Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Declaração de Isenção de Imposto de Renda: Como Fazer?

Por Thais SouzaPublicado em

Todos os anos, a Receita Federal estabelece os critérios de obrigatoriedade de apresentação da Declaração de Ajuste Anual de Imposto de Renda. Quem não se enquadra nos critérios não precisa declarar o imposto, mas existe um outro tipo de declaração: a de isenção do Imposto de Renda. Entenda o que é isso, saiba em quais casos é necessário e como emitir.

O que você procura?

Declaração de isenção de Imposto de Renda: o que é?

Se você não precisa declarar o Imposto de Renda por não se encaixar nos requisitos definidos pela Receita Federal para a obrigatoriedade, saiba que existe um documento chamado Declaração de isenção de Imposto de Renda.

No entanto, você não é obrigado a entregar este documento para a Receita Federal. A declaração de isenção serve para facilitar a vida dos brasileiros em situações que ele precisa comprovar que não declara o Imposto de Renda porque é isento.

Para confirmar se você está ou não obrigado a fazer a declaração de IR em 2022, basta confirmar a lista da Receita ou ver os casos de isenção.

O contribuinte, segundo os especialistas, não precisa se preocupar com a declaração de isenção. Aliás, o documento nem precisa ser entregue à Receita.

Como emitir a declaração de isenção do Imposto de Renda?

  1. Entre no site da Receita Federal;
  2. Clique no link do documento " Declaração de isento de imposto de renda.pdf";
  3. O documento será aberto em outra aba, então, preencha os campos com as informações solicitadas, deixando apenas o campo da assinatura em branco;
  4. Em seguida, clique no ícone de "Download" no canto superior direito da tela e selecione "Fazer download com suas modificações".

Pronto! O documento será baixado no seu dispositivo e você deverá fazer a impressão para assinar o papel.

Diferença entre declaração de IR e pagamento do IR

É importante que você entenda a diferença entre a declaração e o pagamento do Imposto de Renda.

Na declaração do IR, você deverá informar todos os bens adquiridos, os rendimentos e as despesas dedutíveis referentes ao ano anterior. Após a declaração, a Receita Federal fará uma análise de todos os dados e vai definir o valor a ser pago no imposto.

Por esse motivo, existem dois tipos de isenção: a isenção da declaração e a isenção do pagamento do IRPF.

Quem é isento do pagamento precisa declarar Imposto de Renda?

Se você é isento do pagamento do IR, mas se encaixa em um dos requisitos para declarar, você terá que entregar a sua declaração do Imposto de Renda para a Receita Federal.  Então, a RF irá calcular quais são os valores isentos para você e retirar a cobrança do imposto.

Por exemplo: os idosos que são aposentados ou pensionistas não precisam pagar imposto sobre o valor da pensão ou aposentadoria, com um limite máximo de R$ 24.751,74 no ano.

Portanto, de todos os rendimentos obtidos que não forem de aposentadoria e pensão ou se o valor do benefício ultrapassar R$ 24.751,74 no ano, o excedente deve ser declarado.

Perguntas frequentes (FAQ)

Como obter uma declaração de isenção de Imposto de Renda?

Você pode emitir o documento no site da Receita Federal. Após abrir o documento, preencha os campos com seus dados e faça o download para impressão e assinatura.

Como fazer declaração de isenção de Imposto de Renda 2022?

Primeiro, emita o documento no site da Receita Federal, preencha com seus dados e faça o Download. Depois, faça a impressão e assine o documento para comprovar a sua isenção na declaração do IR.

O que é declaração de isenção de Imposto de Renda?

A declaração de isenção do Imposto de Renda é um documento que comprova que você é isento, ou seja, que não precisa declarar o IR. No entanto, você não é obrigado a entregar a declaração de isenção para a Receita Federal.

Quem é isento do pagamento precisa declarar Imposto de Renda?

Se você é isento do pagamento do IR, mas se encaixa em um dos requisitos para declarar, você terá que entregar a sua declaração do Imposto de Renda para a Receita Federal.

Descomplicamos?

O objetivo da Foregon é descomplicar assuntos da sua vida financeira. Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você. Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Guia Completo dos Bancos: Tudo o que você Precisa Saber

CDI, SELIC ou IPCA: Conheça os Indexadores dos Investimentos

Bolsa Americana: saiba como Investir no Exterior

Evite Multas: Saiba Declarar Imposto de Renda MEI

É Preciso Incluir Pensão Alimentícia no Imposto de Renda?

Sonegação de Impostos: como Evitar Problemas com a Receita

Conheça 5 opções de Investimentos de alto Retorno para Jovens

Foregon: Como usar a Plataforma para Planejar suas Finanças?