Foregon.comConteúdos

Você sabe quem é Larry Page?

Por Guilherme GadelhaPublicado em
Compartilhe

Você pode não saber quem é Larry Page, mas nós temos certeza de que conhece a empresa dele. O Google é o seu principal negócio, e torna o seu criador como grande visionário do século 21.

Considerado um dos homens mais ricos do mundo graças a sua fortuna estimada em US$ 54,9 bilhões, Larry Page foi responsável por desenvolver diversos produtos que são essenciais na nossa rotina.

Mesmo que Larry não tenha feito tudo isso sozinho, vale a pena conhecer a sua trajetória para saber como ele chegou até lá.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Larry Page e seus primeiros passos

Nascido em 26 de março de 1973 em East Lansing, Michigan, Lawrence Edward Page é descendente de judeus. Seus pais eram bastante ligados à tecnologia. Enquanto sua mãe foi instrutora de programação de computadores, o seu pai era PhD em ciência da computação.

A influência dos pais foi algo bastante essencial para Larry, visto que o mesmo passava boa parte do seu tempo mergulhado em computadores, livros e revistas de seus pais. 

A música também foi algo muito importante para a sua formação. Larry chegou a tocar flauta e estudou composição. Segundo ele, ter estudado música foi essencial para o desenvolvimento da alta velocidade que a Google vem desenvolvendo durante os últimos anos.

Google

Antes de ser conhecido no mundo todo, o Google era chamado de BackRub. Apesar de ser novo no mercado, o mecanismo de busca se demonstrava mais eficiente que as outras opções do mercado. O algoritmo desenvolvido por Page e Brin, chamado de "PageRank" foi algo essencial para que a empresa alcançasse o patamar que chegou.

Page e Brin, co-desenvolvedor da Google, seguiram aperfeiçoando o BackRub no dormitório de Page. Durante esse período, a dupla de desenvolvedores decidiu renomear o site para Google. 

A decisão de renomear o buscador partiu de um de um erro ortográfico do número googol (10¹ºº) que corresponde a imensa quantidade de dados que o mecanismo visava explorar. Depois da nova nomenclatura, o Google foi inaugurado em agosto de 1996, de maneira restrita.

Nesse período, o Google estava hospedado no site de Stanford, universidade onde Page e Brin cursaram seu PhD em ciência da computação. Contudo, a imensa quantidade de acessos sobrecarregaram a rede da universidade, o que levou a dupla mudar o endereço digital para o seu próprio domínio.

O visual simples do site foi consequência dos recursos limitados de Brin e Page, já que ambos só contavam com o conhecimento básico em HTML. Durante esse período, Page continuou a atualizar o código do buscador a fim de aprimorar e otimizar o uso dos processadores e servidores.

Isso permitiu que em junho de 2000, o Google se firmasse como o melhor buscador da internet, sendo capaz de rastrear mais de 1 bilhão de URLs em poucos segundos.

Em relação ao seu lançamento oficial e público, o mesmo aconteceu em 1998, a partir do momento que Larry e Brin convenceram uma investidor a aplicar 100 mil na "startup". A gestão adotada pela empresa foi algo essencial para o crescimento dela.

A missão de organizar as informações do mundo e torná-las acessíveis também foi algo essencial para o sucesso da empresa. Depois de conseguir um empréstimo superior à 1 milhão de dólares, Page estruturou um escritório em Mountain View.

Durante esse tempo, Larry aproveitou para adquirir empresas voltadas ao mercado digital. Ele também foi responsável por uma série de demissões de gerentes, graças ao seu modelo de gerenciamento.

A sua atitude chamou a atenção de grandes investidores do Vale do Silício. Kleiner Perkings Caufield & Byers e Sequoia Capital investiram um total de 50 milhões de dólares. Contudo, exigiram que Larry Page renunciasse o cargo de CEO para que alguém mais experiente assumisse.

Apesar da relutância, Page concordou em ceder o cargo para Eric Schmidt, tornando-se presidente de produtos. Isso não impediu Page de seguir sendo visto como chefe, interferindo diretamente nas decisões da empresa. 

Schimdt foi essencial para agradar o mercado e em agosto de 2004, o Google deu um passo importantíssimo. Page assinou o IPO de ações na bolsa de Nova York, o que permitiu que Page se tornasse bilionário aos 30 anos idade.

Depois do IP, Page foi responsável por diversas aquisições. A mais relevante talvez tenha sido o Android, por 50 milhões de dólares. Por tratar-se de uma compra relativamente pequena, a compra não causou tanto impacto no mercado.

Contudo, o lançamento em 2008 do primeiro telefone com Android fez com que ele passasse a ter 17,2% do mercado em 2010, tornando-se o mais popular em 2017.

Page voltou a ser CEO do Google alguns anos antes. Nessa época, a empresa já contava com mais 180 bilhões de dólares em valor de mercado e 24 mil funcionários. Após isso, a empresa continuou crescendo, e então, Larry Page, anunciou a criação da Alphabet Inc. Essa holding passou a abarcar todas as subsidiárias da empresa.

Vida pessoal

Larry Page tem fama de ser um chefe bastante exigente com os seus funcionários. O CEO desenvolveu um estilo onde as discussões são estimuladas. Outro ponto bastante interessante é que ele é fanático pela economia de tempo. Por conta disso, há relatos de que o mesmo já contou os segundos durante palestras.

A criatividade também é um ponto muito interessante do empresário. De acordo com o mesmo, o papel de um funcionário na empresa é secundário quando comparamos o seu desempenho no trabalho. 

Em relação a sua vida privada, não se sabe muito sobre ela. Ele casou-se com a cientista Lucinda Southworth em uma ilha particular no Caribe. Hoje o casal conta com dois filhos e vive em uma "echohouse".

Os problemas de saúde de Larry também são um ponto importante em sua vida pessoal. Ele possui uma desordem autoimune chamada de tireoidite de Hashimoto, que causa problemas nas cordas vocais e afeta a capacidade de falar.

Estima-se que Page já tenha doado mais de US$ 20 milhões para o Voice Health Institute, instituição que realiza diversas pesquisas de funções dos nervos vocais. 

Além disso, ele foi responsável por criar uma empresa com o nome pai, onde os ativos superam a marca de 1 bilhão de dólares. A mesma foi responsável por doar 15 milhões de dólares contra a epidemia do vírus Ebola na África Ocidental. Durante o seu tempo livre, Larry busca por outras oportunidades de negócio

Não resta dúvidas de que Larry Page foi um grande inovador no ramo da tecnologia da informação. Por isso, é inegável que o seu legado será importante para humanidade por um longo tempo. Mas lembre-se sempre que isso não seria possível sem a ajuda de seu maior parceiro, Sergey Brin.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Guilherme Gadelha

Publicitário e Redator na Foregon. Gosta do universo financeiro e tem a escrita como hobby e profissão.

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Dicas financeiras

    Saque sem cartão Next: veja como funciona

  • Dicas financeiras

    Venda pelo Uber Eats e crie seu site gratuitamente

  • Dicas financeiras

    Promoções Caixa e Elo: fique por dentro

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras