Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

O que é taxa de manutenção de conta corrente?

Por Camila SilveiraPublicado em

Ao entender como alguns trâmites bancários funcionam, você acaba evitando gastos desnecessários, principalmente quando é referente a uma cobrança, como a taxa de manutenção de conta corrente.

Para quem não sabe, essa taxa só pode ser cobrada quando há um aviso prévio por parte do banco e quando há consentimento por parte do cliente. Além disso, existe o pacote de serviços essenciais e gratuitos, determinado pelo Banco Central, justamente para que ninguém seja obrigado a pagar a taxa de manutenção para os bancos.

Veja como a taxa de manutenção de conta corrente funciona, saiba quais contas não cobram esse tipo de serviço e como economizar agora mesmo!

O que você procura?

Taxa de manutenção de conta corrente: o que é?

A taxa de manutenção de conta corrente é uma cobrança feita para os clientes que utilizam serviços que vão além dos básicos oferecidos pelos bancos

Sabendo disso, essa é uma taxa que não se aplica a clientes que fazem poucas movimentações financeiras, não estando inclusa em contas poupança e salário, por exemplo. No caso de cobrança em conta corrente, o valor da taxa pode ser consultado através do site do banco em questão.

As instituições financeiras costumam oferecer pacotes para conta corrente e os clientes pagam uma mensalidade que varia entre R$ 10 e R$ 100. Apesar disso, um dos pontos negativos de contratar esse tipo de serviço é que o cliente poderá pagar por serviços bancários que não utiliza.

O pacote essencial, que por sua vez é pouco oferecido pelos bancos, está disponível para os correntistas gratuitamente. Quando isso se torna conhecido, muitos preferem cancelar a taxa de manutenção da conta corrente e migrar para os serviços básicos.

Vale ressaltar que a taxa de manutenção ainda é cobrada em contas inativas, ou seja, quando a pessoa deixa de utilizar a conta bancária. Uma conta pode levar até seis meses para ser considerada inativa. Somente após esse período, o banco a encerra e não cobra por mais nenhum serviço.

Contas que não cobram taxa de manutenção

  • Conta salário: o Banco Central não permite a cobrança de tarifas bancárias para este tipo de conta. Para quem usa a conta salário, o banco tem o dever de fornecer dois extratos bancários, cartão magnético, duas consultas ao saldo e cinco saques;
  • Conta corrente essencial: nessa conta, existem dez serviços gratuitos, classificados como essenciais. Ela é recomendada para pessoas que realizam poucas movimentações financeiras por mês;
  • Poupança: conta livre de tarifas, pois é considerada como uma conta de depósito.

Como cancelar a taxa de manutenção de conta corrente?

Caso você não faça muitas movimentações bancárias no mês e, mesmo assim, paga a taxa de manutenção, entre em contato com o banco em questão e solicite o pacote de serviços essenciais que é totalmente gratuito, apesar de oferecer menos serviços por mês.

No entanto, se você realiza muitas movimentações financeiras e ainda está disposto a desembolsar um valor, analise todas as ofertas disponíveis pelo banco e escolha aquela que melhor atenda às suas necessidades, ou seja, que ofereça o melhor custo-benefício.

Gostou do conteúdo?

Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário para nós e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Guia Completo dos Bancos: Tudo o que você Precisa Saber

CDI, SELIC ou IPCA: Conheça os Indexadores dos Investimentos

Bolsa Americana: saiba como Investir no Exterior

Evite Multas: Saiba Declarar Imposto de Renda MEI

É Preciso Incluir Pensão Alimentícia no Imposto de Renda?

Sonegação de Impostos: como Evitar Problemas com a Receita

Conheça 5 opções de Investimentos de alto Retorno para Jovens

Foregon: Como usar a Plataforma para Planejar suas Finanças?