Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Serasa score: como consultar e aumentar a sua pontuação

Por Camila SilveiraPublicado em

A consulta da sua pontuação de crédito no Serasa pode ser feita de forma gratuita e pela Internet, sem que você precise sair de casa. Neste artigo, você vai aprender como realizar esse procedimento e conhecer algumas dicas para aumentar o seu score, de forma descomplicada. Ficou interessado? Continue a leitura e aproveite.

Como funciona o score de crédito Serasa?

Primeiramente, entenda: o score de crédito é uma pontuação que varia de zero a mil e, quanto maior ela for, mais indica que você paga a suas contas em dia e que está com o nome limpo.

No momento em que você contratar empréstimos e cartões de crédito, as instituições financeiras consultam essa informação para não correr o risco de você não arcar com os devidos pagamentos. Portanto, quanto maior a sua pontuação, maiores serão as chances deles concederem crédito para você e o melhor de tudo: com taxas de juros melhores.

Esse score é definido pelos birôs de crédito do país, sendo que a Serasa é um deles. A Serasa leva em consideração várias informações para compor seu score, como seu histórico de dívidas e pagamentos de crédito e contas de consumo.

Serasa score: como consultar a sua pontuação?

Você solicitou crédito e foi negado mais uma vez? Caso isso tenha acontecido, vale a pena checar o Serasa ccore e ver como anda a sua pontuação.

Homem desconfiado com a mão no queixo
Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

A consulta de score da Serasa é gratuita e você pode realizá-la de duas maneiras: pelo site ou pelo App do birô de crédito. Muitas empresas acabam cobrando para consultar seu score e, por isso, é importante que você saiba que pode fazer essa consulta sozinho, em poucos passos e sem pagar nada por isso.

Pelo site da Serasa

Agora, vamos mostrar um passo a passo para você consultar o seu score de crédito de forma descomplicada, no site do Serasa. Acompanhe:

  1. Acesse o site do Serasa e clique em "Consultar CPF";
  2. Feito isso, digite o seu CPF e senha. Se ainda não tiver cadastro, após digitar o CPF, preencha as informações solicitadas e realize o cadastro;
  3. Em seguida, leia os termos e clique em "Declaro que li e aceito os Termos";
  4. Pronto! A sua pontuação de crédito aparecerá em sua tela.

Pelo aplicativo da Serasa

  1. Baixe o App Serasa (Android ou iOS);
  2. Faça login com seu CPF e senha ou realize o cadastro, caso ainda não possua.

Ao entrar no App, você poderá consultar seu score e outras informações sobre sua vida financeira.

Quem pode consultar meu score na Serasa?

Antes de liberar o crédito solicitado, as empresas avaliam sua pontuação para que, dessa forma, elas tenham certeza de que você consegue honrar com os seus compromissos financeiros.

Portanto, além dos bancos e instituições financeiras, também podem consultar seu Serasa Score:

  • Seguradoras de automóveis;
  • Construtoras e imobiliárias;
  • Operadoras de internet e telefonia;
  • Lojas de departamento;
  • Financiamentos estudantis.

Importante: vale lembrar que a aprovação de crédito é uma decisão da empresa na qual você pediu o crédito e não da Serasa.

Serasa score: como aumentar a sua pontuação?

A Serasa mudou recentemente a fórmula com que calcula o score de crédito dos consumidores. Agora, o fator de maior peso na pontuação são as contas pagas em dia e o Cadastro Positivo.

Por isso, se você deseja aumentar seu score Serasa, pague suas faturas de cartões de crédito ou parcelas de empréstimo, financiamento e crediário sempre em dia.

Outro fator importante é o Cadastro Positivo, um banco de dados com informações de pagamentos dos consumidores. Por isso, pague suas contas de consumo sempre antes da data de vencimento, já que este fator influencia e muito na sua pontuação.

Feito isso, inclua contas de consumo como energia elétrica, água, telefone e gás em débito automático no seu banco, pois isso fará com que a sua pontuação aumente e você evita esquecer o pagamento.

De acordo com o Serasa, para aumentar a sua pontuação, você também deve se preocupar em limpar o seu nome. Para isso, entre em contato com as instituições financeiras credora e negocie as suas dívidas.

É importante ressaltar que, mesmo após limpar o seu nome e pagar todas as suas contas, o seu score de crédito permanecerá baixo por alguns meses.

Para aumentá-lo, demonstre que o seu comportamento com os bancos mudou e continue pagando as suas contas corretamente. Dessa forma, as empresas avaliarão o seu perfil e concederão crédito com maior facilidade para você.

Outra dica para melhorar a sua pontuação é sempre manter o seu cadastro atualizado nas instituições de proteção ao crédito, neste caso, no site da Serasa. Quanto mais corretas e completas forem suas informações, como idade, endereço e telefone, mais confiável será o seu cadastro.

No Blog da Foregon, temos diversos artigos que podem ajudar você a aumentar a sua pontuação de forma assertiva. Confira e esclareça suas dúvidas:

Existe apenas o score Serasa?

Não existe apenas o Serasa score. Como dito anteriormente, essa pontuação é definida pelos birôs de crédito do país, sendo que os principais são: Boa Vista, Quod, Serasa e SPC. Visto isso, cada um tem uma pontuação diferente.

Aqui na Foregon você pode consultar o seu score Boa Vista gratuitamente e ainda receber recomendações dos cartões de crédito e outros produtos financeiros com mais chances de aprová-lo, de acordo com seu perfil e sua pontuação.

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Perguntas frequentes (FAQ)

Excluir consultas no CPF aumenta o meu score?

Se você fez muitas solicitações de crédito em um curto período de tempo, saiba que isso demonstra um momento financeiro de alta necessidade de crédito, o que também traz um alerta para o mercado e pode reduzir sua pontuação. Por isso, somente neste caso pode ser vantajoso excluir as consultas do CPF. Em outras situações, essa atitude não altera em nada no seu score,

Por que meu Serasa score é baixo?

Isso indica que, com base no seu comportamento financeiro, que você não paga contas em dia, não tem bons comportamentos financeiros, não faz movimentações bancárias ou está com o nome sujo,

Existe um aplicativo para aumentar score?

Não existe aplicativo para aumentar o score. Somente você pode aumentar sua pontuação tendo bons hábitos financeiros.

Meu score Serasa está oscilando. Devo me preocupar?

Oscilações de até 50 pontos são normais e não geram muito impacto para suas solicitações de crédito.

Gostou do conteúdo?

Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário para nós e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

FGTS e seguro desemprego são a mesma coisa?

Bitcoin: Descubra aqui quais são suas vantagens e suas limitações

Inflação: imprimir dinheiro é prejudicial para a economia?

Não é preciso muito dinheiro para investir em cripto

Qual é o futuro da mineração de criptomoedas?

Você soube do hard fork da Ethereum?

Dividendos: o que é e como funciona o investimento em renda passiva?

Quem pode ganhar adicional de 25% na aposentadoria?