Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Como ficam as TEDs e pagamentos de contas com os feriados antecipados

Por Thais SouzaPublicado em

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Alguns municípios brasileiros decidiram antecipar feriados de 2021 e 2022 com o objetivo de incentivar que a população fique em casa para conter o avanço do Covid-19. Com os feriados antecipados, muitos estão com dúvida em relação ao vencimento de contas e o funcionamento de transferências bancárias. Continue a leitura para entender como vai funcionar.

O que você procura?

Feriados antecipados

As principais cidades que decretaram a antecipação de feriados fazem parte dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Nesses locais não deve haver expediente nos bancos entre os dias 26 de março e 4 de abril de 2021. Veja abaixo a lista dos feriados que foram antecipados:

Feriados antecipados em São Paulo

  • Corpus Christi de 3 de junho foi antecipado para dia 26/03/2021;
  • Consciência Negra de 20 de novembro foi antecipado para 29/03/2021;
  • Aniversário de São Paulo de 25 de janeiro de 2020 foi antecipado para dia 30/03/2021;
  • Corpus Christi de 16 de junho de 2022 foi antecipado para dia 31/03/2021;
  • Consciência Negra de 20 de novembro 2022 foi antecipado para 01/04/2021.

Feriados antecipados no Rio de Janeiro

  • Feriado criado pelo projeto para o dia 26 de março;
  • Tiradentes de 21 de abril foi antecipado para o dia 29 de março;
  • Feriado de São Jorge de 23 de abril foi antecipado para o dia 30 de março;
  • Feriado criado pelo projeto para o dia 31 de março;
  • Feriado criado pelo projeto para o dia 01 de abril;
  • Sexta Feira Santa dia 02 de abril.

O que vai e o que não vai funcionar nos feriados antecipados?

Entre os dias 26 de março e 4 de abril as agências bancárias vão ficar fechadas e só voltarão a funcionar na segunda feira, dia 5 de abril. Por isso, as transferências via DOC e TED poderão ser realizadas normalmente, exceto no dia 2 de abril, feriado nacional.

Já a data de vencimento das contas não vai mudar. Você deve pagá-las até o prazo definido no boleto ou poderá ocorrer juros e, em caso de serviços, o corte no fornecimento. Geralmente, só há alteração nas datas de vencimento quando é decretado feriado bancário.

Apesar das agências estarem fechadas, os sistemas de processamento vão funcionar normalmente, como as transferências via TED, por exemplo. Por isso não terão alterações nas datas de vencimento de contas. Segundo a Febraban, nas cidades que anteciparam os feriados, os bancos devem fazer atendimento de forma digital, via celular, internet e caixas eletrônicos.

Dica Foregon

Mesmo que os sistemas de processamento operem normalmente nos feriados antecipados, o dia 2 de abril é considerado um feriado nacional e, portanto, as TEDs e DOCs não vão funcionar nesta data.

Uma alternativa para isso é utilizar o sistema de pagamento do Banco Central Pix, que além de ser gratuito para Pessoas Físicas, permite que você faça transferências e pagamentos de forma instantânea, a qualquer dia e horário.

No blog da Foregon você fica por dentro desses e outros assuntos e novidades do universo financeiro. Aproveite e leia também:

  • Será o fim do cartão físico com a chegada do Pix e Open Banking?.

Até a próxima!

Compartilhe

Escrito por:

Thais Souza
Inside Sales

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.