Foregon.comConteúdos

Boleto bancário: o que é cedente e sacado?

Por Camila SilveiraPublicado em
Compartilhe

Existem diversas maneiras de pagamentos, tais como: dinheiro, cartão de crédito ou débito, cheque e boleto bancário. Esta última opção é um dos meios mais comuns do Brasil e, apesar disso, muitas pessoas ainda não sabem o que é cedente e sacado do boleto bancário. Por isso, nós vamos explicar tudo sobre esse assunto e esclarecer as possíveis dúvidas.

Como funciona o boleto bancário?

O boleto bancário é um título de cobrança que serve como instrumento de pagamento por um produto ou serviço e pode ser pago em qualquer instituição financeira, via Internet Banking ou casas lotéricas, até a data de vencimento indicada no documento.

É interessante saber que a maioria das pessoas optam pelo boleto porque é fácil de emitir e as taxas cobradas são consideravelmente baixas.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Entretanto, existem duas definições do boleto bancário que ainda causam confusão na cabeça das pessoas, que são o cedente e sacado. Portanto, acompanhe a seguir o que esses termos significam e quais são as responsabilidades atribuídas para cada um deles.

O que é sacado?

Não existe muito segredo, o sacado é um termo utilizado para pagador. Melhor dizendo, é o sujeito que paga o boleto pela aquisição de um produto ou serviço. Sendo assim, ele possui os seus dados pessoais impressos no boleto, como o nome, CPF e endereço e pode ser uma pessoa tanto física quanto jurídica.

O que é cedente?

O cedente, também conhecido como beneficiário, é a pessoa que receberá os recursos do pagamento referente às prestações de serviços ou à venda de um produto. Ou seja, é quem receberá o valor do boleto após o pagamento. Assim como o sacado, o cedente também pode ser uma pessoa física ou jurídica.

Confira um exemplo prático para você entender quem seria o sacado e o cedente

Vamos pensar em uma hipótese na qual uma empresa de celulares (pessoa jurídica) vende e apresenta todos os seus produtos em um site e aceita, exclusivamente, o pagamento por boleto bancário. Portanto, para adquirir um produto nessa loja, o cliente deve escolher qual celular ele deseja, realizar a compra e imprimir o boleto para pagar dentro do prazo estabelecido.

Entenda quem é o sacado e o cedente nessa situação específica:

  • Sacado: cliente que deseja comprar um celular e que irá pagar o produto via boleto bancário;
  • Cedente: empresa de celulares.

Você conseguiu entender claramente o que essas definições significam? Não é tão difícil assim. Confira outros conteúdos relacionados da Foregon que separamos para você:

Esperamos ter ajudado. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Camila Silveira

Estudante de Publicidade e Propaganda e Redatora na Foregon. É fascinada por músicas, livros, conversas e procura entender a real necessidade das pessoas para poder solucioná-la através de seu trabalho.

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Dicas financeiras

    Qual o prazo para sacar o FGTS após demissão?

  • Dicas financeiras

    Como parcelar boleto com cartão de crédito?

  • Dicas financeiras

    O que é a Click Conta Bradesco?

  • Dicas financeiras

    Faturamento MEI 2020: descubra

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras