Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Entenda o que é Cadastro Positivo e para quê serve

Escrito por Victor Brisola

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Certamente nos últimos meses você deve ter ouvido falar sobre o Cadastro Positivo. Um projeto aprovado pelo Presidente Jair Bolsonaro permite os bancos e outras instituições financeiras cadastrem os consumidores nessa lista sem precisar de uma autorização prévia.

Esse cadastro serve basicamente para que pessoas consigam crédito mais facilmente. A promessa é de que consumidores que não tenham o nome sujo, consigam provar que são bons pagadores e, consequentemente aumentar o score.

Uma pontuação baixa mesmo com o nome limpo, pode acontecer porque não há informações sobre o comportamento da pessoa como consumidor, ou seja, não tem contas no nome e consequentemente não há como saber se ela pode honrar novas dívidas.

Depois de assinada a Lei que autorizada a inclusão automática, basta ter um CPF que você já vai ter um Cadastro Positivo. Para entender mais, continue a leitura do artigo!

O que você procura?

O que é Cadastro Positivo?

O Cadastro Positivo é um banco de dados com todas suas informações sobre pagamento de dívidas, que leva em conta seu comprometimento como pagador de boletos. Lembrando que são informações sobre pagamentos e não detalhamento do que foi adquirido.

Em resumo, o Cadastro Positivo é capaz de construir sua reputação no mercado de crédito. Basta pagar suas contas em dia e você receberá pontos por isso nas instituições financeiras. As principais contas que entram no histórico de pagamentos, são:

  • Financiamentos e empréstimos;
  • Compras a prazo;
  • Contas de gás, água, luz e telefone;
  • Assistência médica e odontológica;
  • Internet e TV por assinatura;
  • Mensalidade escolar.

As seguintes informações ficam armazenadas em um período máximo de 15 anos:

  • Dados cadastrais do consumidor;
  • Valor total da compra;
  • Valor total das parcelas;
  • Data de vencimento;
  • Data de pagamento;
  • Valor dos pagamentos.

Para quê serve o Cadastro Positivo?

O principal objetivo do Cadastro Positivo é ampliar o acesso ao crédito com juros menores para as pessoas que conseguem honrar os compromissos financeiros. Através das informações adquiridas, as instituições financeiras consultam e avaliam os riscos de oferecer crédito para cada consumidor que deseja contratar um financiamento ou empréstimo, por exemplo.

Vantagens do Cadastro Positivo

Uma das principais razões das taxas de juros serem altas e não acontecer flexibilização dos prazos de pagamentos é a falta de informações sobre os hábitos financeiros dos consumidores.

Com o Cadastro Positivo, o consumidor será analisado pelo seu próprio histórico de pagamentos e receberá mais ofertas vantajosas com a competição entre instituições financeiras.

Como fazer Cadastro Positivo

Apesar de ter se tornado um assunto recorrente, o Cadastro Positivo existe desde 2011 e está ativo desde 2013. Por isso, todos os brasileiros já possuem um cadastro sem precisar realizar qualquer tipo de inscrição.

Todos os dados do seu histórico financeiro são administrados por birôs de crédito, como o Serasa e o Boa Vista, por exemplo. A partir disso, bancos, lojas, instituições financeiras e o comércio são capazes de consultar seus dados.

Normalmente, é enviado um SMS, carta ou e-mail sobre o seu cadastro, caso você não queira ter, basta pedir para sair nos birôs de crédito, mas essa ação poderá impactar nas suas chances de ser aprovado em uma solicitação de crédito.

Também é válido dizer que o Cadastro Positivo não afeta o sigilo bancário, não invade a privacidade dos dados cadastrais e em casos de vazamento de informações os envolvidos poderão ser punidos conforme prevê a Lei do Sigilo Bancário.

O Cadastro Positivo pode aumentar o score de crédito?

As informações das suas contas pagas, ajudam seu score de crédito aumentar. Se você é bom pagador, mas não possui contas em seu nome, não há informações suficientes para atribuir uma pontuação.

Se você já tem uma boa pontuação, o Cadastro Positivo ajuda a manter seu score e melhora suas chances de aprovação de crédito, já que os bancos têm acesso à informação de que você paga suas contas em dia.

Consulte seu CPF grátis e descubra sua pontuação

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar CPF grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

Lei do Cadastro Positivo

Sem nenhum tipo de veto, o presidente Jair Bolsonaro foi responsável por sancionar a Lei Complementar 166/2019 da Lei nº 12.414/11 , no dia 8 de abril de 2019, um projeto que muda o Cadastro Positivo.

A atualização do projeto busca incluir todos consumidores no Cadastro Positivo, que devem ser avisados por escrito em até 30 dias e podem pedir para serem excluídos a qualquer momento.

Essa regulamentação ainda viabiliza que novas empresas tenham acesso às informações de crédito dos clientes, como as fintechs (empresas financeiras que usam tecnologia, como Nubank, Digio, etc.).

As pessoas também perguntam

Qual a finalidade do Cadastro Positivo?

O Cadastro Positivo tem a finalidade de reunir informações reais sobre o histórico de pagamentos e crédito, levando em consideração sua pontualidade para quitar os débitos.

Como saber se seu nome está no Cadastro Positivo?

Todos os que possuem CPF são cadastrados automaticamente no Cadastro Positivo, para verificar seu o seu nome está cadastrado basta acessar o site do Serasa ou SPC e fazer login com seu CPF e senha.

Como faço para tirar meu nome do Cadastro Positivo?

É possível tirar o nome do Cadastro Positivo em contato por telefone com o Serasa no número 0800 776 6606.

Qual o valor do Cadastro Positivo?

O Cadastro Positivo é um serviço gratuito oferecido para o consumidor.

Descomplicamos?

Se você já faz parte desse cadastro, conta aqui para gente se mudou algo em sua vida financeira, se aumentou score. E se você tiver alguma dúvida, deixe aqui embaixo nos comentários.

Compartilhe

Escrito por:

Victor Brisola
Redator SEO

Redator especializado em proteção de dados e score de crédito, formado em Jornalismo pela Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Sorocaba. Ele é responsável pela produção e refinamento dos conteúdos da Foregon.