Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Ter vários cartões de crédito pode impactar no score de crédito?

Por Sabrina VansellaPublicado em

O score de crédito é uma pontuação que avalia a sua vida financeira utilizado como um parâmetro de aprovação ou desaprovação de solicitações de produtos e serviços financeiros em diversas instituições financeiras. Por isso, é normal surgir a seguinte dúvida: será que ter vários cartões de crédito é capaz de aumentar ou diminuir a pontuação de score de crédito? Continue a leitura e saiba!

O que você procura?

Ter vários cartões de crédito aumenta ou diminui o score de crédito?

Antes de te explicarmos o porquê, já adiantamos que ter vários cartões de crédito aprovados pode sim impactar no seu score de crédito. Por essa razão, é importante ter cuidado em algumas situações.

Para muitas pessoas contar com vários cartões de crédito é sinônimo de descontrole financeiro. No entanto, é importante ressaltar que desde que o solicitante seja aprovado na solicitação, não existe um limite de cartões que uma pessoa pode ter.

Por isso, o score de crédito não está diretamente relacionado à quantidade de cartões de crédito que uma pessoa possui, e sim como ela os utiliza. Ou seja, contar com vários cartões de crédito pode desencadear um impacto negativo somente na pontuação daqueles que:

  • Não pagam as faturas em dia;
  • Não utilizam todos os cartões com frequência;
  • Solicitam ou encerram vários cartões em um curto período de tempo.

Por que ter vários cartões de crédito pode impactar no seu score de crédito?

Como muitas pessoas se endividam com apenas um cartão de crédito, pode ser mais difícil lidar com vários (mais de dois) principalmente sem um planejamento financeiro assertivo. Além do atraso do pagamento do cartão, existem outros motivos que podem impactar sua pontuação, como:

  • Frequência de utilização dos cartões de crédito: caso você não utilize todos os cartões de crédito com a mesma frequência, o seu score de crédito poderá ser impactado;
  • Tempo de uso do produto financeiro: quanto mais tempo você utilizar um cartão de crédito, mais o seu score sobe e caso ele seja cancelado antes de determinado prazo a sua pontuação poderá cair;
  • Novo cartão de crédito: ao adicionar um cartão de crédito na sua carteira, a sua pontuação pode cair alguns pontos no momento da análise e caso você faça muitas solicitações ao mesmo tempo, algumas instituições enxergam isso como um alerta de inadimplência;
  • Variedade de produtos financeiros: se todas as suas contas forem de um só tipo, como cartões de crédito, a sua pontuação poderá ficar prejudicada.

Tenho vários cartões de crédito e desejo reduzir, o que faço?

Percebeu que possui mais cartões de crédito do que deveria e deseja reduzir? Tenha cuidado, pois encerrar contas de cartões de uma só vez pode impactar negativamente no seu score de crédito. Por isso, é melhor deixar seus cartões de crédito ativos, mas sem uso. Em alguns casos você pode receber uma mensagem sobre inatividade, nesse momento utilize o cartão algumas vezes para que a conta não seja cancelada.

Leia também: 3 cartões de crédito para quem ganha um salário mínimo

Procurando um cartão de crédito para negativado?

Se você está em busca de um cartão de crédito que possa ser solicitado por negativados, saiba que no site da Foregon você consulta seu score de crédito gratuitamente e, a partir da sua pontuação, nós indicamos os melhores cartões de crédito para seu perfil.

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Guia Completo dos Bancos: Tudo o que você Precisa Saber

CDI, SELIC ou IPCA: Conheça os Indexadores dos Investimentos

Bolsa Americana: saiba como Investir no Exterior

Evite Multas: Saiba Declarar Imposto de Renda MEI

É Preciso Incluir Pensão Alimentícia no Imposto de Renda?

Sonegação de Impostos: como Evitar Problemas com a Receita

Conheça 5 opções de Investimentos de alto Retorno para Jovens

Foregon: Como usar a Plataforma para Planejar suas Finanças?