Quais os tipos de fraude mais comuns?

Quando alguém cai em algum golpe, a vida financeira dessa pessoa pode ser prejudicada. Além disso, essa situação atrapalha na hora de adquirir algum produto ou serviço financeiro como cartão de crédito ou empréstimo. Para descomplicar sua vida, separamos as principais modalidades de fraude para você conhecer.

Modalidades de fraude

Para que a pessoa não seja mais uma vítima de fraude, é importante ela estar por dentro dos tipos mais comuns desse problema. Veja abaixo:

Comércio

Uma das formas mais tradicionais dos golpistas aplicarem o golpe é por meio do comércio em lojas físicas. Eles escolhem algum produto e optam pelo cartão de débito ou crédito como forma de pagamento.

O que acontece logo em seguida é que cartão não passa, apresenta algum problema. Dessa forma, o comprador realiza um depósito e pede o número da conta do proprietário ou da loja. Ele vai até uma agência bancária e deposita o envelope.

Então, os golpistas informam um valor superior à compra e mostram o canhoto na loja, como forma de comprovante. Assim, o dono do estabelecimento entrega os produtos e uma quantia em dinheiro para devolver o valor a mais que supostamente foi depositado. Ao ver a conta, o comerciante nota que não há dinheiro disponível.

Cheque falso

Outro tipo de fraude é o cliente ou comerciante receber um cheque falso como pagamento. Antes de aceitar é importante conferir a procedência da folha, já que existem pessoas que fabricam este item de forma irregular.

O que você pode observar ao receber um cheque? Onde foi emitido; de quem é o cheque; pesquisar nos órgãos de proteção ao crédito e cuidar com o repasse desse conteúdo.

Financiamento

Tome cuidado também ao fazer um financiamento. Nesse caso, geralmente os golpistas solicitam depósito antecipado, uma espécie de “taxa de liberação de crédito”. Mas isso na realidade não existe.

O fiador ou avalista precisa ser alguém da sua confiança. Não acredite em desconhecido ou num fiador oferecido pelo programa de financiamento. Geralmente os golpistas apresentam fiador fictício e cobram a suposta taxa.

Vendas na internet

Já neste, o segredo para não cair em fraude é confirmar a procedência do e-mail. Em algumas situações, os e-mails de confirmação que o vendedor recebe podem ser falsos, mesmo tendo a logo com a marca da plataforma que é muito semelhante à verdadeira.

Você também deve se atentar quando o pagamento do produto for virtual. Lembre-se que o comprovante de depósito ou transferência não tem valor financeiro. Verifique antes se o dinheiro está disponível na conta.

Comprovante de transferência ou depósito

Enquanto isso, essa modalidade de fraude é bem comum no país devido a sua facilidade na hora de cometer o delito. Os golpes que envolvem depósitos de envelope vazio ou transferências falsas, geralmente, ocorrem depois de uma negociação estendida.

Essa negociação é aquela que acontece no início da semana e termina na sexta-feira, depois que as agências bancárias encerraram as atividades. A dica é que você solicite depósitos ou transferências ainda pela manhã, de preferência até a quinta-feira.

Além disso, sempre é bom conferir se o valor está disponível na conta ou se á apenas “depósito virtual”. Caso tenha alguma dificuldade, você pode entrar em contato com o gerente da conta. Ele pode verificar se o dinheiro já está na conta para saque ou uso.

Compras de empresas pela internet

Por outro lado, quando você realiza compras pela internet e o preço do produto ou serviço está muito abaixo, é bom desconfiar. Consulte o site que está anunciando essa suposta venda e peça referências de outras pessoas que já compraram nesse mesmo lugar.  

Outra sugestão é você investir no pagamento parcelado, através do cartão de crédito. É uma boa saída porque se o anúncio de venda for golpe, você perde apenas uma parcela e consegue cancelar a compra, além de bloquear o restante do valor.

Então antes de fazer sua desejada compra, avalie e anote as dicas de hoje. Espero ter ajudado você.

Até a próxima!

Este conteúdo foi útil para voce? 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 voto(s), média: 4,67)
Loading...