Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Qual é a Diferença Entre Estar Endividado e Inadimplente?

Escrito por Thais Souza

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o número de famílias com dívidas em cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, dentre outros, alcançou 66,6% em abril de 2020. Sem dúvida este é um número alto, mas é preciso analisar melhor esta situação e entender a diferença entre estar endividado e inadimplente.

O que você procura?

O que significa estar endividado?

Estar endividado nem sempre significa algo ruim. O endividamento diz respeito à compras parceladas com cartão de crédito, financiamento ou um empréstimo. Por exemplo: se você tem prestações do carro a pagar, você está endividado.

No endividamento, o consumidor possui a tendência de quitar suas dívidas, sem o comprometimento de sua renda mensal, que é utilizada para suprir suas necessidades básicas. Nesse caso, o contratante tem uma dívida para pagar futuramente, mas possui dinheiro para quitá-la e, portanto, não está com sua situação irregular.

Estar endividado não é um problema se:

  • A pessoa tem condições de pagar o compromisso, ou seja, as parcelas não serão um problema financeiro para ela;
  • A pessoa tem benefícios financeiros para usufruir deste endividamento.

O que significa estar inadimplente?

Já o inadimplente é quem não conseguiu, por variados motivos, pagar a dívida que tinha no prazo estipulado. Assim, sua situação fica irregular e ele fica devendo, se tornando inadimplente.

Ou seja, se você tinha um compromisso financeiro a cumprir, mas não o fez, além de pagar juros por atraso, o seu nome será incluído em um dos órgãos de proteção ao crédito.

Costuma-se considerar inadimplência as dívidas em atraso por mais de 90 dias. Porém, a partir do primeiro mês de atraso as empresas já podem negativar o seu CPF.

Qual a diferença entre estar endividado e inadimplente?

Como dito anteriormente, estar endividado não quer dizer, necessariamente, que a situação financeira esteja ruim.

Por exemplo, uma pessoa pode contratar um financiamento de um apartamento para sair do aluguel – não tem o dinheiro à vista, mas possui capital para pagar parcelado. Portanto, essa pessoa estaria nas estatísticas dos endividados, mas com uma boa saúde financeira.

O endividado é aquela pessoa que possui dívidas acumuladas e sem poder de capital, no momento, para quitá-las. Já a pessoa em situação de inadimplência é aquela que, depois do prazo limite de pagamento, ainda não tem capital para pagar, ou seja, é aquela pessoa que não cumpre suas responsabilidades financeiras.

Dica Foregon

Ficar inadimplente pode comprometer muito além do seu CPF. Isso porque, futuramente, as empresas e instituições financeiras vão entender que você não honra com suas dívidas e, assim, será muito mais difícil ter crédito aprovado no mercado até que você se regularize.

Por isso, se você tem uma dívida na qual não conseguirá quitar, busque opções de renegociação e parcelamento. Abaixo separamos algumas dicas para você se regularizar:

Seguindo um bom planejamento financeiro você poderá organizar seu orçamento por prioridades e de acordo com seus objetivos, sem se preocupar com dívidas do passado, mas sempre pensando no futuro e no seu crescimento financeiro.

Descomplicamos?

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário que a gente descomplica para você. Até a próxima!

Compartilhe

Escrito por:

Thais Souza
Inside Sales

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.