o-que-e-cadastro-positivo-como-funciona

Certamente nos últimos meses você deve ter ouvido falar sobre o Cadastro Positivo. Um projeto aprovado pelo Presidente Jair Bolsonaro permite os bancos e outras instituições financeiras cadastrem os consumidores nessa lista sem precisar de uma autorização prévia.

Esse cadastro serve basicamente para que pessoas consigam crédito mais facilmente. A promessa é de que consumidores que não tenham o nome sujo, consigam provar que são bons pagadores e consequentemente aumentar o score.

Uma pontuação baixa mesmo com o nome limpo, pode acontecer porque não há informações sobre o comportamento da pessoa como consumidor, ou seja, não tem contas no nome e consequentemente não há como saber se ela pode honrar novas dívidas.

O que é o Cadastro Positivo?

É um banco de dados com todas suas informações sobre pagamento de dívidas. Lembrando que são informações sobre pagamentos e não detalhamento do que foi adquirido.

Ou seja, se você comprar um carro, por exemplo, as financeiras terão informações sobre:

  • Valor do bem
  • Parcelas mensais
  • Datas de vencimentos
  • Pagamentos já realizados
  • Dados cadastrais

Informações como: bem adquirido, cor e placa não são informados.

Como funciona?

Você deve primeiro, abrir seu Cadastro Positivo. Ele pode ser feito em bancos que você tem relacionamento ou pelo site de órgãos de proteção ao crédito, como Serasa, SCPC Boa Vista e SPC.

Assim que você paga uma conta, essa informação vai para esse “banco de dados” e pode ser acessada pelos bancos ou financeiras na hora da análise de crédito. Algumas dessas contas que entram no Cadastro Positivo são:

  • Contas pagas
  • Compras com cartões
  • Financiamentos
  • Empréstimos

Essas informações das suas contas pagas, ajudam seu score aumentar. Se você é bom pagador, mas não possui contas em seu nome, não há informações suficientes para atribuir uma pontuação.

Ou se você já tem uma boa pontuação, o Cadastro Positivo ajuda a manter seu score e melhora suas chances de aprovação de crédito, já que os bancos têm acesso a informação de que você paga suas contas em dia.

Como abrir um Cadastro Positivo

Você pode abrir gratuitamente pelos sites:

Você vai precisar:

  • Enviar uma foto recente do seu rosto
  • Imagem de um documento válido com foto que tenha o número do CPF
  • Preencher dados como, endereço e telefone.

Lei do Cadastro Positivo

Sem nenhum tipo de veto, o presidente Jair Bolsonaro foi responsável por sancionar no dia 08/04/2019 um projeto que muda o cadastro positivo. Contudo, essas mudanças só devem entrar em vigor daqui seis meses.

A atualização do projeto busca incluir todos consumidores no Cadastro Positivo, que devem ser avisados por escrito em até 30 dias e podem pedir para serem excluídos a qualquer momento.

Essa regulamentação ainda viabiliza que novas empresas tenham acesso às informações de crédito dos clientes, como as fintechs (empresas financeiras que usam tecnologia, como Nubank, Digio, etc.).

Já abriu seu Cadastro Positivo?

Se você já faz parte desse cadastro, conta aqui para gente se mudou algo em sua vida financeira, se aumentou score. E se você tiver alguma dúvida, deixe aqui embaixo nos comentários. 

Este conteúdo foi útil para voce? 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (80 voto(s), média: 4,05)
Loading...