Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Como Funciona o Score Serasa CNPJ?

Escrito por Janaína Tavares

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Você sabia que o CNPJ das empresas também recebe uma pontuação de score de crédito? Quer ter uma visão de como o seu negócio está sendo avaliado pelo mercado? Neste artigo vamos esclarecer todos os detalhes sobre score Serasa CNPJ e como consultá-lo.

O que você procura?

O que é e como funciona o score Serasa CNPJ?

O score CNPJ funciona de forma parecida com o do CPF, mas, neste caso, ele é calculado de acordo com as movimentações financeiras que uma empresa faz, como ela lida com fornecedores, dentre outros hábitos.

Essa pontuação serve para medir o grau de confiabilidade dos pagamentos de uma empresa. Confira abaixo como funcionam as faixas de score de crédito CNPJ:

  • De 0 a 100: alta dificuldade de acesso a crédito;
  • De 101 a 250: acesso moderado ao crédito, porém a empresa ainda pode enfrentar dificuldades de aprovação;
  • De 251 a 550: acesso mais facilitado às melhores opções de crédito para empresas;
  • De 551 a 1.000: acesso a condições especiais de crédito.

Dependendo de qual é a nota do seu CNPJ, sua empresa passa as seguintes mensagens para o mercado:

  • Está tudo bem com a empresa?
  • A empresa paga as contas em dia?
  • A empresa paga seus fornecedores em dia?
  • A empresa é confiável?
  • Quais as chances de inadimplência se essa empresa contratar crédito?

Com essas informações, os bancos e instituições financeiras conseguem avaliar se querem ou não correr o risco de emprestar dinheiro para sua empresa, liberar um cartão de crédito ou qualquer outro produto financeiro.

O score CNPJ influencia não só na aprovação de crédito, como também no preço que as instituições financeiras vão cobrar para isso em forma de juros e prazo de pagamento, por exemplo.

Ou seja, quanto maior o risco da sua empresa ficar inadimplente, maiores serão os juros cobrados. E quanto menos arriscado for emprestar dinheiro para você, já que o score CNPJ mostrou que você paga todas as contas da sua empresa em dia, mais vantajosas serão as taxas e condições de pagamento de crédito.

Score Grátis é na Foregon!

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar CPF grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

Vantagens de saber o score do meu CNPJ

  • Direciona ações que melhorem a saúde do seu negócio;
  • Você acompanha a saúde financeira do seu negócio;
  • Permite a visualização de dívidas registradas no CNPJ;
  • Traz recomendações para suas negociações, diminuindo riscos;
  • É uma importante variável para aprovação de crédito.

Como consultar o Serasa Score PJ?

Para consultar gratuitamente o Serasa Score PJ do seu negócio, você precisa seguir as nossas instruções:

  1. Acesse essa página da Serasa;
  2. Digite o seu CNPJ no campo indicado;
  3. Clique em "Consultar agora".

Pronto! Você terá acesso à pontuação de score de crédito da sua empresa, assim como demais detalhes.

Como aumentar o score do CNPJ?

Existem três passos principais que sua empresa deve seguir para aumentar o score CNPJ. Veja quais são eles:

  • Mantenha as suas contas em dia: pague as contas da sua empresa sempre em dia, como água, energia, financiamentos, empréstimos e outras cobranças que podem acarretar na negativação do CNPJ;
  • Renegocie as dívidas da sua empresa: caso sua empresa tenha dívidas negativadas, dificilmente o score CNPJ vai aumentar. Por isso, faça um acordo e pague todas as dívidas da sua empresa;
  • Preze por um bom relacionamento no mercado: pagar os fornecedores em dia também é essencial para manter um bom relacionamento com o mercado e garantir os melhores preços.

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com o nosso conteúdo. Em casos de dúvidas ou sugestões, envie seu comentário aqui para que possamos responder. Até a próxima!

Compartilhe

Escrito por:

Janaína Tavares
Redatora

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.