Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Décimo terceiro salário: saiba como gastá-lo com sabedoria

Por Guilherme GadelhaPublicado em

O fim do ano chega e logo vem aquela ansiedade pelo décimo terceiro salário. Na maioria das vezes, a vontade de gastá-lo com os nossos desejos é maior que o dinheiro que iremos receber. No entanto, saiba que é possível usar o seu décimo terceiro de maneira sábia e produtiva.

como investir décimo terceiro salario

Apesar de aparecer em uma época que proporciona mais gastos, como viagens, presentes de natal e impostos (IPVA, IPTU e afins), o décimo terceiro é um dinheiro que pode ser gasto livremente.

Mas para ter esse passe livre em mãos, é essencial manter a disciplina durante o ano todo. Caso você não faça parte desse grupo privilegiado de pessoas, é importante reavaliar os seus gastos.

Como gastar seu décimo terceiro com lazer

Viver em uma rotina por mais de um ano é algo desgastante, por isso, o décimo terceiro pode ser classificado como uma porta para momentos de descobertas e descanso. Se o seu desejo é sossego, a criação de um fundo para viagens é uma boa ideia.

Para aproveitar bem a sua viagem, é fundamental planejá-la. Essa etapa é indispensável para não comprometer o seu orçamento. Você também pode criar um fundo específico para acumular mais dinheiro. Apesar de existirem outras opções, a aplicação no Tesouro Direto é uma excelente opção.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

O que não fazer com o décimo terceiro?

Antes de tudo, é indispensável entender que o décimo terceiro não se trata de dinheiro extra. Se a sua situação financeira está difícil por conta de algumas dívidas em atrasos – ou em dia – é importante reservar essa verba para quitá-las.

Investí-lo todo na poupança também não é uma boa alternativa. Por conta do rendimento mínimo, é preciso encontrar outras formas de aplicar o seu dinheiro. Como já falamos acima, o Tesouro Direto pode ser a melhor opção para você hoje.

Aplicar o seu dinheiro em algum curso profissionalizante também é uma ótima escolha. Investir em você mesmo é uma forma de proporcionar um salário mais interessante no futuro.

Por fim, é importante ficar atento para não começar o ano no vermelho. Se você já está no vermelho e deseja melhorar a sua vida financeira, é só clicar aqui para conferir mais dicas nossas.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Guilherme Gadelha

Publicitário e Redator na Foregon. Gosta do universo financeiro e tem a escrita como hobby e profissão.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Como saber se uma instituição financeira é confiável?

Conheça os 3 bancos que mais liberam limite de crédito

Como eliminar restrições no CPF e ficar com o nome limpo

Erro X5 na Caixa: o que é e como resolver?

Saiba como aproveitar as férias com pouco dinheiro

BBB22: quanto custa e como assinar o pay-per-view?

Aprenda organizar seu dinheiro com o Finanças+ do BTG+

IPTU 2022: saiba quais são os aumentos e descontos para algumas capitais do país