Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos

Protesto em cartório caduca?

Por Thais SouzaPublicado em

Uma dúvida muito comum de quem está inadimplente é se o protesto em cartório caduca após cinco anos, como acontece nos órgãos de proteção ao crédito, SPC ou Serasa, por exemplo. 

Antes de mais nada, é importante entender se você está com o nome protestado ou negativado. Pois, apesar de muita gente achar que os termos são sinônimos, os processos são bastante distintos. Pensando nisso, neste artigo você vai entender melhor o que é um protesto de título e se ele caduca após alguns anos. 

Protesto em cartório: o que é? 

O ato de registrar a dívida em cartório é conhecido como protestar. Protesto em cartório é quando uma empresa ou mesmo uma pessoa registra no cartório de protesto uma dívida não paga.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Abrir um protesto de título em cartório é uma forma da empresa formalizar a dívida que tem com o cliente. Através dele, é possível verificar os dados de quem realizou o protesto, além dos dados da cobrança, como valor e data da dívida.

Protesto em cartório caduca? 

Da mesma forma que no SPC ou Serasa, após cinco anos, se você tiver um título em protesto no cartório, essa dívida caduca e, portanto, seu nome deve ser retirado do sistema e não poderá mais ser incluído nos órgãos de proteção ao crédito.

Isso significa que o seu nome não pode mais contar no cartório de protesto e, se isso acontecer, você pode requerer o pagamento por dano moral perante a justiça.

Mas, em contrapartida, a dívida continua existindo para a empresa na qual você ficou inadimplente, e ela pode continuar entrando em contato com você para o pagamento.  

Consequências do protesto para o devedor

Com um protesto em cartório, o seu nome é enviado diretamente para os órgãos de proteção ao crédito, SPC, Boa Vista e Serasa.

Dessa forma, para limpar o nome, o primeiro passo é quitar a dívida. Portanto, após ter a certidão de protesto, a recomendação é procurar quem protestou o título e realizar o pagamento ou a renegociação de dívida.

Descomplicamos?

Esse artigo ajudou você a entender melhor sobre o que é um protesto em cartório? Deixe suas dúvidas e comentários abaixo.

Não deixe de seguir a Foregon no canal do YouTube e também nas redes sociais, Facebook e Instagram, para ficar por dentro das notícias e novidades em primeira mão. 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Algar Telecom: conheça os diferentes planos de celular

Placa Mercosul: como é o emplacamento em outros países e quais as diferenças

Hotmart Pocket: dúvidas frequentes

Como colocar a nova placa Mercosul?

Placa Mercosul: dúvidas frequentes

Saiba o que mudou no projeto das placas do Mercosul e tire suas dúvidas

Placas Mercosul: conheça seu histórico e os preços em cada estado

Banco digital ou banco tradicional: qual o melhor?