhar os dados, para constituírem o Cadastro Positivo. 

Na prática, conforme já mencionado, esse cadastro tem o objetivo de abranger informações referentes aos pagamentos feitos pelo consumidor. Assim, cria-se o histórico de bom pagador, se o mesmo realmente quitar os débitos em dia. Essas informações são geridas pelos Gestores de Bancos de Dados (GBDs), que são empresas privadas e homologadas pelo Banco Central do Brasil, também conhecidas como birôs de crédito, como é o caso da Serasa e SPC Brasil. 

Quais dados são usados no Cadastro Positivo?

O Cadastro Positivo utiliza dados relacionados a qualquer operação do consumidor, seja as de crédito, como empréstimo e compras a prazo, ou contas convencionais, como água, luz, mensalidades escolares e plano de saúde. Entretanto, o que compõe de fato o cadastro é: 

  • valor de cada serviço/compra;
  • prazo de pagamento e valor de cada parcela, se houver;
  • data de vencimento e pagamento;
  • CPF do consumidor, que comprove que a operação está vinculada ao mesmo. 

O Cadastro Positivo prejudica o score?

O Cadastro Positivo não prejudica o score, ao contrário, contribui positivamente na pontuação, já que se trata de um histórico apenas com pagamentos feitos em dia ou com antecedência. Dessa forma, quanto mais informações positivas o consumidor possuir, melhor tende a ser o score, também. 

Por outro lado, se uma pessoa está passando por um momento sensível em relação às finanças pessoais e, por isso, não tem efetuado pagamentos dentro do prazo, o score será prejudicado, mas não devido ao Cadastro Positivo, pois este não contará com nenhum registro negativado, mas por causa da própria régua do score, que considera, principalmente, a inadimplência. 

Como consultar o Cadastro Positivo?

Cada birô de crédito possui uma regra para consulta ao Cadastro Positivo. A Serasa, por exemplo, exige que seja realizada a "prova de vida" para acesso às informações. Então, o consumidor deve verificar se os dados cadastrais estão corretos e, em seguida, anexar uma foto da frente e outra do verso de um documento de identificação com CPF e foto, como RG ou CNH. Além disso, também é preciso enviar uma selfie segurando este mesmo documento ao lado do rosto. 

De acordo com o Boa Vista, por sua vez, o titular deve ativar o cadastro no site, depois inserir CPF e cadastrar senha de acesso. Ao concluir o procedimento, é só realizar login com os dados cadastrados e clicar na opção "Consulta ao Cadastro Positivo". 

É obrigatório ter o Cadastro Positivo?

Apesar da inclusão ser automática, não é obrigatório manter o Cadastro Positivo. Sendo assim, se o consumidor considerar que permitir o acesso das instituições e demais empresas a essas informações não é viável para si, é possível solicitar o cancelamento. O processo, de modo geral, pode ser feito através das centrais de atendimento dos birôs de crédito, como mostrado no tópico a seguir. 

Como cancelar meu Cadastro Positivo?

Para solicitar a exclusão do Cadastro Positivo, o consumidor deve entrar em contato com a Central de Atendimento de um dos birôs de crédito responsáveis, como SPC Brasil ou Serasa, e solicitar formalmente a exclusão. Após receber a solicitação, os Gestores de Banco de Dados têm até 2 dias úteis para atendê-la e cancelar a inscrição. 

Concluído o procedimento de cancelamento, as instituições e empresas não terão mais acesso aos pagamentos realizados pelo consumidor. 

Por que meu Cadastro Positivo está bloqueado?

De modo geral, se o Cadastro Positivo do consumidor constar como bloqueado, significa que o mesmo efetuou a solicitação de cancelamento. Logo, as informações não estão disponíveis às instituições financeiras e demais empresas. No entanto, se for constatado que o bloqueio não foi realizado e o titular deseja que os dados fiquem visíveis para o mercado, a fim de construir o histórico de pagamento, é preciso entrar em contato com a Central de Atendimento do birô de crédito no qual foi verificado bloqueio e solicitar o desbloqueio.

Vale a pena manter o Cadastro Positivo ativo?

Se o consumidor quita as pendências em dia, sim, vale a pena manter o Cadastro Positivo. Isso porque, conforme já explicado, os dados repassados aos birôs de crédito e, posteriormente, disponibilizados às instituições e empresas podem facilitar a aprovação de pedidos de crédito. Além disso, com o Cadastro Positivo as condições de pagamento tendem a melhorar, pois se o consumidor é um bom pagador, suas oportunidades também são melhores, já que o mercado o vê de forma positiva. 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Finanzero

Nós acreditamos na simplicidade e na transparência das relações, por isso descomplicamos os bancos

Ver todos os posts

Leia também

Parcelar Fatura Diminui Score? Entenda aqui!

Pagar Boleto Aumenta seu Score? Descubra Aqui!

Por que meu Score Abaixou? Veja 3 motivos

4 benefícios de um score positivo pra sua vida financeira

Como Aumentar o Score do CPF Rápido em 2024?

Seu Instagram foi Hackeado? Saiba como se Proteger

Boa Vista Score: Veja Como Funciona e Aumente sua Pontuação

O que é Limite Adicional Nubank: Entenda Como Funciona