Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Lista de Financeiras Autorizadas pelo Banco Central [2022]

Escrito por Jennifer Figueiredo

Atualizado em 

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Se você está a procura de crédito, é muito importante tomar cuidado com empresas que podem ser fraudulentas. A internet pode fornecer a informação que você precisa para descobrir se a empresa é confiável. Por isso, vamos te ajudar a verificar instituições financeiras pelo Banco Central do Brasil.

O que você procura?

O que são instituições financeiras?

Uma instituição financeira trabalha como intermediária entre o cliente e algum tipo de serviço financeiro, como a realização de investimentos, empréstimos, financiamentos, entre demais serviços. Casas de câmbio, bancos, administradoras de consórcio, corretoras de valores, entre outras empresas, se encaixam neste modelo.

Portanto, isso significa que ela realiza operações muito importantes que envolvem seu dinheiro. Por esse motivo, é preciso checar essas empresas, para evitar cair em golpes financeiros. Mas, como verificar essas instituições? Acompanhe a seguir:

Banco Central do Brasil

As normas, regulamentos e fiscalizações de qualquer sistema de crédito estão sob a responsabilidade do Banco Central do Brasil. É este órgão que confere a credibilidade da instituição, autorizando suas operações monetárias.

Então, antes de contratar um produto ou serviço financeiro, é preciso ter certeza que a empresa é autorizada. Mas como fazer essa pesquisa? Entenda a seguir:

Como checar instituições financeiras

O primeiro passo para verificar instituições financeiras pelo Banco Central do Brasil, é acessar o site do órgão de fiscalização. Depois, siga essas orientações:

  • Preencha o campo de busca com seguimento da empresa que está verificando;
  • Depois, basta colocar um ou mais dados que tiver sobre a instituição para realizar a busca, clicando no botão "Pesquisar";
  • Verifique os resultados. O nome da financeira apareceu na lista? Isso já é um bom sinal. Clique nele e continue a checagem;
  • Nesta etapa, você pode conferir o nome (Razão Social), CNPJ, endereço, telefone de contato, site e outras informações de registro. Mas o item principal para se atentar é a Situação, que deve constar "Autorizada em Atividade".

Não encontrou a instituição financeira que procura? É melhor acionar sua desconfiança e evitar qualquer negociação com essa empresa.

Compartilhe

Escrito por:

Jennifer Figueiredo
Redatora

Graduanda em Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista e Redatora na Foregon, gosta de falar sobre os produtos financeiros que oferecem as melhores vantagens. Nas horas vagas, procura a companhia de amigos para descontrair.