Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Vale a pena financiar carro? Conheça esta linha de crédito

Por Jennifer FigueiredoPublicado em

Quando se deseja adquirir um veículo, mas o saldo bancário não é suficiente para a compra, uma boa solução é recorrer à uma linha de crédito. Existem várias opções no mercado oferecidas pelas instituições, dentre elas o financiamento. Mas, será que financiar carro vale a pena para o seu plano de compra? Tire suas dúvidas neste artigo.

O que é um financiamento de veículo? 

O financiamento veicular funciona como um facilitador para a compra de carros, motos, caminhões e outros modelos automotivos. Com essa modalidade de crédito, você poderá pagar todo ou uma parte do automóvel que deseja adquirir.

Diante da contratação, você assume a responsabilidade de quitar as parcelas do financiamento, que podem ser personalizadas de acordo com suas necessidades. É possível determinar em quantas vezes deseja pagar e o valor da mensalidade, além de conhecer os juros aplicados pela instituição.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Podem ser financiados carros novos ou usados com algumas condições estabelecidas por cada credora. Vale lembrar também que financiar um carro não é um processo tão simples, o interessado passa por análises de crédito rígidas, sendo necessário justificar o uso do valor contratado, além disso, o veículo é dado como garantia, caso não pague as faturas. 

Vale a pena financiar carro? 

Quando comparamos as taxas de juros entre empréstimo e financiamento, a segunda opção é mais vantajosa. Já no caso do consórcio auto, não há nenhuma cobrança de juros, mas só é possível comprar o bem após a contemplação da carta de crédito e isso pode levar alguns meses. Enquanto financiar, permite a aquisição imediata do carro.

Como saber qual é o financiamento ideal? 

A melhor forma de financiar carro é escolher uma instituição que oferece o melhor plano e condições vantajosas para o seu orçamento. Então, é importante verificar todos os custos que envolvem a operação: IOF, IPVA, licenciamento, contrato de aquisição, juros, valor de entrada, entre outras variações. 

A taxa de juros de um financiamento varia muito das condições do veículo, ano de fabricação e do prazo de parcelamento. Fique atento ao Custo Efetivo Total, ou seja, o valor final do empréstimo a ser pago. Compare em mais de uma empresa e por fim, faça a contratação da que julgar a mais vantajosa para você.

Escolha o melhor para você 

Vale a pena financiar carro? Como pode ver, tudo dependerá das suas condições financeiras e da urgência em adquirir o carro. Para quem gosta de planejar a longo prazo e sem gastar a mais com juros, uma boa aposta é o consórcio de carro, que você conhecer por meio dos conteúdos que selecionamos para sua leitura: 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Jennifer Figueiredo

Graduanda em Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista e Redatora na Foregon, gosta de falar sobre os produtos financeiros que oferecem as melhores vantagens. Nas horas vagas, procura a companhia de amigos para descontrair.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Onde usar a carteira digital Apple Pay?

Digio estreia no Apple Pay: veja como ativar

Aplicativos colaborativos: conheça 4 Apps que podem facilitar a sua vida

Oportunidade: 24 empresas abrem vagas de emprego, estágio e trainee

Oportunidade: estão abertas cerca de 3 mil vagas de emprego e estágio

Nubank finalmente chega ao Apple Pay: veja como cadastrar e utilizar

Tem mais de um cartão de crédito? Saiba como controlar as suas finanças

Como ser um motorista de aplicativo 5 estrelas?