Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

10 lições sobre dinheiro que você precisa saber

Escrito por Camila Silveira

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Saber lidar com o dinheiro é uma iniciativa que pode mudar a vida de qualquer pessoa. Até porque, com mais tranquilidade nas finanças, torna-se possível aproveitar os momentos com muito menos stress. Nesse artigo, você vai conhecer dez lições sobre dinheiro, que poderão transformar a sua vida financeira. Aproveite o conteúdo!

O que você procura?

Dez lições sobre dinheiro que você precisa saber

1. Faça um levantamento dos seus gastos e renda

Saber o valor da sua renda e dos seus gastos ajudará você a entender o que as suas despesas representam em seu orçamento. Para isso, você pode elaborar uma planilha com todo o seu dinheiro e investimentos e, depois, subtrair esse valor com todos os gastos. Dessa forma, você consegue visualizar o que pode ser cortado ou reduzido da sua vida.

2. Saiba para onde o seu dinheiro vai

Diversas pessoas não sabem para onde o dinheiro vai, pois não possuem o costume de tomar nota de todas as despesas. Afinal, você sabe quanto gasta com alimentação fora de casa, assinaturas de TV ou café? Talvez seja mais do que pensa. 

Saber redirecionar todos os gastos supérfluos para uma conta de investimento, por exemplo, pode ser ideal para fazer o seu dinheiro render. Também é possível instalar aplicativos para adquirir controle financeiro, mas caso isso não funcione, opte pela planilha ou anote em seu caderno. 

3. Mude o seu pensamento em relação ao dinheiro

Essa também é uma das lições sobre dinheiro mais importantes, pois diversas pessoas têm uma visão muito distorcida sobre ele. Muita gente acredita que a riqueza está totalmente atrelada ao holerite, mas está muito mais relacionada aos pensamentos e atitudes!

Portanto, não se preocupe: não precisa ganhar uma fortuna para enriquecer. Basta pensar no dinheiro como algo para investir, e não para gastar excessivamente. Dessa forma, você conseguirá ver ele se multiplicando e, como resultado, alcançará a tão sonhada liberdade financeira.

 4. Determine quais dívidas devem ser priorizadas

É claro que todas as dívidas devem ser priorizadas, mas o ideal é definir uma ordem de pagamento para elas. Sendo assim, você pode dar preferência para as despesas com juros mais altos, pagá-las integralmente e assim por diante.

Dessa maneira, você terá um melhor controle sobre as suas economias e evitará qualquer situação que cause problemas para você. 

5. Aprenda como definir a sua reserva de emergência

É claro que a reserva de emergência é algo completamente pessoal, portanto, não existe uma resposta universal para essa questão. O ideal é determinar uma meta de valor para poupar todo mês, que seja realista e de acordo com todas as suas necessidades. 

Assim, caso você passe por um momento difícil ou precise resgatar o seu dinheiro com urgência, terá recursos suficientes para amenizar a situação. 

6. Veja como o seu parceiro pensa sobre dinheiro

Pode parecer bobagem, mas conversar sobre finanças com o seu parceiro é algo indispensável e uma das principais lições sobre dinheiro. Até porque diversos casais brigam muito por isso e acabam se divorciando.

Deste modo, considere importante estudar esses assuntos com o seu parceiro e veja como essa ação pode melhorar os resultados do seu planejamento.

7. Tenha sempre um dinheiro para poupar

Como dissemos anteriormente, é importante separar uma meta de valor por mês para poupar, mas que seja realista e de acordo com as suas necessidades. Portanto, assim que o seu pagamento cair e após priorizar todas as suas dívidas, guarde uma parte do seu dinheiro para se preparar para o futuro, mas não se esqueça, combinado? 

8. Automatize as suas finanças

Saber todos os princípios da educação financeira é primordial, mas como garantir que você vai colocá-los em prática? Automatizando as suas finanças! Além de não exigir nenhum esforço seu, é possível garantir um compromisso de forma com que você consiga alcançar todos os seus objetivos. 

9. Saiba quanto dinheiro manter na conta corrente

Outro fator que entra na lista de lições sobre dinheiro é saber quanto manter na conta corrente. Essa questão também possui uma resposta muito pessoal, pois dependerá de todos os seus gastos mensais. Mas, uma regra geral que pode te ajudar é fazer uma média de quanto você gasta por mês e deixar em sua conta somente o necessário para cobrir esses gastos. 

Essa ação garante que você terá uma proteção caso algo aconteça e também previne os impactos negativos de qualquer situação inesperada.

10. Comece a pensar no longo prazo a partir de agora

O último aprendizado da lista de lições sobre dinheiro é começar a pensar no longo prazo. Se preocupe com os seus sonhos grandes, coisas que demandam uma quantia maior de dinheiro ou algo que você pretende viver em uma fase mais madura da vida. Se você não pensar nisso agora, as chances de conseguir concretizá-los podem diminuir. 

Portanto, informe-se sobre quanto essas coisas custam, quanto você precisa investir na aposentadoria para ter a renda que deseja, entre outros. Dessa forma, torna-se possível alcançar todas as suas metas, e não apenas as de curto prazo. 

Descomplicamos?

Esperamos ter apresentado boas lições sobre dinheiro. Qualquer dúvida deixe um comentário para nós que ajudaremos você. Até breve! 

Compartilhe

Escrito por:

Camila Silveira
Redatora júnior

Seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.