Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Dicas de organização doméstica e economia

Por Leonardo JacominiPublicado em

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Você é uma pessoa que sempre arranja uma desculpa para arrumar as coisas depois? Ou mesmo aquela que na hora da faxina vive reclamando que tudo está uma bagunça e que seu sonho era ter alguém para fazer esse trabalho? Então vem ver essas dicas de organização doméstica!

Eu te entendo, não é fácil, muito menos barato ter uma diarista ou contratar uma empregada doméstica. O negócio é encarar o serviço. Mas, você sabia que esse trabalho pode ficar um pouco mais fácil?

Para pessoas organizadas, aquelas ao extremo, algumas coisas aqui podem parecer normais. Agora, se você anda com a vida corrida e a organização não é tão amiga assim, vem comigo!

E você que nos conhece, já sabe, se está chegando agora, saiba que o Foregon Edu tem uma missão bem especial, te ajudar! Todos nossos posts são pensados em pessoas assim como eu e você, que precisam de ajuda de verdade e não aquelas dicas mirabolantes para ficar rico.

Por isso, além de saber mais sobre organização doméstica, você vai saber de um jeito fácil, como economizar no seu dia a dia, aí na sua casa.

Quer aprender? Então ligue o botãozinho da atenção e bora colocar tudo em prática!

O que você procura?

Organização doméstica e economia na prática

Sem condições para contratar uma pessoa que faça a limpeza de casa? Não tem problema. Você pode economizar com algumas dicas de organização doméstica. Olha só:

Fazer um pouco por vez

A gente costuma ter o dia da faxina né? Então, ela continua e é importante. Mas, você pode deixar mais fácil. Fazendo um pouco por vez, você tira aquele grosso da sujeira ou até elimina algum cômodo.

Num dia você pode descongelar a geladeira, no outro limpa a cozinha, um dia de tarde é a vez do banheiro e no outro do quarto. São minutinhos, por isso é difícil cansar. Mas, vale a pena depois!

Chegou final de semana ou aquele feriado e é dia de faxinar geral? Certamente você vai acabar mais cedo e não vai ter aquele cansaço de sempre! Segue essa dica e depois conta pra mim!

Cada coisa em seu cômodo

Se aproveitar um momento do dia para arrumar um cantinho por vez já faz a diferença, imagina não ter que perder um tempão levando as coisas para seus devidos lugares?

Vai para a cozinha? Dê uma olhada se não deixou nada na sala. Se ver um copo, leve para a cozinha. Ou se deixou uma roupa usada no quarto, leve para o cesto. Deixando tudo no lugar, na hora da faxina, você economiza tempo e esforço!

Esse é uma dica para começar a mudar o seu olhar e comportamento. Crie este hábito, de sempre que ir para outro cômodo, olhar para onde você está e ver se tem algo que não pertence a ele.

Cuidado com a tralha

Quem junta tralha sabe o quanto é chato ficar separando o que é importante daquilo que pode ir para o lixo. Mas, como você já deve imaginar, outra dica importante para que isso acabe de vez, é cortar esse hábito de levar tralha para casa.

Panfleto de propaganda, cartãozinho de visita, papel com anotações, moedas e aquelas lembrancinhas. Tudo isso vira um bolo só, quer dizer, tudo fica espalhado por aí na casa.

Então, antes de levar para a casa ou guardar no carro, jogue no lixo os papéis que não serão utilizados. Guarde todas suas moedas em um só lugar (tem gente que tem mó grana e nem sabe). E aquelas lembrancinhas que a gente ganha, se for para encher a sua estante, melhor doar para alguém.

Ninguém merece encher a casa de tralha, de coisas que a gente junta o dia inteiro e ir "escondendo" em casa. Na hora de limpar, fica bem difícil tirar tudo do lugar ou mesmo separar o que vale a pena ficar ou não.

Aposte nos organizadores

Sabe aquelas caixas organizadoras e cestinhos? Elas podem salvar a sua organização doméstica.

Imagina que todos os seus potes estejam guardados em uma caixa plástica dentro do armário? Você só vai precisar tirar a caixa, limpar o espaço e devolver a caixa com os potes. Não precisa perder tempo procurando tampas e nem tirando pote por pote.

Os brinquedos dos seus filhos também entram no jogo dos organizadores. Eles evitam que tenham coisas espalhadas por aí, e você de quebra, já ensina a criançada a se organizar.

E que tal aprender economizar em casa?

Economizar em casa não é difícil

Viu como foi fácil fazer a sua organização doméstica sem gastar muito né, na verdade nem precisa gastar. Agora, você vai ver dicas que também são fáceis de colocar em prática para ter mais dinheiro no final do mês.

Prepare sua refeição com antecedência

Preparar o que você vai comer antes te economiza dinheiro e tempo. Preparar antes a sua refeição, diminui o consumo de gás, por exemplo, além do seu tempo. Você pode aproveitar para cozinhar antes e deixar congelado, Depois é só esquentar.

Outra maneira de economizar cozinhando antes, é preparar suas marmitas para o trabalho. Assim, não é preciso gastar comendo fora todos os dias, além de saber que tem qualidade.

Arrume seus armários e despensa

Já se deparou com a seguinte situação, de comprar um produto no supermercado e chegar em casa e já ter o que você comprou no armário ou na geladeira? Então, isso te faz gastar dinheiro sem necessidade.

Para economizar em casa e ainda trabalhar a organização doméstica, arrumar o armário, despensa, geladeira e afins é um ótimo exercício. Muita gente nem se liga, mas no final do mês dava para economizar. Além de não ter desperdício.

Então fica a dica preciosa. Antes de ir ao supermercado, veja se o que você precisa já não está ali, escondido em casa mesmo. Ah, outra dica bem legal para economizar é fazer suas compras sempre com lista, assim você evita de levar o que não precisa ou ficar perdendo tempo no mercado.

Saiba escolher seus eletrodomésticos

Tem gente que chega na loja e leva o primeiro que ver, ou pelo menor preço. Isso pode te fazer perder dinheiro, tanto na compra, como depois. Você tem ideia porque?

Para fazer uma boa compra de um eletrodoméstico, é preciso fazer um equilíbrio antes. O legal, é colocar na balança o preço, consumo e marca.

Quem compra um produto que utiliza muita energia, poderia economizar comprando um produto um pouco mais caro, mas que gasta menos. O preferível é sempre optar pelo selo A de economia. Geralmente, ele fica colado no eletro.

Um ar condicionado inverter pode ser mais caro, mas você vai se beneficiar com o tempo. A economia dele vale muito a pena, já que utiliza de uma tecnologia que gasta bem menos energia.

Então já sabe, para economizar em casa com novos aparelhos, coloque na balança e equilibre entre o preço, qualidade, economia.

E para a fome que sempre aparece…

No mundo de hoje que tudo fica mais fácil, pedir comida é bem mais cômodo, só precisa de um celular. Fique atento, aí mora o perigo! Para aquela fome que sempre aparece, tenho uma dica boa e que eu utilizo!

No supermercado, aquelas comidinhas mais rápidas costumam ser mais baratas. Então, aproveite para comprar aquelas "besteirinhas" para a hora da fome. Deixe ali no armário e só utilize em caso de fome extrema.

Lembrando que dá para ser saudável também. Basta comprar os produtos e preparar em casa. Sabia que um ovo, duas colheres de farinha de tapioca e uma pitada de sal, misturando tudo e colocando na frigideira dá um ótimo lanche?

Procure na internet essas receitas de lanches rápidos. Você economiza muito dinheiro no final do mês com comida, já que é bem fácil pedir pelo celular e a gente só vê o estrago no final do mês.

Que tal começar a praticar essas dicas para deixar a sua casa mais organizada e você com dinheiro no bolso? Garanto que você vai se acostumar e ver bons resultados!

Que tal saber mais sobre economia doméstica? Tem um link com dicas especiais aqui!

Te espero nos próximos posts hein!

Compartilhe

Escrito por:

Leonardo Jacomini
Redator

Jornalista, produtor de conteúdo e apresentador. Filme ou série, série ou filme? Aliás, tem os livros também! Escolho do nada e embarco em cada história. Amo escrever sobre finanças ou coisas que ajudem as pessoas, mas a área de vídeo é onde me sinto plenamente em casa.- Fez parte do time Foregon de 2017 a 2020 -