Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

O que acontece se eu faltar no aviso prévio?

Por Camila SilveiraPublicado em

O desligamento de um profissional pode causar uma quebra de contrato entre a empresa e o funcionário. E, nesse caso, cabe a parte interessada comunicar com, no mínimo, 30 dias de antecedência para garantir a segurança de ambas as partes. Esse prazo tem o objetivo de ajudar todos os envolvidos no processo de demissão e é o que denominamos de aviso prévio.

Muitas dúvidas permanecem durante o processo de desligamento de um profissional e dentre elas está: o que acontece se eu faltar no aviso prévio? Nesse artigo, você vai conferir quais são as consequências de não cumprir essa obrigação, e como resultado, evitar maiores problemas envolvendo o seu perfil profissional.

O que acontece se faltar durante o aviso prévio?

No caso do aviso prévio trabalhado, o funcionário pode escolher entre trabalhar duas horas a menos por dia ou não ir nos últimos sete dias do prazo. Portanto, nessa situação, há a possibilidade de faltar durante o aviso, caso contrário, o trabalhador não poderá deixar de cumprir com a obrigação.

Entenda que, durante o período de aviso, as obrigações permanecem. O empregador continua pagando o salário, concedendo intervalos e mantendo o ambiente de trabalho saudável. No caso do funcionário, ele continua prestando os serviços, cumprindo a jornada e respeitando todas as normas da empresa.

O profissional que faltar durante o aviso prévio, correrá o risco de sofrer descontos no salário, quando for o momento de receber a rescisão. Além disso, caso as faltas sejam excessivas, pode haver outras advertências, suspensão e até mesmo demissão por justa causa.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

E aí, descomplicamos?

É importante tomar cuidado com esse fator para não provocar maiores problemas envolvendo o seu perfil profissional. Caso você não queira cumprir o aviso prévio após solicitar o desligamento da empresa, entre em contato com o seu empregador e tente negociar um acordo, para que nenhuma das partes sofram prejuízos.

Restou alguma dúvida? Deixe um comentário e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Como cadastrar cartões no PayPal?

Ter vários cartões de crédito pode impactar no score de crédito?

Segurança: saiba como proteger os aplicativos de bancos no celular

Samsung Pay e Google Pay: qual a diferença entre as carteiras digitais?

Plataforma de crédito em cloud: o que é e como funciona?

6 dicas para identificar se o boleto bancário é falso

Minhas Finanças: entenda como organizar a vida financeira no aplicativo

É possível pagar multas com cartão de crédito?