Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Boleto bancário: o que é cedente e sacado?

Escrito por Camila Silveira

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Existem diversas maneiras de pagamentos, tais como: dinheiro, cartão de crédito ou débito, cheque e boleto bancário. Esta última opção é um dos meios mais comuns do Brasil e, apesar disso, muitas pessoas ainda não sabem o que é cedente e sacado do boleto bancário. Por isso, nós vamos explicar tudo sobre esse assunto e esclarecer as possíveis dúvidas.

O que você procura?

Como funciona o boleto bancário?

O boleto bancário é um título de cobrança que serve como instrumento de pagamento por um produto ou serviço e pode ser pago em qualquer instituição financeira, via Internet Banking ou casas lotéricas, até a data de vencimento indicada no documento.

É interessante saber que a maioria das pessoas optam pelo boleto porque é fácil de emitir e as taxas cobradas são consideravelmente baixas.

Entretanto, existem duas definições do boleto bancário que ainda causam confusão na cabeça das pessoas, que são o cedente e sacado. Portanto, acompanhe a seguir o que esses termos significam e quais são as responsabilidades atribuídas para cada um deles.

O que é sacado?

Não existe muito segredo, o sacado é um termo utilizado para pagador. Melhor dizendo, é o sujeito que paga o boleto pela aquisição de um produto ou serviço. Sendo assim, ele possui os seus dados pessoais impressos no boleto, como o nome, CPF e endereço e pode ser uma pessoa tanto física quanto jurídica.

O que é cedente?

O cedente, também conhecido como beneficiário, é a pessoa que receberá os recursos do pagamento referente às prestações de serviços ou à venda de um produto. Ou seja, é quem receberá o valor do boleto após o pagamento. Assim como o sacado, o cedente também pode ser uma pessoa física ou jurídica.

Confira um exemplo prático para você entender quem seria o sacado e o cedente

Vamos pensar em uma hipótese na qual uma empresa de celulares (pessoa jurídica) vende e apresenta todos os seus produtos em um site e aceita, exclusivamente, o pagamento por boleto bancário. Portanto, para adquirir um produto nessa loja, o cliente deve escolher qual celular ele deseja, realizar a compra e imprimir o boleto para pagar dentro do prazo estabelecido.

Entenda quem é o sacado e o cedente nessa situação específica:

  • Sacado: cliente que deseja comprar um celular e que irá pagar o produto via boleto bancário;
  • Cedente: empresa de celulares.

Esperamos ter ajudado. Até a próxima!

Compartilhe

Escrito por:

Camila Silveira
Redatora júnior

Seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.