Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Melhores Cidades Para se Viver no Brasil em 2024: Guia Completo

Escrito por Thais Souza

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Quando se trata de escolher um novo lugar para viver, existem inúmeras considerações a serem feitas. A qualidade de vida é um dos fatores mais importantes a se levar em conta, e o Brasil oferece uma ampla gama de opções. Neste guia, exploraremos as melhores cidades para se viver no Brasil em 2024, com base no Ranking Connected Smart Cities. Desde metrópoles movimentadas até paraísos naturais, o Brasil tem algo para todos os gostos.

Se você está procurando uma cidade que combine uma ótima qualidade de vida com oportunidades de carreira, educação de qualidade e um ambiente seguro, o Brasil oferece várias opções excelentes. O Ranking Connected Smart Cities, realizado pela Necta e Urban Systems, é uma ferramenta valiosa para avaliar o potencial de várias cidades em todo o país.

Este ranking leva em consideração 75 indicadores em 11 eixos temáticos diferentes, incluindo urbanismo, economia, educação, empreendedorismo, energia, governança, mobilidade, segurança, meio ambiente, tecnologia & inovação e saúde.

O que você procura?

As Melhores Cidades para se Viver no Brasil em 2024

1. Curitiba (PR)

Curitiba, no Paraná, lidera o Ranking Connected Smart Cities entre as cidades com mais de 500 mil habitantes. Além de sua excelente classificação geral, a cidade é uma potência em empreendedorismo, ocupando o primeiro lugar nesse eixo. A capital paranaense também se destaca em tecnologia & inovação, saúde e mobilidade. Além disso, Curitiba é famosa por sua sustentabilidade, com mais de 30 parques e bosques, tornando-a a cidade mais sustentável da América Latina.

2. Florianópolis (SC)

Florianópolis, a "Ilha da Magia," é uma cidade que proporciona uma rara harmonia entre vida urbana e natureza intocada. Seu ambiente empreendedor, segurança sólida, cuidados de saúde de qualidade e uma crescente cena de inovação tecnológica a tornam uma escolha atraente. Com 42 praias deslumbrantes, essa cidade oferece um estilo de vida excepcionalmente equilibrado para aqueles que valorizam a conexão com o mar e a natureza.

3. São Paulo (SP)

São Paulo, a megacidade da América Latina, é o epicentro financeiro do Brasil, oferecendo um cenário movimentado repleto de oportunidades profissionais e acesso a serviços de alta qualidade. Liderando nos indicadores de economia e mobilidade no Ranking Connected Smart Cities, a cidade cativa aqueles que buscam uma vida agitada e repleta de opções.

4. Campinas (SP)

Campinas, no interior de São Paulo, oferece uma excelente qualidade de vida. Com uma economia robusta, educação de alto padrão e um ambiente empreendedor, é a escolha perfeita para quem deseja uma vida tranquila sem abrir mão de oportunidades de crescimento.

5. Brasília (DF)

Brasília, a capital do Brasil no Distrito Federal, é renomada por seu planejamento urbano singular. Destaca-se pela mobilidade eficiente, um ambiente empreendedor dinâmico e uma crescente cena de tecnologia e inovação, tornando-a uma escolha sólida para aqueles em busca de uma cidade bem conectada e moderna.

6. São Caetano do Sul (SP)

São Caetano do Sul, em São Paulo, ostenta o título de cidade mais segura do Brasil e lidera em educação. A qualidade de vida na cidade é notável, refletida nos impressionantes índices de longevidade, tornando-a uma escolha privilegiada para aqueles que valorizam segurança e excelência educacional.

7. Vitória (ES)

Vitória, situada no Espírito Santo, brinda seus moradores com uma paisagem que combina praias deslumbrantes e uma rica geografia. A cidade se destaca em saúde, garantindo acesso a serviços médicos de qualidade, e educação sólida. Essa combinação proporciona um estilo de vida equilibrado, onde a natureza e bem-estar se entrelaçam, tornando Vitória uma opção de vida excepcional.

8. Barueri (SP)

Barueri, parte da região metropolitana de São Paulo, se destaca como uma das maiores economias do Brasil, proporcionando um ambiente rico em oportunidades de negócios. A cidade também se classifica de forma sólida em educação e mobilidade, atraindo aqueles que buscam prosperidade e qualidade de vida.

9. Santos (SP)

Santos, localizada na costa de São Paulo, é um oásis de qualidade de vida. Ela lidera em urbanismo e meio ambiente, oferecendo uma orla espetacular e preservada. Com seus famosos Jardins da Orla e um ambiente propício à saúde, Santos é uma escolha notável para aqueles que buscam bem-estar e um estilo de vida à beira-mar.

10. Balneário Camboriú (SC)

Por fim, Balneário Camboriú, uma cidade turística, encanta com sua paisagem urbana singular. Liderando em meio ambiente e governança, a cidade oferece um estilo de vida equilibrado com fácil acesso às praias. Com uma classificação impressionante, Balneário Camboriú se destaca como uma das melhores cidades para se viver, especialmente para aqueles que desejam a tranquilidade de uma cidade à beira-mar.

Conclusão

Escolher a cidade certa para morar é uma decisão importante, e o Brasil oferece uma ampla variedade de opções, cada uma com seu próprio charme e vantagens. O Ranking Connected Smart Cities é uma ferramenta valiosa para avaliar as cidades com base em diversos indicadores. Independentemente de suas preferências, você pode encontrar uma cidade no Brasil que atenda às suas necessidades e ofereça uma excelente qualidade de vida.

Compartilhe

Escrito por:

Thais Souza
Inside Sales

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.