Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Décimo terceiro salário: saiba como gastá-lo com sabedoria

Por Guilherme GadelhaPublicado em

O fim do ano chega e logo vem aquela ansiedade pelo décimo terceiro salário. Na maioria das vezes, a vontade de gastá-lo com os nossos desejos é maior que o dinheiro que iremos receber. No entanto, saiba que é possível usar o seu décimo terceiro de maneira sábia e produtiva.

como investir décimo terceiro salario

Apesar de aparecer em uma época que proporciona mais gastos, como viagens, presentes de natal e impostos (IPVA, IPTU e afins), o décimo terceiro é um dinheiro que pode ser gasto livremente.

Mas para ter esse passe livre em mãos, é essencial manter a disciplina durante o ano todo. Caso você não faça parte desse grupo privilegiado de pessoas, é importante reavaliar os seus gastos.

O que você procura?

Como gastar seu décimo terceiro com lazer

Viver em uma rotina por mais de um ano é algo desgastante, por isso, o décimo terceiro pode ser classificado como uma porta para momentos de descobertas e descanso. Se o seu desejo é sossego, a criação de um fundo para viagens é uma boa ideia.

Para aproveitar bem a sua viagem, é fundamental planejá-la. Essa etapa é indispensável para não comprometer o seu orçamento. Você também pode criar um fundo específico para acumular mais dinheiro. Apesar de existirem outras opções, a aplicação no Tesouro Direto é uma excelente opção.

O que não fazer com o décimo terceiro?

Antes de tudo, é indispensável entender que o décimo terceiro não se trata de dinheiro extra. Se a sua situação financeira está difícil por conta de algumas dívidas em atrasos – ou em dia – é importante reservar essa verba para quitá-las.

Investí-lo todo na poupança também não é uma boa alternativa. Por conta do rendimento mínimo, é preciso encontrar outras formas de aplicar o seu dinheiro. Como já falamos acima, o Tesouro Direto pode ser a melhor opção para você hoje.

Aplicar o seu dinheiro em algum curso profissionalizante também é uma ótima escolha. Investir em você mesmo é uma forma de proporcionar um salário mais interessante no futuro.

Por fim, é importante ficar atento para não começar o ano no vermelho. Se você já está no vermelho e deseja melhorar a sua vida financeira, é só clicar aqui para conferir mais dicas nossas.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Guilherme Gadelha

Publicitário e Redator na Foregon. Gosta do universo financeiro e tem a escrita como hobby e profissão.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Guia Completo dos Bancos: Tudo o que você Precisa Saber

CDI, SELIC ou IPCA: Conheça os Indexadores dos Investimentos

Bolsa Americana: saiba como Investir no Exterior

Evite Multas: Saiba Declarar Imposto de Renda MEI

É Preciso Incluir Pensão Alimentícia no Imposto de Renda?

Sonegação de Impostos: como Evitar Problemas com a Receita

Conheça 5 opções de Investimentos de alto Retorno para Jovens

Foregon: Como usar a Plataforma para Planejar suas Finanças?