Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Vendas online: 6 dicas para quem quer abrir seu e-commerce

Por Nara LimaPublicado em

Já pensou em adentrar o mundo digital e ter seu próprio negócio online? Para abrir um e-commerce é preciso muito mais que vontade, alguns pontos são essenciais para o sucesso do seu comércio virtual.

Com as facilidades digitais, as compras online se tornaram parte da vida das pessoas, logo, investir nesse mercado pode ser uma excelente opção. No entanto, não basta expor seus serviços ou produtos na internet, é preciso pensar em todos os detalhes antes de dar início ao seu negócio.  

Se você deseja abrir um e-commerce, mas não sabe como começar, não precisa se preocupar. Separamos seis dicas importantes para o sucesso do seu negócio. Confira a seguir!

6 dicas para quem quer começar a vender pela internet

Crie um plano de vendas

Basicamente, podemos dizer que um plano de vendas é toda a documentação das estratégias do seu negócio a serem adotadas para a captação de novos clientes. Para criar seu próprio plano é preciso seguir alguns passos, como: estudar o mercado que você irá atuar, conhecer o perfil do cliente, entender os canais de marketing e entender sobre abordagem de vendas.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

No entanto, vale lembrar que é preciso atualizar esse material regularmente e analisar as melhorias e adequações necessárias para o seu negócio.

Escolha uma boa plataforma de vendas

Nada mais irritante que desejar adquirir um produto online e o site da loja não funcionar da forma correta, concorda? Escolher uma boa plataforma de vendas é muito importante para todos os tipos de e-commerce

Além de ser acessível aos usuários, uma plataforma digital deve fornecer todos os recursos necessários para que seja possível gerenciar o seu negócio da melhor forma possível. Facilidade no cadastro de produtos, no gerenciamento de estoque, na estabilidade do site e diversos outros pontos devem ser levados em conta no momento da escolha.

Organize sua logística

A logística é outro ponto fundamental na estruturação de negócios de vendas online. Isso porque é preciso pensar em todos os detalhes que envolvem sua loja, como transportadoras e demais parceiros de entrega.

Além de realizar pesquisas para encontrar preços em conta, é preciso se atentar aos prazos de entrega. Afinal, fretes altos e com prazos longos podem resultar na desistência da compra. A dica é tentar equilibrar rapidez e qualidade e oferecer a melhor experiência para o cliente.

Crie uma marca

Uma ótima maneira de diferenciar sua loja online dos outros milhares de concorrentes na internet é criando uma marca profissional e reconhecível. Ao criar uma marca, certifique-se de que ela seja original, simples e memorável. 

Já ouviu a expressão "menos é mais"? Ele pode ser aplicado em diversos campos da vida, inclusive nesse. Além disso, é muito importante que sua marca esteja alinhada com sua empresa, valores e estética.

Otimize a experiência do usuário

Como citamos anteriormente, a experiência do usuário utilizando o site na hora da compra é essencial, porém não é a única experiência a ser levada em conta em um e-commerce. Saiba que ela começa antes da compra e vai até o pós-venda. 

Se você quer abrir seu próprio negócio na internet é preciso ficar atento a todas as etapas da jornada do consumidor. Mantenha sua plataforma constantemente atualizada, invista em atendimentos de qualidade e realize pesquisas com seus clientes para garantir a melhor experiência de compra.

Monte uma equipe preparada

Para vender pela internet é necessário contar com um time capacitado e preparado. Afinal, existem diversas etapas que devem ser concluídas previamente à venda do produto. Busque por profissionais para cuidar do conteúdo, do design, do marketing e até mesmo das questões tecnológicas. 

Pode parecer que não, mas esse é um investimento necessário, pois são etapas que fazem parte da jornada de experiência do cliente.

Invista em segurança

Assim como todas as dicas citadas anteriormente, a segurança também é essencial para o seu e-commerce, já que seu site vai lidar com as informações financeiras do cliente. Conte com um bom sistema antifraude para proteger os dados dos seus consumidores.

Além disso, é primordial contar com um bom parceiro de pagamentos, que ofereça os melhores e mais variados métodos de pagamento e, claro, segurança.

Considere os desejos e necessidades dos consumidores

Sabe qual é um dos caminhos para o sucesso do seu negócio? Considerar as necessidades e desejos do seu cliente. Essa dica engloba quase todas as outras citadas anteriormente, pois, além dos produtos oferecidos, é preciso buscar formas de pagamento e até mesmo canais de contato mais atraentes.

A dica é pensar em maneiras de sempre melhorar seu atendimento e inovar para atender às necessidades dos consumidores e, assim, fidelizá-los ao seu negócio.

Descomplicamos?

E você, o que achou dessas dicas? Esperamos que esse conteúdo seja útil para você e seu futuro novo negócio. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário aqui embaixo. 

Até mais!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Mercado Pago: guia completo

Tipos de carro: principais características e diferenças

5 livros que mudarão sua vida financeira

3 conselhos básicos para alcançar a liberdade financeira

Inteligência artificial em soluções antifraude

Onde usar a carteira digital Apple Pay?

Digio estreia no Apple Pay: veja como ativar

Aplicativos colaborativos: conheça 4 Apps que podem facilitar a sua vida