Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

O que é inflação? Entenda como funciona

Por Leonardo JacominiPublicado em

Você já deve ter ouvido muito sobre inflação. Mas, as vezes nem para pensar o que é inflação e como ela funciona. Uma coisa podemos afirmar: ela interfere direto na sua vida, quando o assunto é compras.

O que é inflação? Entenda como funciona

Já foi no supermercado e fez a compra mensal com um valor determinado e no próximo mês esse valor aumentou bem? Isso é culpa da inflação.

Basicamente, a inflação é o aumento persistente e generalizado nos preços de bens ou serviços. Ou seja, o crescimento de preços em determinado período.

O que você procura?

O que é inflação e como se calcula

Sendo a inflação a alta dos preços em períodos curtos, para medir esse efeito é feita uma pesquisa mensal pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas). O objetivo é acompanhar os preços de bens ou serviços entre os meses e até anos anteriores.

Ou seja, esse mês é feita a média de preços. No mês que vem essa média é refeita para calcular se houve inflação. Quando se diz que a inflação foi de zero, é porque os preços se mantiveram.

Algumas causas

Vários cenários podem afetar na inflação. Um deles é por demanda. Ou seja, muita procura por um produto e pouca produção. Outas causas da inflação são:

  • Gastos públicos
  • Custos de produção
  • Indexação
  • Baixa procura de bens

Para "acalmar" a inflação, existem várias políticas que o governo pode assumir. Mas, de modo geral, procura-se aumentar a produção. Com a oferta maior, os preços tendem a reduzir.

O mais importante é ficar atento aos preços e notícias do mercado financeiro. Se caso houver períodos de inflação, use bem o seu dinheiro e procure alternativas eficientes para escapar do gasto elevado.

Aprendeu sobre o que é inflação? Se tiver alguma dúvida ou sugestão para nós, deixe aqui embaixo nos comentários e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Leonardo Jacomini

Jornalista, produtor de conteúdo e apresentador. Filme ou série, série ou filme? Aliás, tem os livros também! Escolho do nada e embarco em cada história. Amo escrever sobre finanças ou coisas que ajudem as pessoas, mas a área de vídeo é onde me sinto plenamente em casa. - Fez parte do time Foregon de 2017 a 2020 -

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Guia Completo dos Bancos: Tudo o que você Precisa Saber

CDI, SELIC ou IPCA: Conheça os Indexadores dos Investimentos

Bolsa Americana: saiba como Investir no Exterior

Evite Multas: Saiba Declarar Imposto de Renda MEI

É Preciso Incluir Pensão Alimentícia no Imposto de Renda?

Sonegação de Impostos: como Evitar Problemas com a Receita

Conheça 5 opções de Investimentos de alto Retorno para Jovens

Foregon: Como usar a Plataforma para Planejar suas Finanças?