Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

O que é Necessário para Abrir uma Conta Salário?

Escrito por Claudia Borges

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

A conta salário é um direito que o trabalhador possui, para receber seus pagamentos mensais sem que haja cobrança de taxas ou juros. Precisa abrir a sua e está com dúvidas? Veja o conteúdo a seguir, vamos explicar melhor como ela funciona.

O que você procura?

O que é necessário para abrir uma conta salário?

Conta salário é uma conta no banco cujo diferencial está na forma que ela é aberta: exclusivamente por solicitação da sua empresa. Para isso, é preciso que a empresa forneça uma carta de abertura de conta, assim o colaborador pode levar até a agência bancária e fazer todo o procedimento.

A maior vantagem dessa modalidade de conta é que ela não possui taxas de abertura ou de manutenção mensal. Para abrir a sua, você deve ir até o banco e procurar o gerente com os seguintes documentos:

  • Documento oficial com foto;
  • Comprovante de residência;
  • Carta de abertura de conta (deve ser fornecida pela empresa).

Quais são as limitações da conta salário?

Por ser uma conta simples, as funções dela são limitadas, então com uma conta salário só é possível realizar as seguintes transações:

  • Saques;
  • Compras com cartão na função débito;
  • Transferência apenas para outra conta de mesma titularidade.

Se você já possui conta corrente, pode pedir a portabilidade de salário. Desta forma, o seu salário é transferido automaticamente para a sua outra conta, no mesmo banco ou não, sem cobrança de taxas, sempre que for depositado.

Além das limitação da conta, ela possui limites de operações que podem variar conforme o seu banco, mas em regra são os seguintes:

  • 5 saques a cada crédito realizado pela empresa pagadora;
  • 2 extratos por mês, contento toda informação dos 30 dias;
  • 2 consultas de saldo por mês.

Qualquer operação que exceder esse número de movimentações, será cobrado de acordo com a tabela de cada banco.

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário abaixo.

Até a próxima.

Conteúdos Relacionados

Compartilhe

Escrito por:

Claudia Borges
Redatora

Estudante de Jornalismo e estagiária de Redação na Foregon. Alia seu conhecimento na área administrativa com sua paixão por escrever e sempre busca agregar conhecimento em seus textos.