Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Saiba tudo sobre como funciona a conta digital!

Por Leonardo JacominiPublicado em

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

A conta digital tem como objetivo facilitar a vida dos consumidores brasileiros, de forma ágil, eficiente e com soluções práticas. Se você deseja conhecer mais detalhes sobre esse serviço financeiro, continue a leitura e saiba o que é conta digital!

O que você procura?

O que é conta digital

A conta digital oferece os mesmos serviços de uma conta corrente tradicional, que são: transferências de valores, pagamentos de contas, depósitos, saques, cheques, cartão de débito e crédito (sujeito à aprovação), bem como empréstimo, consórcios e investimentos.

Inclusive, algumas contas digitais oferecem opções como poupar dinheiro para um objetivo, rendimento automático, recargas de celular e seguros.

Pelo aplicativo da conta digital, você consegue pagar as suas contas de água, luz, internet, entre outras despesas, sem precisar sair de casa, e ainda transferir valores para outras contas, através do Pix, de forma totalmente gratuita.

Com a conta corrente digital, você também pode acessar o seu extrato e ainda entrar em contato com o atendimento do banco, dentro do próprio aplicativo, através de um chat, que na maioria das vezes funciona 24 horas por dia.

Apesar disso, é importante lembrar que, como a maioria dessas contas é oferecida por bancos digitais, os saques devem ser realizados em caixas eletrônicos 24 horas, já que essas instituições não possuem agência física.

Por outro lado, caso a conta digital seja de um banco tradicional, como o Santander ou Bradesco, por exemplo, saiba que você poderá contar com as agências físicas para realizar saques, dentre outras operações financeiras.

Diferenças entre conta digital e conta tradicional

Em relação aos serviços, a maioria das contas digitais oferecem as mesmas funções das contas correntes tradicionais.

A grande diferença mesmo está na forma de utilização da conta, que é totalmente online, e nas taxas que podem ser bem menores, quando comparadas com as dos bancos convencionais.

Grande parte das contas digitais não cobram, por exemplo:

Além disso, com o Pix, as transferências podem ser realizadas de forma totalmente gratuita, para qualquer conta, 24 horas por dia.

Outras contas ainda podem cobrar pelos serviços avulsos ou disponibilizar um limite, dependendo do pacote contratado.

Tipos de conta digital

  • Conta digital para Pessoa Física: ideal para quem gosta de resolver as pendências financeiras sem grandes burocracias e sem precisar sair de casa. Essa opção conta com taxas e tarifas mais baratas, quando comparadas com as contas dos bancos tradicionais;
  • Conta digital para Pessoa Jurídica: desenvolvida para simplificar a gestão financeira de empreendedores e microempreendedores. Dentre as vantagens estão: taxas mais baratas, emissão de boletos, acesso a cartão de débito sem anuidade e empréstimos.

Vantagens da conta digital

As contas digitais são mais práticas e mais atrativas, já que as fintechs conseguem disponibilizar praticamente todos os serviços de uma conta tradicional por valores menores ou até mesmo de forma gratuita.

Afinal de contas, já que essas empresas não possuem agências físicas e os produtos e serviços são oferecidos de forma virtual, elas não precisam desembolsar um valor significativo para manter uma grande estrutura.

Outra vantagem está na abertura da conta digital, que é relativamente mais simples, já que as fintechs não têm processos tão burocráticos e não exigem uma série de documentos, ou até mesmo o pagamento do cadastro.

Por fim, podemos citar que a última vantagem está na versatilidade das contas digitais! Existem diversas opções de contas no mercado, que atendem os mais diferentes públicos e que oferecem serviços, como:

  • Rendimento automático do dinheiro;
  • Investimentos;
  • Área de gestão financeira;
  • E programas de recompensas para trocar por produtos e serviços.

Desvantagens da conta digital

Como nem tudo são flores, as contas digitais podem oferecer algumas desvantagens, por não contarem com uma estrutura física e por causarem desconfiança em algumas pessoas.

Apesar disso, é importante lembrar que você tem à disposição todos os recursos necessários para fazer as suas movimentações em uma conta digital, e os bancos, além de se preocuparem com a inovação, são completamente seguros.

Essas instituições passam por transformações digitais constantemente para atingir estágios melhores e mais avançados, garantindo a qualidade e segurança em seus serviços.

Conta digital é segura?

Já adiantamos que sim, contas digitais que são fiscalizadas pelo Banco Central possuem a mesma segurança que contas tradicionais. Saiba mais:

Como abrir uma conta digital?

Para abrir a sua conta digital, você deve instalar o aplicativo do banco de sua preferência em seu celular e seguir todas as orientações solicitadas pela plataforma.

Tenha em mãos documentos, como: RG, CPF, nome dos pais e comprovantes de renda e residência, ambos emitidos nos últimos 90 dias.

Entenda, todo o processo de solicitação da sua conta digital é realizado pelo seu celular ou computador.

Sendo assim, o envio dos seus documentos é feito através de uma foto legível, com a câmera do seu celular, ok?

Atenção: antes de finalizar o pedido, analise bem o contrato. Após enviar a sua proposta, o banco vai analisar as suas informações e, caso seja aprovada, a sua conta digital será facilmente aberta.

No entanto, vale lembrar que se o cartão de crédito não for liberado, você receberá somente um na função débito, que pode ser usado para compras à vista e para saques nas redes correspondentes.

Negativado pode abrir conta digital?

Negativados podem ter mais dificuldades para abrir uma conta digital, já que precisam passar por uma análise, que leva em consideração histórico de pagamentos, a relação com o crédito e os hábitos de consumo.

Isso porque os bancos podem disponibilizar, junto da conta digital, crédito pré-aprovado, cartão de crédito e cheque especial. Ou seja, para que o solicitante seja aprovado, ele precisa provar ao banco que consegue honrar com os pagamentos.

A boa notícia é que não é impossível ser aprovado em uma conta digital estando negativado.

O único ponto a ser ressaltado, é que caso ele não seja aprovado no cartão de crédito, terá à disposição somente um cartão de débito para realizar suas movimentações que, inclusive, pode ser vantajoso para ganhar a credibilidade do banco.

Contas digitais – conheça

Que tal conhecer as melhores contas digitais e ainda poder abrir a sua agora mesmo? Se você já tem conta em algum banco, veja com seu gerente se há possibilidade de migrar para o digital.

Conta digital grátis
Neon
Nota da avaliação:4.5
  • MensalidadeGrátis
  • Taxa de saqueR$ 6,90
  • Cartão de débito para saques e pagamentos
  • Cartão de crédito sujeito a aprovação

Conta digital grátis
Banco PAN
Nota da avaliação:5
  • MensalidadeGrátis
  • Taxa de saqueGrátis (R$ 2,00 após 30 transações)
  • Mastercard Surpreenda também na função débito
  • Cartão de crédito sujeito a aprovação

Conta digital grátis
Banco Inter
Nota da avaliação:4.3
  • MensalidadeGrátis
  • Taxa de saqueGrátis
  • Cartão de débito para saques e pagamentos
  • Cartão de crédito sujeito a aprovação

Conta digital grátis
next
Nota da avaliação:3.9
  • MensalidadeGrátis
  • Taxa de saqueGrátis
  • Cartão de débito para saques e pagamentos
  • Cartão de crédito sujeito a aprovação

Conta digital grátis
C6 Bank
Nota da avaliação:5
  • MensalidadeGrátis
  • Taxa de saqueGrátis
  • Cartão de débito para saques e pagamentos
  • Cartão de crédito sujeito a aprovação

Quer receber as melhores ofertas de produtos financeiros?

No Portal da Foregon você pode consultar o seu score de crédito de forma totalmente gratuita e receber as melhores ofertas de cartão, conta digital e empréstimo, de acordo com o seu perfil!

Consulte o seu CPF agora mesmo para aproveitar todas as vantagens. É totalmente grátis e seguro!

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar CPF grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

Até a próxima!

Compartilhe

Escrito por:

Leonardo Jacomini
Redator

Jornalista, produtor de conteúdo e apresentador. Filme ou série, série ou filme? Aliás, tem os livros também! Escolho do nada e embarco em cada história. Amo escrever sobre finanças ou coisas que ajudem as pessoas, mas a área de vídeo é onde me sinto plenamente em casa.- Fez parte do time Foregon de 2017 a 2020 -