Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

O que é Token de Banco? Entenda Como Funciona

Por Sabrina VansellaPublicado em

O token de banco é responsável por garantir conforto e segurança quando você acessa sua conta bancária presencialmente, via Internet Banking ou através do aplicativo da instituição financeira.

Notebook com teclado preto ao lado de um vaso de planta e de um token bancário.

Provavelmente, com a evolução tecnológica, você já tenha se deparado com um token e nem questionou a praticidade da ferramenta. Para você entender o que é e qual a sua importância, continue a leitura desse artigo.

O que você procura?

Como funciona o token de banco?

token de banco é um sistema gerador de senhas utilizado para garantir a sua segurança e evitar possíveis fraudes. A principal diferença entre ele e as senhas regulares, é que o token não pode ser mais utilizado após um determinado período.

Por exemplo: você já deve ter efetuado uma transação na sua conta bancária pelo Internet Banking ou App e o banco solicitou o preenchimento de uma senha enviada ao seu número de celular para validar o processo.

Antigamente esse processo acontecia presencialmente e era disponibilizado através de um dispositivo físico. Mas na atualidade, os tokens digitais são mais comuns de serem encontrados. Veja as características deles:

Token físico

token físico é um dispositivo que gera uma senha de seis dígitos após ser pressionado por um curto período de tempo. Essa senha gerada forma um conjunto de números e permite que o cliente tenha acesso ao site ou aplicativo da instituição financeira.

Token digital

token digital dá acesso ao Internet Banking ou App através de uma senha. Mas, geralmente, essa confirmação de identidade é feita pelo próprio cliente através do código enviado por mensagem de texto ou por imagem na tela.

Como ativar o token físico e digital?

token de banco físico pode ser utilizado na instituição financeira presencialmente ou enviado por correio à sua casa. Se esse for o seu caso, saiba que é preciso seguir alguns passos para fazer a ativação:

  1. Pressione o token e gere o código de segurança;
  2. Agora, insira o nome de usuário e senha;
  3. Solicite a ativação e digite o código presente na parte traseira do token físico;
  4. Por fim, confirme a ativação.

Já o token digital é implementado pelo próprio banco, tanto no Internet Banking como no aplicativo da instituição. Geralmente o código é enviado por SMS ao número cadastrado e você deverá utilizá-lo quando for solicitado.

Qual a diferença entre token e código de verificação?

Muitas pessoas acabam confundindo o código de verificação do cartão de crédito (CVV) com o token. No entanto, é importante entender a diferença entre os dois para efetuar uma transação ou fazer uma movimentação.

O código de verificação do cartão são aqueles três dígitos que ficam no verso dos cartões. Normalmente esse recurso é utilizado pelas operadoras de cartão de crédito para garantir confidencialidade.

Já o token é um código numérico que chega ao seu celular via SMS automaticamente para fazer uma validação ou ativação de conta ou produto, por exemplo.

Descomplicamos?

Nosso objetivo é descomplicar os bancos e ajudar você a encontrar o produto financeiro ideal. Consulte o seu CPF gratuitamente no Portal da Foregon e tenha acesso às melhores opções de cartão, conta e empréstimo, de acordo com o seu perfil.

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Guia Completo dos Bancos: Tudo o que você Precisa Saber

CDI, SELIC ou IPCA: Conheça os Indexadores dos Investimentos

Bolsa Americana: saiba como Investir no Exterior

Evite Multas: Saiba Declarar Imposto de Renda MEI

É Preciso Incluir Pensão Alimentícia no Imposto de Renda?

Sonegação de Impostos: como Evitar Problemas com a Receita

Conheça 5 opções de Investimentos de alto Retorno para Jovens

Foregon: Como usar a Plataforma para Planejar suas Finanças?