Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Como Pagar Boleto pelo Celular e Outros Meios

Escrito por Jennifer Figueiredo

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Descubra como aumentar suas chances de aprovação e outras dicas
Cadastre-se grátis para receber, dicas de produtos financeiros, recomendações, ofertas e muito mais:
Ao continuar você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Enviado!

Seus dados foram enviados com sucesso!

Você sabe como pagar boleto sem precisar sair de casa? Neste conteúdo você vai aprender como realizar esse procedimento no site e aplicativo do banco, bem como em unidades lotéricas e caixas eletrônicos, caso prefira o modo convencional. Continue a leitura e esclareça as suas dúvidas!

O que você procura?

Como pagar um boleto ou fatura?

Pelo Internet Banking  

Conhece o sistema Internet Banking? Através do site do seu banco, você acessa a sua conta em qualquer computador ou celular. Saiba como pagar um boleto físico no Internet Banking:

  1. No menu da conta, selecione a opção de "Pagamentos";
  2. Em seguida, escolha o tipo de pagamento à ser realizado;
  3. Pegue o seu boleto e forneça as informações solicitadas para o pagamento, como o número do código de barras, data da transação e valor a ser pago;
  4. Confirme o pagamento e pronto! Você já pagou a sua conta, e melhor, de forma rápida e prática.

Por aplicativo

Sabia que o seu banco pode ter um aplicativo exclusivo para manter o controle do cartão de crédito? Você baixa pela sua loja de aplicativos do celular e aproveita todos os benefícios de ter um banco 24h na palma da sua mão. Confira como pagar um boleto usando esse recurso:

  1. Com o boleto físico em mãos, acesse o aplicativo do banco no seu celular, com login e senha;
  2. No menu, selecione a opção "Pagamentos";
  3. Escolha a opção para a "Leitura de código de barras";
  4. Posicione o celular para fazer a leitura do código de barras;
  5. Confirme os dados do pagamento como a data, destinatário e valor;
  6. Salve o comprovante no seu celular.

Pagar boleto digital

Já pensou em pagar um boleto sem nenhum papel em mãos? Isso é possível graças ao boleto digital, ou seja, ele é disponibilizado online. Muitas empresas estão aderindo a esse recurso para poupar os clientes da papelada e claro, oferecer mais praticidade. Veja como é fácil pagar um boleto digital:

  1. Acesse o site do produto ou serviço no qual você quer realizar o pagamento e busque pela opção para fazer download do boleto, ou segunda via;
  2. Após o download do boleto no seu celular, clique para abrir e selecione o aplicativo do seu banco;
  3. Aguarde a leitura do boleto digital e acesse o aplicativo;
  4. Confirme os dados do pagamento como a data, destinatário e valor;
  5. Salve o comprovante no seu celular.

Dica extra

Em alguns aparelhos é possível fazer a leitura de um código de barras diretamente na tela do computador. Basta abrir o boleto em seu computador, ampliar o tamanho para que o código fique nítido e fazer a leitura do código através do aplicativo do banco.

Mas, para aqueles que gostam de fazer as coisas à moda antiga, separamos as formas mais tradicionais para realizar o pagamento de um boleto. Confira logo abaixo:

Pagar em casa Lotérica

As filas do banco estão enormes e demoradas? Que tal ir até uma casa lotérica e pagar a sua conta? Basta apresentar o documento no guichê e realizar o pagamento.

É possível quitar a conta em dinheiro, cartão de débito (havendo saldo na conta) ou cartão de crédito (havendo limite disponível). Você pode até aproveitar a oportunidade para fazer um jogo da quina.

Pagar fatura no caixa eletrônico

Para quem tem conta em banco, basta ir até o caixa eletrônico mais próximo de você, levando o seu cartão e a fatura. Confira os passos abaixo:

  1. Acesse sua conta com o cartão e selecione a opção de "Pagamentos" no menu;
  2. Escolha a opção de "Pagamento com código de barras" ou, se disponível, selecione o tipo de conta à pagar (Água, Luz, Telefone, dentre outras);
  3. Posicione o código de barras no local indicado no caixa, e aguarde a leitura;
  4. Confirme o pagamento e guarde o comprovante.

Leia também: Nubank oferece limite adicional para pagamentos de boletos

Perguntas frequentes (FAQ)

Posso pagar contas de água e luz pelo App do meu banco após o vencimento?

Sim, é possível pagar esse tipo de conta pelo App do seu banco. Porém, o ideal é que após o vencimento você emita uma 2ª via da conta.

Como pagar um boleto quando o código de barras está incorreto?

Se o código de barras do seu boleto ou fatura está incorreto, desconfie! Entre em contato com o emissor para informar o problema e peça uma segunda via do documento. Fique atento, pois existem golpes que envolvem a falsificação de boletos.

Qual a diferença entre boleto e fatura?

O boleto é um documento que tem a finalidade de efetuar uma cobrança. Já a fatura é um documento comercial emitido para pagamentos que ainda não foram efetuados, como a fatura de um cartão de crédito, por exemplo. Então, quando uma fatura fecha, é emitido um boleto para pagamento.

É possível efetuar o pagamento de um boleto apenas com o código de barras?

Sim, você pode pagar com o código de barras pelo App do seu banco e algumas lotéricas também aceitam esse tipo de pagamento. Porém, verifique muito bem os dados do emissor na hora de pagá-lo.

Como pagar um boleto com o Auxílio Emergencial?

Entre no aplicativo Caixa Tem, vá até o menu "Realizar pagamentos", selecione "Ler código de barras" ou "Digitar código de barras" e siga os próximos passos orientados pelo App.

O que é a linha digitável?

A linha digitável é o código de barras de um boleto. Ela possui 48 dígitos separados em cinco campos.

Descomplicamos?

Gostou de conhecer as formas de como pagar um boleto? Você pode conferir outras dicas de como emitir e pagar a segunda via do cartão no Blog da Foregon.

Além de conteúdos sobre economia e finanças, com o Portal da Foregon, você recebe as melhores ofertas de produtos financeiros, de acordo com o seu perfil. Consulte o seu CPF agora mesmo e aproveite!

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar CPF grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

Compartilhe

Escrito por:

Jennifer Figueiredo
Redatora

Graduanda em Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista e Redatora na Foregon, gosta de falar sobre os produtos financeiros que oferecem as melhores vantagens. Nas horas vagas, procura a companhia de amigos para descontrair.