Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Modelo de orçamento: saiba como fazer um plano financeiro

Escrito por Thais Souza

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Se você possui objetivos financeiros como: ter estabilidade financeira, fazer uma viagem ou pagar dívidas, saiba que, fazer um orçamento pessoal ou familiar é um fator importantíssimo para conquistar seus objetivos. Neste artigo vamos te ensinar a fazer um modelo de orçamento perfeito para você.

O que você procura?

O que é orçamento pessoal ou familiar?

O orçamento pessoal ou familiar nada mais é do que um resumo das suas despesas e objetivos a alcançar, uma espécie de planejamento financeiro feito para facilitar a conquista de objetivos. 

De maneira mais simples, o orçamento te ajuda a organizar as suas despesas e dessa forma, você consegue ter tudo na ponta do lápis e não corre o risco de se endividar. É o melhor caminho para se ter clareza, com ele você tem total controle do que vai gastar e o que vai economizar. 

Como fazer um orçamento? 

  1. Defina seus objetivos

Comece traçando seus objetivos, por exemplo: ter autoconhecimento dos seus hábitos de consumo, comprar um carro ou sair das dívidas. Você pode ter mais de uma meta, desde que todas elas estejam na ponta do lápis. 

   2. Saiba quanto você ganha e quanto gasta 

Anote todos os seus ganhos mensais em um caderno. Nessa etapa entram ganhos como: salário, pensão, aluguel, etc.  

Agora você precisa entender quais são seus gastos indispensáveis, aqueles fixos, sabe? Conta de luz, internet, aluguel, etc.

Depois você vai separar os gastos menos importantes, aqueles que não vão fazer falta 
para você no final do mês. Exatamente esses gastos menos importantes que fazem toda a diferença no nosso dinheiro. 

Você não precisa se privar de fazer coisas que gosta, mas é importante que esses gastos sejam programados por você. Separe um dinheirinho apenas para isso, e no final do mês você saberá para onde foi o seu dinheiro. O segredo, portanto, está na organização! 

3. Equilibre seus gastos

Quando você tiver o conhecimento real do quanto você gasta, é provável que você queira reajustá-los, e é aí que o orçamento entra para simplificar sua vida. 

Ter controle do quanto você ganha e gasta é o start que vai te ajudar a ter mais controle financeiro e futuramente conquistar todos os seus objetivos. 

Onde fazer meu orçamento? 

Após reunir todas essas informações, é importante que você as organize em um só lugar, dessa forma você consegue manter o controle do seu orçamento de forma prática. Você pode usar um caderno, aplicativos para celular ou planilhas. 

Existem alguns aplicativos bem fáceis de usar que te mostram para onde vai o seu dinheiro, tudo dividido em categorias, como: gastos mensais com aplicativo de transporte, alimentação, etc. São eles: 

Saiba muito mais sobre como organizar a sua vida financeira no nosso blog: 

E você, já fez orçamento financeiro? Conte para nós como foi a experiência. 

Até a próxima! 

Compartilhe

Escrito por:

Thais Souza
Inside Sales

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.