Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Planilhas de organização financeira: saiba como fazer

Por Claudia BorgesPublicado em

O primeiro passo para ter uma vida financeira saudável é colocar todos seus gastos no papel. Assim você consegue saber exatamente onde está gastando e onde pode economizar. Ter uma planilha de gastos pode te ajudar muito, você pode encontrar diversas planilhas prontas ou pode aprender a fazer planilha no Excel e criar uma com a sua cara.

O Excel é um programa da empresa Microsoft que permite ao seu usuário criar planilhas das mais diversas, criando fórmulas para simplificar as operações. Porém, apesar de muito usado, ele é pago, e deve ser comprado juntamente ao pacote Office da mesma empresa.

Mas existem outros programas tão bons quanto, que permitem as mesmas funcionalidades. Se você está aprendendo como fazer planilha no Excel, pode aproveitar muito os programas que são gratuitos. Vamos deixar alguns para você!

Google Planilhas

Começamos falando do Google Planilhas pela sua funcionalidade, ele não precisa de instalação e salva todos os arquivos na nuvem. O que te dá acesso aos seus documentos de onde estiver, além de conseguir compartilhar sua planilha com qualquer outro usuário que tem Gmail, inclusive com as modificações sendo feitas em tempo real.

Para utilizar é fácil: basta ter uma conta Gmail. Se você tem um smartphone com sistema operacional Android, então provavelmente você já tem essa conta de e-mail. Dá uma conferida no seu celular. Mas caso não tenha, não se preocupe, criar a conta no Gmail é rápido, veja:

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

  1. Acesse o Gmail;
  2. Clique em "Criar sua conta";
  3. Siga os passos.

Para acessar o Google planilhas basta estar logado em sua conta Gmail e ir em Google Apps que fica no canto superior direito da tela inicial do Google

Zoho Sheet

Uma ótima opção para você, pois é gratuita e possui as mesmas funcionalidades do Excel. Pode ser usada por até 25 pessoas, por isso serve também para pequenos empresários.

A Zoho Sheet conta com a opção de gráficos e permite que você compartilhe a planilha com outra pessoa, e ambos modem fazer modificações simultâneas na mesma planilha.

Libre Oficce

O maior concorrente do Microsoft Office conta com um programa para planilhas tão bom quanto. Se você está aprendendo como fazer planilha Excel poderá não perderá nada com esse software. O Libre Office possui todas as funções do seu rival, com a vantagem de ser totalmente gratuito.

Excel Online

Mas se o que você quer é usar o Excel mesmo, então pode testar a versão online da empresa, que é disponibilizada de forma gratuita, basta apenas ter uma conta da Microsoft. Para fazer seu e-mail você deve:

  1. Acessar o site;
  2. Inserir o numero de telefone;
  3. Seguir os passo pedidos.

Por regra os documentos gerados são salvos na nuvem, mas é possível baixar ou salvar direto em seu computador.

Nós já falamos um pouco sobre como organizar sua vida financeira usando planilhas, inclusive temos alguns modelos bem legais disponíveis aqui no nosso blog:

Até mais.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Claudia Borges

Estudante de Jornalismo e estagiária de Redação na Foregon. Alia seu conhecimento na área administrativa com sua paixão por escrever e sempre busca agregar conhecimento em seus textos.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Conheça 5 aplicativos que enviam dinheiro para o exterior

Quais mudanças o Open Banking traz para a nossa vida financeira?

BRL: entenda o que essa sigla significa na sua fatura do cartão

Corte 17 despesas mensais que podem se transformar em renda extra

Aplicativos para aumentar score de crédito: verdade ou mito?

Tag Itaú de passe livre em pedágios e estacionamentos: conheça e veja como solicitar

Pagar passagem de ônibus com cartão de débito ou crédito: veja como

Prêmio de 1,5 milhão do BBB: saiba quanto rende na poupança e em outros investimentos