Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Como economizar dinheiro ganhando pouco – 10 dicas

Escrito por Leonardo Jacomini

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

É muito normal as pessoas acharem que ganhar mais resolve todos os problemas. O fato é que, sem disciplina e organização das finanças, tudo continua igual. Então, como economizar dinheiro ganhando pouco?

E é com essas nossas 10 dicas, você vai ver que é possível, com um pouco de determinação e planejamento, que a sua vida financeira pode melhorar.

Tenha em mente que, a disciplina é uma palavra-chave. A economia é semelhante a uma dieta, em que não adianta o esforço durante um mês, se no seguinte acabamos relaxando e voltando aos velhos hábitos.

Se você se vê no seguinte cenário: "as contas continuam chegando e o dinheiro já acabou faz tempo", essas 10 dicas são para você!

Que tal conferir?

O que você procura?

Planejamento financeiro pessoal

Toda economia depende de um planejamento. É como se fosse o rumo que você toma para uma viagem. Sem se planejar, não é possível saber onde se quer chegar, nesse caso, pagar as contas e ainda viver bem.

Nesse planejamento financeiro pessoal, além de definir qual o seu objetivo, você deve acompanhar mensalmente suas finanças. Ou seja, ganhos, gastos e tudo o que venha a fazer parte da sua economia.

Para que tudo saia como previsto, é importante ter organização e disciplina. A organização vai te ajudar a não se perder nas contas e a disciplina é o seu foco em não sair do plano ou cometer deslizes perigosos a sua vida financeira.

Sabemos que não é um caminho fácil e tão menos "tranquilo" de seguir. Mas, você verá que valeu muito a pena todo o esforço quando chegar ao seu objetivo. Tendo o dinheiro sob controle e a vida menos apertada, mesmo ganhando pouco.

10 dicas para economizar dinheiro ganhando pouco

Parece complicado economizar sem ganhar a mais, não é mesmo? Mas, tenha em mente que só depende de você mudar e que existem saídas para que isso aconteça.

Se liga nas dicas então:

economizar dinheiro ganhando pouco

Registre suas finanças

É hora de colocar tudo "nas claras". Nesse momento é muito importante registrar tudo o que você ganha, ou seja, tudo aquilo que te gera lucro. Salário, aluguéis de imóveis, vendas, extras, etc.

Mas, também se lembre de colocar no papel as suas despesas. Tudo aquilo que você gasta mensalmente. Roupas, comida, supermercado, cabeleireiro, academia, água, luz, aluguel, IPTU, etc.

Assim, além de saber tudo sobre a sua vida financeira, você consegue pular para a próxima dica:

Conheça sua vida financeira

Depois de registrar tudo o que você ganha, saberá o que acontece de verdade com o seu dinheiro, para onde ele está indo e se é bem gasto. Aqui é o momento em que você saberá se pode cortar ou diminuir despesas.

Para melhor controle das finanças, escolha o que mais se encaixa com o seu perfil na hora de anotar tudo. Um caderninho, uma planilha (baixe a sua aqui) ou mesmo aplicativos de celular.

Se você é uma pessoa que não se dá bem com a tecnologia, um aplicativo pode não funcionar com você, o que te faz desistir logo do plano. O mesmo acontece com quem é apaixonado em celular, se usar um caderno, pode desmotivar a sempre procurar o caderno e anotar à mão.

Agora é hora de analisar! Veja o que pode ser cortado ou pelo menos economizado durante o mês. Por isso, é recomendado que separe os seus gastos fixos das variáveis.

  • Gastos fixos: aqueles que todo mês compõem o seu orçamento e são mais difíceis de eliminar – água, energia, internet, comida, escola, etc.
  • Gastos variáveis: despesas que não são recorrentes e podem ser cortadas ou minimizadas – roupas, lazer, padaria, etc.

Reveja seus hábitos

Como dissemos, é como se você começasse uma dieta, que é economizar dinheiro ganhando pouco. Por isso, procure rever seus hábitos, aqueles do dia a dia.

Se você já visualizar itens que podem ser cotados das suas finanças mensais, ótimo! Agora, é o momento de eliminar gastos que não fazem a diferença para você.

O supérfluo e o desnecessário, entram na "forca". Uma dica legal para você é de quando estiver prestes a gastar, pare e pense por no mínimo 5 minutos, porque está levando aquilo.

Se for realmente importante, sua consciência dirá que tudo bem. Mas, se for mais uma compra que só vai atrapalhar sua economia, deixe de lado e fique feliz por conseguir resistir.

Lembre-se que, cada pequeno passo para economizar fará parte do grande resultado lá na frente.

Lazer

economizar dinheiro ganhando pouco

Ainda dentro da dica 3, o lazer merece um espaço. Nossa vida corrida e o trabalho consomem nossa energia. Por isso, o descanso faz bom e é recomendado, mesmo trabalhando para economizar dinheiro ganhando pouco.

Momentos de lazer não devem ser cortados radicalmente, mas transformados. Use esse momento para descobrir coisas novas e conhecer Hobbies diferentes. Juntar os amigos fica melhor e mais barato.

Como por exemplo, ao invés de sair para jantar, que tal convidar toda a galera para comer em casa e depois de quebra fazer um jogo ou ver um filme? Boas risadas estão garantidas, além de gastar menos.

Você adora cinema? Nós também! Mas, se tem costume de ir pelo menos uma vez na semana, que tal mudar para uma vez ao mês? Faça as contas e comprove o quanto você vai economizar.

Ah, e aquele lazer que você paga, como academia, sites de filmes e séries, nada adianta e só te atrapalha se não os usar. Se perceber que fica um tempo longe desses serviços, cancele!

O importante mesmo é manter uma vida e mente saudáveis. Para economizar dinheiro ganhando pouco e ainda ter lazer, vá a piqueniques, ande pelos parques da cidade com a família ou amigos ou os reúna para jogar conversa fora.

Metas

Para que você saiba se está indo pelo caminho certo ou precisa de algumas mudanças, é importante criar metas. Elas servem como degraus, que te leva, até seu objetivo e ajudam no seu planejamento.

Lembra do exemplo da dieta? Se a pessoa não se pesa, não tem ideia se está perdendo peso. Desse mesmo modo acontece com as suas finanças. Coloque metas para saber se está conseguindo economizar dinheiro.

Suas metas podem ser:

  • Economize 10% a 15% do seu salário;
  • Guarde uma x quantia por mês;
  • Economizar em padaria e supermercado;
  • Comprar roupas a cada dois meses;
  • Investir seu dinheiro.

Se todo mês você ver que conseguiu o que pretendia, continue assim ou procure aumentar aos poucos a meta. Se não deu para chegar, recalcule e veja o que você pode conseguir nos próximos meses. O importante é ver o dinheiro sobreviver ao mês.

Crie uma reserva

Economizar de 10% a 15% do mês, pode fazer bem para você e ainda criar uma reserva. Esse dinheiro extra é importante para que imprevistos parem de te dar dor de cabeça, como um conserto do carro ou mesmo despesas médicas.

Se o mês apertar, evite de pegar o dinheiro guardado, é como fazer de conta que ele nem exista. Faça um esforço e congele os gastos.

Pague as contas no mesmo dia

Essa dica é bem legal e preciosa para quem procura economizar dinheiro ganhando pouco. Se você pagar todas ou pelo menos a maioria das contas no mesmo dia, significa que você já sabe o quanto sobra de dinheiro para você.

Se deixar para pagá-las separadamente, pode ser que você faça gastos inconscientemente e depois fique mais difícil de honrar com as dívidas.

A maioria das empresas possibilitam que o cliente escolha a data de pagamento das contas. Escolha uma data logo após o seu dinheiro cair na conta. Como por exemplo, se você recebe sempre no dia 10, dia 12 pode ser melhor para pagar as contas.

Escolher a data de pagamento próxima a que você recebe, evita de gastar dinheiro e te ajuda a ter disciplina.

Cartão de crédito ajuda ou atrapalha?

Se o cartão de crédito ajuda ou te atrapalha, só depende de como você o usa. O principal benefício de comprar agora e pagar mês que vem, pode ajudar você a controlar os gastos.

Mas, se usado sem consciência e para vários parcelamentos, as contas podem sair do seu controle e virar uma bola de neve. Por isso, use com cuidado e aproveite as vantagens que ele te dá.

O cartão de crédito pode ser um aliado na hora de conhecer a sua vida financeira. Os aplicativos e fatura te ajudam na organização dos gastos, além de concentrar todos os gastos.

Você precisa disso?

Além da dica de pensar pelo menos por 5 minutos antes de levar, algumas pessoas consideram esperar um tempo de 30 dias para terem certeza de que precisam daquele produto.

Essa dica pode funcionar bem para quem está pensando em fazer uma compra mais cara, como a aquisição de um eletro ou algum outro bem.

Pense se ele vai trazer algum benefício para você e sua vida ou somente pela beleza ou simples atualização, como um celular.

Esse é o segredo para economizar. Lembre-se de suas metas e o quanto você pretende economizar, já que esse é o caminho que você pretende seguir para ter mais dinheiro mesmo sem ganhar mais.

Faça uma limpa

Tem coisas paradas por aí? Uma câmera, videogame, computador? Que tal vendê-los? Você pode ganhar um bom dinheiro e guardar e ainda se livrar das coisas que só juntam poeira.

Aproveite que existem sites de compras de produtos usados e venda aquilo que não usa mais e que tenha utilidade para outras pessoas.

Tenha mais fontes de renda

Se o objetivo é economizar dinheiro ganhando pouco, que tal transformar sua renda com coisas que você mesmo pode fazer?

Pense no que você é bom e pode fazer de diferente, que outras pessoas ainda não fazem ou até fazem, mas com dedicação, você consegue ser melhor.

Você também pode ganhar dinheiro em casa, pela internet ou aplicativos, além de outros serviços que necessitam que você percorra alguns lugares, como nas vendas.

Separei 10 dicas para você ganhar dinheiro extra aqui!

Diminuir gastos – dica bônus para economizar dinheiro ganhando pouco

Para você que quer economizar de verdade, sabe que o caminho é gastar menos dinheiro. Veja como diminuir os gastos em alguns passos e fazer seu dinheiro render!

  • Comparar preços

Compare em vários lugares antes de fechar uma compra, nunca opte pela pressa de ter, mas pela qualidade e preço baixo. A internet é uma ótima aliada nessa tarefa, já que você nem precisa sair de casa para ter o preço de um mesmo produto em diversas lojas.

Comparar serve para tudo mesmo, até na hora de fechar um empréstimo ou solicitar um cartão de crédito, escolha o melhor para você e não qual o banco "empurra".

  • Resista a tentação

A promoção parece imperdível, mas imperdível mesmo é deixar seu orçamento no verde e poder usufruir do seu dinheiro. Faça um esforço, só compre se não tem como ficar sem o produto.

  • Cartão de crédito

A nossa dica é sempre escolher um cartão que combine com você, ou seja, que não cobre taxas que não cabem no seu bolso. Que tal usar um cartão sem ter que pagar nada a mais para fazer suas compras? Descubra aqui.

  • Pagar à vista

A maioria das lojas dão descontos em compras à vista, o que faz você economizar na maioria das suas compras. Isso evita que você parcele e comprometa os próximos meses.

Comece já!

E aí, pronto para economizar dinheiro ganhando pouco com as nossas dicas? Esperamos que tenha gostado. E qualquer dúvida, pode mandar aqui embaixo nos comentários. Até a próxima!

Compartilhe

Escrito por:

Leonardo Jacomini
Redator

Jornalista, produtor de conteúdo e apresentador. Filme ou série, série ou filme? Aliás, tem os livros também! Escolho do nada e embarco em cada história. Amo escrever sobre finanças ou coisas que ajudem as pessoas, mas a área de vídeo é onde me sinto plenamente em casa.- Fez parte do time Foregon de 2017 a 2020 -