Saiba tudo sobre cartão de crédito
Sobre o cartão de crédito, apesar de ser uma excelente mão na roda, é um assunto que precisamos levar bastante a sério. Por isso, conhecer todas as particularidades é um passo importante para usá-lo com a responsabilidade que ele exige.
O que você procura?
Sobre o cartão de crédito: como ele funciona?
O cartão de crédito nada mais é que uma forma de pagamento eletrônico. Para exemplificar melhor, é como se fosse um empréstimo que libera um valor todos os meses. O limite é pré-determinado pelo banco e é possível usá-lo mesmo sem ter um fundo na conta corrente.
Para fazer uso dele, basta passar o cartão de crédito na maquininha. Fazendo isso, o valor será descontado do limite do mesmo.
No final do mês o emissor irá juntar todos os gastos do cartão e enviará uma fatura para o pagamento. Caso ela seja paga com o valor total, nenhuma taxa de juros será cobrada, no entanto, quando é pago somente uma parcela do valor total, os juros serão aplicados. Vale lembrar que trata-se de uma taxa bem elevada.

Para resumir melhor, o crédito se trata de um dinheiro emprestado pela instituição financeira que espera receber o valor dentro do prazo estipulado.

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
Quem está envolvido em uma transação de crédito?
As transações realizadas com cartão de crédito envolvem algumas empresas. Cada uma tem uma função própria para a transação acontecer.
Adquirente
Empresas que recebem o pagamento de uma compra. É comum que os adquirentes sejam bancos em que o vendedor possui uma conta aberta.
Credenciadora
Já a credenciadora é a empresa que tem a tarefa de alugar os terminais, no caso, as maquininhas de cartão. Elas também têm o trabalho de credenciar os lojistas e ficam responsáveis em fazer a ligação com a bandeira.
Bandeira
As bandeiras são as empresas que estipulam as regras para cada cartão. Elas também determinam a rede de aceitação: nacional ou internacional. Outra função da bandeira é a de conectar o banco, comprador e vendedor. Lembrando que as bandeiras também fazem o papel de processar a transação.
Emissor
Por fim, os emissores são as empresas que ofertam os cartões de crédito e definem o limite dos mesmos.
Transação
Ao oferecer o cartão de crédito para realizar uma compra, o lojista deve inserir o cartão na maquininha. Depois disso ele irá inserir o valor. Caso você queira parcelar a compra, será necessário informá-lo quantas parcelas você quer pagar.
Todas as informações como o tipo de transação, número do cartão, valor são conduzidas por meio da rede credenciada.
O adquirente fica responsável por comunicar o emissor mediante a rede da credenciadora. Após isso, também é trabalho do adquirente comunicar o emissor por meio da bandeira se a compra pode ser aprovada ou não.
Em relação à transferência do valor da compra para o adquirente, o emissor fica responsável por fazer esse trabalho através da rede da bandeira. Depois que a fatura for paga no fim do mês, o vendedor irá receber o dinheiro na conta.
Lojistas e taxas
Os lojistas são responsáveis por pagar uma boa parte dos custos relacionados ao cartão de crédito. A cada compra feita pelo cartão, o comerciante é obrigado a pagar uma tarifa de desconto. Por conta disso, o vendedor não recebe o valor total do produto em compras feitas pelo cartão de crédito.
Além das taxas, vale a pena lembrar que o comerciante conta com outras despesas, como o aluguel da maquininha.
Análise e aprovação
A análise e aprovação do cartão de crédito são etapas importantes durante o seu pedido. Conhecer como os passos funcionam é uma ótima maneira para aumentar ainda mais as chances de aprovar o seu crédito. Você pode saber todos os detalhes clicando aqui.
Deixe seu comentário