Score 2.0: Serasa muda cálculo da pontuação, confira como fica
A Serasa mudou a forma com que calcula o score de crédito dos consumidores. Agora, com o score 2.0, os bons hábitos financeiros dos indivíduos serão ainda mais relevantes para a construção da pontuação.
O Score 2.0 priorizará informações do cadastro positivo, ou seja, os bons hábitos de pagamentos serão mais priorizados do que o histórico de dívidas de cada indivíduo. A faixa de pontuação continua sendo de zero a mil.
O que você procura?
Como funciona o score de crédito?
Antes de entender como ficou o score 2.0, vamos ver o que é essa pontuação? O score de crédito é como se fosse uma nota que vai de 0 a 1.000 que indica para o mercado quais são as chances de se pagar as contas em dia.
Quanto mais próxima de 1.000 chegar a sua pontuação, maior é a chance de você obter crédito no mercado. O mesmo acontece ao contrário, quanto mais próximo você se encontrar de 0, mais difícil será conseguir crédito.

Essa pontuação é definida pelos birôs de crédito do país e cada birô possui seus critérios para o cálculo do score. Por isso, se você consultar seu score na Serasa e no Boa Vista, por exemplo, verá que terá diferenças na pontuação.

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
Até então, a Serasa tinha outros métodos de cálculo e a sua pontuação era o score 1.0. São seis critérios de análise, sendo que cada um deles tem um peso diferente na composição do score:
- Comportamento de consultas/consultas para serviço e crédito;
- Crédito contratado;
- Histórico de dívidas;
- Pagamento de crédito;
- Pagamento de dívidas e tempo de uso do crédito.
Continue a leitura e confira o que mudou com a chegada do score 2.0.
Serasa score 2.0: o que muda?
A principal diferença entre o Score 1.0 e 2.0 está no peso de cada componente usado para medir o intervalo de pontos. Agora, as contas pagas em dia e o comportamento de pagamentos registrado no Cadastro Positivo passa a ter um peso ainda maior na definição do Serasa score.
Serasa 1.0
- Histórico de dívidas: peso 30,2%;
- Pagamento de dívidas: peso 26,4%;
- Consulta para serviço e crédito/comportamento de consultas: peso 17,4%;
- Pagamento de crédito: peso 13,9%;
- Tempo de uso de crédito: peso 8,4%;
- Crédito contratado: peso 3,6%.
Serasa 2.0
- Pagamento de crédito: peso 43,6%;
- Consulta para serviço e crédito/comportamento de consultas: peso 19,3%;
- Histórico de dívidas: peso 13,7%;
- Tempo de uso do crédito: peso 10,1%;
- Crédito contratado: peso 7,9%;
- Pagamento de dívidas: peso 5,5%.
Como podemos ver, no score 2.0, pagar suas parcelas de empréstimo, financiamento, crediários ou fatura do cartão de crédito em dia é o fator mais importante para melhorar a pontuação de score.
Outra grande mudança é a possibilidade de monitorar o histórico de dívidas da Serasa e dados do SPC Brasil em um só lugar.
O Score 2.0 tem como principal objetivo tornar a fotografia da vida financeira da população mais realista. Essa mudança pode auxiliar um grande número de brasileiros a conseguirem crédito de forma mais simples.
Você pode conferir seus dados por meio do aplicativo Serasa, disponível gratuitamente para Android e iOS, espaço onde também serão disponibilizadas explicações sobre as mudanças que ocorreram no seu score.
Como aumentar o score Serasa 2.0?
Se você precisa aumentar a sua pontuação de score e não sabe por onde começar, não se preocupe! Confira as dicas que separamos para você.
A principal dica é atenta-se ao pagamento em dia das suas faturas de cartão de crédito ou parcelas de empréstimos e financiamentos. Uma alternativa é cadastrar essas dívidas no débito automático da sua conta. Assim, você evita de esquecer o pagamento e ainda faz movimentações bancárias, o que também é benéfico para o score.
Esperamos que esse conteúdo seja útil para você e sua vida financeira. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário aqui embaixo.
Até mais!
Deixe seu comentário