Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Não Cumprir Aviso Prévio Desconta Quanto do Acerto?

Por Camila SilveiraPublicado em

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Se você pretende sair do seu atual emprego, saiba que é necessário comunicar a empresa com, no mínimo, 30 dias de antecedência para garantir a segurança de ambas as partes. Esse prazo tem o objetivo de ajudar todos os envolvidos no processo de demissão e é o que denominamos de aviso prévio. Mas, o que acontece se você faltar no aviso prévio? Saiba mais neste artigo.

Quer solicitar o desligamento no seu trabalho, mas não sabe se vai receber o FGTS? Saiba que existem 4 formas de sacar seu benefício sem precisar ser demitido.

O que acontece se faltar durante o aviso prévio?

No caso do aviso prévio trabalhado, o funcionário pode escolher entre trabalhar duas horas a menos por dia ou não ir nos últimos sete dias do prazo. Portanto, nessa situação, há a possibilidade de faltar durante o aviso, caso contrário, o trabalhador não poderá deixar de cumprir com a obrigação.

Entenda que, durante o período de aviso, as obrigações permanecem. O empregador continua pagando o salário, concedendo intervalos e mantendo o ambiente de trabalho saudável. No caso do funcionário, ele continua prestando os serviços, cumprindo a jornada e respeitando todas as normas da empresa.

O profissional que faltar durante o aviso prévio, correrá o risco de sofrer descontos no salário, quando for o momento de receber a rescisão. Além disso, caso as faltas sejam excessivas, pode haver outras advertências, suspensão e até mesmo demissão por justa causa.

E aí, descomplicamos?

É importante tomar cuidado com esse fator para não provocar maiores problemas envolvendo o seu perfil profissional. Caso você não queira cumprir o aviso prévio após solicitar o desligamento da empresa, entre em contato com o seu empregador e tente negociar um acordo, para que nenhuma das partes sofram prejuízos.

Restou alguma dúvida? Deixe um comentário e até a próxima!

Compartilhe

Escrito por:

Camila Silveira
Redatora júnior

Seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.