Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Vencimento da fatura do cartão de crédito, o que você precisa saber

Por Leonardo JacominiPublicado em

Descubra como aumentar suas chances de aprovação e outras dicas

Cadastre-se grátis para receber, dicas de produtos financeiros, recomendações, ofertas e muito mais:
Ao continuar você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Enviado!

Seus dados foram enviados com sucesso!

Possuir um cartão de crédito corresponde a ter controle e organização. Ficar atento ao vencimento da fatura do cartão de crédito é essencial, pois é quase como o coração da sua vida financeira, veja o porquê.

Fechamento da fatura

Qual é o melhor dia para usar o cartão? Essa é a pergunta feita quando se pensa em uma nova compra com intenção de paga-la somente no mês subsequente. Isso porque seu cartão tem uma data de fechamento, geralmente com o benefício de obter 40 dias para o pagamento.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Se sua fatura vence no dia 15, por exemplo, certamente seu melhor dia para compras será aproximadamente no 5º dia do mês. Mas aconselhamos a consultar sua fatura, somente ela trará a informação correta.

Como escolher a melhor data de vencimento da fatura do cartão de crédito

Decisão muito importante. Preste atenção na data, pois não adianta escolher um dia para o vencimento em que você não tenha recebido ainda. No caso de escolher uma data antes de ter dinheiro, pode acarretar em atraso no pagamento, gerando juros e muita dor de cabeça.

Nossa dica é escolher uma data alguns dias após a do seu recebimento, porventura de algum atraso inesperado. Se você recebe no 10º dia útil, escolha o dia 20 como fechamento, por exemplo. E como explicado anteriormente, neste caso, seu melhor dia para as compras será aproximadamente no dia 10.

Posso pagar a fatura ou parcelamento antes do prazo?

Sim! Especialmente se está com um dinheiro a mais e pretende liberar o seu limite mais rápido. Você pode efetuar um pagamento avulso, de qualquer valor, gerando crédito na próxima fatura.

Ou mesmo antecipar as parcelas em seu cartão. Basta entrar em contato com o seu banco ou pelos aplicativos e requerer a antecipação dos valores. Lembre-se, se você fez uma compra parcelada com juros, o valor será mantido, não há desconto.

O que acontece se você não pagar a fatura do cartão de crédito?

Quando você deixa de pagar a fatura do cartão de crédito, algumas consequências ruins podem surgir, dependendo da instituição financeira e da quantidade de dias de atraso. Veja quais são elas:

  • Multas, juros e encargos (taxas consideradas as mais altas do mercado);
  • Limite de crédito bloqueado;
  • Cartão de crédito bloqueado;
  • Nome negativado nos órgãos de proteção ao crédito;
  • Queda do score de crédito.

Uma saída que acaba sendo comum para quem está com o orçamento curto e com a fatura do cartão vencida é o parcelamento ou pagamento mínimo da dívida. O ponto negativo é que essa ação representa um tipo de financiamento da instituição financeira, que também provoca a cobrança de altas taxas de juros.

Pagamento mínimo ou parcial?

Antes de tomar qualquer decisão, é importante saber exatamente quanto você deve para a instituição financeira. Mesmo que isso esteja especificado na fatura, considere importante entrar em contato com o banco para saber o Custo Efetivo Total (CET) da dívida. Afinal, sempre há algumas cobranças que passam despercebidas.

Pagamento mínimo

Ao pagar somente o valor mínimo da fatura, o restante é financiado e, por isso, há cobranças de encargos por meio do crédito rotativo. Apesar disso, nesse caso, você não fica inadimplente.

No próximo mês, você deve arcar com o valor restante da dívida, com as despesas do outro mês e, também, com os juros do rotativo.

Pagamento parcial

Neste caso, você também poderá pagar um valor da fatura, entre o mínimo e o total, porém, também deverá arcar com os encargos cobrados.

O valor pago será considerado uma entrada e o saldo restante será financiado pelo prazo de parcelamento disponível na sua fatura.

Parcelamento da fatura

Normalmente, as faturas do cartão de crédito têm alguns planos de parcelamento disponíveis, já que consideram os encargos do financiamento. Para contratar essa opção, é necessário pagar o valor exato do plano disponível.

Apesar disso, saiba que essa modalidade também costuma ter a cobrança de juros muito altos, assim como o pagamento mínimo ou parcial da fatura.

Quando o seu nome pode ficar sujo?

Como dissemos anteriormente, tudo vai depender do tipo de contrato e do banco. Algumas instituições financeiras, por exemplo, podem bloquear o cartão e o limite em poucos dias, caso não haja o pagamento de nenhum valor.

Além disso, os bancos podem entrar com uma ação contra o cliente. No entanto, saiba que, antes disso, eles procuram fazer uma negociação da dívida.

Em casos extremos, pode haver a penhora dos bens pela justiça, além do bloqueio de investimentos financeiros e do saldo da conta corrente.

Por fim, caso a fatura não seja paga em hipótese alguma, o cliente poderá ficar com o nome sujo por até cinco anos. Após esse período, a dívida decairá.

Apesar disso, ela não deixará de existir no sistema dos órgãos de proteção ao crédito, o que impedirá o cliente de contratar empréstimos e financiamentos e de comprar a prazo.

Somente após o pagamento da primeira parcela da negociação ou do valor total da dívida, o nome voltará a ficar limpo.

Como negociar a dívida?

Optar pela negociação da dívida é a forma mais adequada de lidar com essa situação.

Para isso, você pode entrar em contato com o banco pelo telefone ou, até mesmo, fazer tudo de forma online, pelo site do cartão.

Só não se esqueça: antes de fechar o negócio, tenha certeza de que vai pagar todas as parcelas. Caso contrário, o ideal é conversar diretamente com o gerente da sua conta, para tentar flexibilizar ainda mais os valores ou diminuir as taxas de juros.

Outra opção interessante é comparar e fazer simulações de crédito em outros lugares até encontrar opções de juros e pagamentos que caibam em seu bolso.

Por fim, saiba que a nova parcela não pode comprometer mais do que 30% da sua renda mensal, combinado?

Perguntas frequentes (FAQ)

Minha fatura está próxima do vencimento e o boleto ainda não chegou. O que fazer?

Se você não recebeu a sua fatura em casa ou pelos correios, o ideal é emitir uma segunda via o quanto antes.

A fatura do cartão de crédito fecha quantos dias antes do vencimento?

O banco avisa o cliente todos os meses quando a sua fatura fecha. Mas, se você não recebeu esse aviso, saiba que a fatura do seu cartão fecha, aproximadamente sete a dez dias antes da data de vencimento.

O que significa melhor data para compras com cartão de crédito?

A melhor data para compras com o seu cartão de crédito é quando a fatura fecha. Assim, você terá mais tempo para pagar as compras efetuadas nesse dia.

Dica Foregon

Nossa dica para você que tem mais de um cartão, é escolher duas datas distintas para o pagamento. Assim você terá duas melhores datas para compras, administrando melhor seu dinheiro. E fique atento sempre ao limite, gastar mais do que possui é um risco a vida financeira.

Deixe sua dúvida ou sugestão nos comentários. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Leonardo Jacomini

Jornalista e Produtor de Conteúdo Multimídia. Gosta de escrever sobre dicas úteis para o dia a dia, ainda mais quando o tema é economizar. Adora livros e assistir filmes e séries em seu tempo livre.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Nubank vai aumentar limite do cartão de crédito de 35 milhões de clientes

Cartões de crédito são aperfeiçoados para combater fraudes online

Brasil teve alta de 32,7% nas tentativas de fraude com cartão de crédito

Dia dos Pais: conheça 10 cartões de crédito que oferecem descontos em lojas

Comparativo: Nubank Ultravioleta ou Inter Black?

C6 Bank lança novas opções de cores para cartão de crédito: conheça

Como pagar e parcelar boletos com o cartão Nubank? Vale a pena?

Nubank Ultravioleta não vem com números impressos. Veja onde encontrá-los