Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Boleto bancário: o que é cedente e sacado?

Por Camila SilveiraPublicado em

Existem diversas maneiras de pagamentos, tais como: dinheiro, cartão de crédito ou débito, cheque e boleto bancário. Esta última opção é um dos meios mais comuns do Brasil e, apesar disso, muitas pessoas ainda não sabem o que é cedente e sacado do boleto bancário. Por isso, nós vamos explicar tudo sobre esse assunto e esclarecer as possíveis dúvidas.

Como funciona o boleto bancário?

O boleto bancário é um título de cobrança que serve como instrumento de pagamento por um produto ou serviço e pode ser pago em qualquer instituição financeira, via Internet Banking ou casas lotéricas, até a data de vencimento indicada no documento.

É interessante saber que a maioria das pessoas optam pelo boleto porque é fácil de emitir e as taxas cobradas são consideravelmente baixas.

Entretanto, existem duas definições do boleto bancário que ainda causam confusão na cabeça das pessoas, que são o cedente e sacado. Portanto, acompanhe a seguir o que esses termos significam e quais são as responsabilidades atribuídas para cada um deles.

O que é sacado?

Não existe muito segredo, o sacado é um termo utilizado para pagador. Melhor dizendo, é o sujeito que paga o boleto pela aquisição de um produto ou serviço. Sendo assim, ele possui os seus dados pessoais impressos no boleto, como o nome, CPF e endereço e pode ser uma pessoa tanto física quanto jurídica.

Homem desconfiado com a mão no queixo
Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

O que é cedente?

O cedente, também conhecido como beneficiário, é a pessoa que receberá os recursos do pagamento referente às prestações de serviços ou à venda de um produto. Ou seja, é quem receberá o valor do boleto após o pagamento. Assim como o sacado, o cedente também pode ser uma pessoa física ou jurídica.

Confira um exemplo prático para você entender quem seria o sacado e o cedente

Vamos pensar em uma hipótese na qual uma empresa de celulares (pessoa jurídica) vende e apresenta todos os seus produtos em um site e aceita, exclusivamente, o pagamento por boleto bancário. Portanto, para adquirir um produto nessa loja, o cliente deve escolher qual celular ele deseja, realizar a compra e imprimir o boleto para pagar dentro do prazo estabelecido.

Entenda quem é o sacado e o cedente nessa situação específica:

  • Sacado: cliente que deseja comprar um celular e que irá pagar o produto via boleto bancário;
  • Cedente: empresa de celulares.

Você conseguiu entender claramente o que essas definições significam? Não é tão difícil assim. Confira outros conteúdos relacionados da Foregon que separamos para você:

Esperamos ter ajudado. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Barra de Ouro Vale Mais que Dinheiro? Veja Quanto Custa

Banco do Brasil: Como Emitir 2ª via da Fatura do Cartão?

Dataprev: Como Consultar Calendário do Auxílio Emergencial

Cartão de Crédito Nubank: Benefícios Nubank e Mastercard

Décimo Terceiro Salário 2022: Calendário e Como Calcular

Ações Nubank: Como Comprar e Quanto Custam?

Stone Telefone [Ouvidoria, E-mail, WhatsApp, Chat]

Boletos Digitais no Mercado Pago: Como Funciona