Entenda como funciona a carteira digital Mercado Pago
O Mercado Livre conquistou o seu espaço como um dos maiores e-commerces do Brasil, e pensando nos vendedores e consumidores, ampliou seu negócio para o Mercado Pago. O saldo acrescentado na carteira digital possibilita compras em diversas lojas além de oferecer serviços como recargas de celular. Para entender ainda mais sobre a carteira digital do Mercado Livre, continue a leitura.

O que você procura?
O que é o Mercado Pago?
O Mercado Pago é uma plataforma online do Mercado Livre que faz a intermediação entre o vendedor individual e o comprador. Atualmente, essa plataforma está disponível para países da América Latina (Argentina, Brasil, Venezuela, México, entre outros). São oferecidos aos clientes modalidades de pagamentos em boleto, dinheiro e cartão de crédito ou débito.
Semelhante ao Paypal, seu funcionamento também ocorre como uma carteira virtual, no qual é possível adicionar um grande número de cartões de crédito ou pagamentos em outras formas digitais.
O Mercado Pago está disponível tanto no site como em aplicativos para smartphone (Android e iOS). Ele pode ser usado como forma de pagamento em sites parceiros ou para compras de produtos no Mercado Livre. Além disso, também é possível pagar o abastecimento de combustível das bombas Shell, recarregar o celular ou bilhete de transporte público, entre outras funcionalidades.
Mercado Pago: como funciona para comprador
Os compradores não precisam se preocupar com seus dados, pois eles estão protegidos e encriptados ao realizar compras online. Outra garantia oferecida pelo Mercado Pago, é que ao comprar pelo Mercado Livre, o cliente pode ficar tranquilo, pois o vendedor só poderá utilizar o dinheiro quando o produto for recebido e avaliado.
Inclusive, as compras podem ser parceladas em até 24x. Para utilizar o serviço como carteira digital, é preciso pagar um boleto não pertencente a nenhum comércio e o dinheiro estará na conta.
Mercado Pago: como funciona para o vendedor
A disponibilidade do Mercado Pago não acontece somente para o Mercado Livre, pois os vendedores podem oferecer essa forma de pagamento no seu e-commerce, mesmo quando ele estiver hospedado em sites parceiros. A forma que os pagamentos serão recebidos são definidos pelos vendedores, que podem escolher via e-mail, no próprio site ou no aplicativo para celular.
O Mercado Pago está automaticamente inserido na plataforma do Mercado Livre e para a segurança do vendedor, ele também está protegido contra fraudes.
Como pagar com QR Code
Agora é possível pagar uma compra por QR Code usando somente o celular. Essa modalidade exige somente que o cliente tenha o aplicativo instalado no celular e use a função nas lojas físicas parceiras. Essa novidade mostra que não é mais necessário andar com cédulas de dinheiro ou cartão de crédito no bolso, pois o pagamento pode ser feito pela carteira digital do Mercado Pago.
Como usar o cartão pré-pago do Mercado Pago?
O cartão pré-pago do Mercado Pago não possui anuidade, tarifa de ativação e não depende do solicitante ter conta em banco, pois ele está ligado diretamente à carteira virtual. Os saques podem ser realizados, no entanto, há uma taxa de R$9,90 por operação. Para utilizá-lo, caso não faça vendas no Mercado Livre, é preciso recarregar a carteira digital via boleto.
Como usar a maquininha Mercado Point?
O Mercado Pago também faz vendas de maquininhas de pagamentos para empresas. Para ter acesso a uma, é preciso ter uma conta na plataforma, fazer o cadastro e solicitar a entrega. Atualmente, existem três modelos disponíveis:
- Point Smart: seu principal diferencial está na duração de sua bateria;
- Point Pro 2: essa maquininha possibilita que sejam imprimidos comprovantes;
- Point Mini: geralmente utilizada para usar junto com o celular.
Quais são as taxas cobradas pelo Mercado Pago?
Para vendas online realizadas por meio do próprio e-commerce ou redes sociais as taxas pagas pelo vendedor são:
- Pagamento realizado com cartão de crédito e dinheiro do Mercado Pago: para receber na hora (4,99%), para receber em 14 dias (4,49%), para receber em 30 dias (3,99%);
- Pagamento realizado com cartão de débito virtual: apenas recebimento na hora (3,99%);
- Pagamento realizado via boleto: para receber em até 3 dias existe a cobrança de R$ 3,49;
- Pagamento realizado via Pix: 0,99%
No caso de vendas realizadas no Mercado Livre, o vendedor deve ficar atento às tarifas cobradas no e-commerce, pois elas podem variar de acordo com os produtos vendidos.
Descomplicamos?
Conseguiu entender como funciona a carteira digital do Mercado Livre? Se sim, não esqueça de clicar no "like". Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, faça um comentário. Até breve!
Deixe seu comentário