Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Como Receber o Benefício do INSS pela Conta Corrente?

Escrito por Janaína Tavares

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Chegou a hora de receber a sua aposentadoria ou pensão do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mas não quer sair de casa para evitar filas? Fique tranquilo! Desde abril de 2020, já é possível receber o benefício pela conta corrente, para todos aqueles que possuem o cartão magnético do INSS.

Caso queira saber como solicitar a transferência do pagamento para depósito em conta corrente, basta acompanhar a leitura do nosso artigo e conferir todas as dicas que preparamos para você.

O que você procura?

Como receber o benefício INSS pela conta corrente?

Para fazer essa mudança e ter a comodidade de receber o benefício do INSS pela sua conta corrente, basta seguir as nossas dicas:

  1. Entre no site do Meu INSS ou no aplicativo (iOS e Android);
  2. Faça seu login na plataforma escolhida;
  3. Caso ainda não tenha um cadastro, clique em "Cadastrar senha";
  4. Assim que você fizer isso, insira o CPF e a senha nos campos solicitados;
  5. Logo em seguida, será preciso solicitar uma alteração direto ao INSS, já que ele é responsável por permitir que você receba o benefício pela conta corrente;
  6. Portanto, na tela inicial, selecione "Agendamentos/solicitações";
  7. Crie um novo pedido;
  8. Feito isso, você verá na tela todos os serviços gratuitos disponíveis. Caso prefira, digite no campo de busca o serviço do seu interesse "Atualização para manutenção de Benefício e outros serviços";
  9. Clique em "Transferir benefício para conta corrente";
  10. Por fim, coloque agora as informações sobre a conta bancária.

Como funciona o recebimento do INSS pela conta corrente?

O recebimento do benefício INSS pela conta corrente surgiu como uma alternativa para evitar aglomerações nas unidades lotéricas, terminais de autoatendimento Caixa ou nos Correspondentes Caixa Aqui.

Essa possibilidade foi viabilizada pela Portaria nº 543, publicada em  27 de abril desse ano no Diário Oficial da União (DOU), que autoriza a transferência do pagamento de benefícios para modalidade de conta corrente.

Com essa mudança, quem recebe o benefício com o auxílio do cartão magnético pode optar por ter a aposentadoria ou pensão via conta corrente. Para isso, é necessário que a conta esteja no mesmo nome do titular do benefício.

Vale a pena receber o benefício do INSS pela conta corrente?

Como explicamos anteriormente, o recebimento do benefício via conta corrente surgiu para evitar aglomerações devido à pandemia do coronavírus.

Sendo assim, mesmo que o período de isolamento social já tenha acabado na sua cidade, você pode continuar recebendo sua aposentadoria ou pensão pela conta bancária.

Fora isso, essa é uma oportunidade que traz outras vantagens para os beneficiários:

  • O dinheiro disponível na conta corrente pode ser movimentado e utilizado online, ou seja, quando você quiser;
  • Pelo recebimento em conta corrente, você tem a chance de fazer a gestão do saldo disponível com maior facilidade.

Conteúdos que você precisa conhecer

Fique com a gente a aproveite esse momento para ler outros artigos da Foregon:

Descomplicamos?

Esperamos que você tenha gostado do nosso conteúdo. Em casos de dúvidas ou sugestões, envie seu comentário para que possamos responder. Até a próxima!

Compartilhe

Escrito por:

Janaína Tavares
Redatora

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.