Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Serasa: Ferramenta que Checa qual Empresa Consultou seu CPF

Por Nara LimaPublicado em

Ao solicitar qualquer tipo de crédito, é muito comum que as instituições consultem o CPF do solicitante para entenderem qual a situação financeira do titular do documento. No entanto, além do crédito, algumas empresas também realizam essa consulta previamente a aquisição de produtos que serão vendidos de forma parcelada ou com pagamento em cheque.

Alguma vez você já se interessou em saber quais empresas consultaram o seu CPF? Se você tem essa curiosidade, então está no lugar certo. Hoje, vamos te apresentar uma ferramenta gratuita que a Serasa disponibiliza para realizar essa checagem. Aproveite a leitura!

O que você procura?

Quem consultou seu CPF?

Como citado anteriormente, a Serasa Experian conta com uma função em sua plataforma para os interessados em saber quais empresas consultaram o CPF. O processo é feito por meio da solicitação do titular do documento consultado e o relatório é disponibilizado em até 24 horas.

Assim que estiver pronto, é possível visualizar o nome da empresa que realizou a busca, parte do CNPJ dela e quando a consulta foi feita. Vale lembrar que o relatório fica disponibilizado por até seis meses para consulta.

Como fazer a consulta?

Para saber quais empresas consultaram seu CPF é fácil, basta seguir o passo a passo:

Mulher sorrindo
Ei, seu score tem algo a dizer!
Desbloqueie seu score e veja as melhores ofertas de crédito para seu perfil de gastos. Rápido, fácil e grátis!
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

  1. Acesse o site da Serasa e crie uma conta ou faça o login;
  2. Na aba "Meu CPF", acesse a opção "Consultas ao seu CPF" ou "Consultas aos seus CNPJs";
  3. Clique em "Solicitar meu relatório";
  4. Após a solicitação ser confirmada, confira o relatório no próprio site após 24 horas.

Simples, concorda?

Atente-se aos detalhes

De acordo com a Serasa, essa ferramenta é uma forma do consumidor se atentar a possíveis golpes, já que se o mesmo desconhecer alguma ação que justifique a consulta ao seu CPF/CNPJ, pode ser que ele esteja em uma situação de risco.

Caso isso aconteça, a dica é entrar em contato com a empresa que verificou o documento e solicitar o motivo que levou a consulta sem o consentimento.

Fraudes financeiras

Segundo um levantamento realizado em novembro de 2020, a Serasa apresentou os seguintes dados: 39,3 milhões de brasileiros afirmaram já ter sido vítimas de fraude financeira e 36% dessas pessoas afirmaram não ter tomado nenhuma ação formal.

Gostou do conteúdo?

Esperamos que esse artigo ajude você a entender um pouco mais sobre o mundo das finanças e evitar que você caia em golpes. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário aqui embaixo.

Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Vantagens e Desvantagens de Investir em Franquias em 2023

Gestão empresarial: como o controle de ponto digital pode te ajudar

Quem tem carteira assinada e é MEI pode receber seguro-desemprego?

Como ganhar dinheiro com Tiktok: missões, amigos e muito mais!

Como Economizar na Saúde: Dicas para Cuidar do Corpo e do Bolso

9 Melhores Dicas de como Aumentar o Score de Crédito

Finanças para Crianças e Adolescentes: veja dicas e vantagens

O Que É Convênio Médico? Veja os Benefícios e Funcionamento