Foregon.comConteúdos

Verifique instituições financeiras pelo Banco Central do Brasil

Por Jennifer FigueiredoPublicado em
Compartilhe

Se você está a procura de crédito, é muito importante tomar cuidado com empresas que podem ser fraudulentas. A internet pode fornecer a informação que você precisa para descobrir se a empresa é confiável. Por isso, vamos te ajudar a verificar instituições financeiras pelo Banco Central do Brasil.

O que são instituições financeiras?

Uma instituição financeira trabalha como intermediária entre o cliente e algum tipo de serviço financeiro, como a realização de investimentos, empréstimos, financiamentos, entre demais serviços. Casas de câmbio, bancos, administradoras de consórcio, corretoras de valores, entre outras empresas, se encaixam neste modelo.

Portanto, isso significa que ela realiza operações muito importantes que envolvem seu dinheiro. Por esse motivo, é preciso checar essas empresas, para evitar cair em golpes financeiros. Mas, como verificar essas instituições? Acompanhe a seguir:

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Banco Central do Brasil

As normas, regulamentos e fiscalizações de qualquer sistema de crédito estão sob a responsabilidade do Banco Central do Brasil. É este órgão que confere a credibilidade da instituição, autorizando suas operações monetárias.

Então, antes de contratar um produto ou serviço financeiro, é preciso ter certeza que a empresa é autorizada. Mas como fazer essa pesquisa? Entenda a seguir:

Como checar instituições financeiras

O primeiro passo para verificar instituições financeiras pelo Banco Central do Brasil, é acessar o site do órgão de fiscalização. Depois, siga essas orientações:

  • Preencha o campo de busca com seguimento da empresa que está verificando;
  • Depois, basta colocar um ou mais dados que tiver sobre a instituição para realizar a busca, clicando no botão “Pesquisar”;
  • Verifique os resultados. O nome da financeira apareceu na lista? Isso já é um bom sinal. Clique nele e continue a checagem;
  • Nesta etapa, você pode conferir o nome (Razão Social), CNPJ, endereço, telefone de contato, site e outras informações de registro. Mas o item principal para se atentar é a Situação, que deve constar “Autorizada em Atividade”.

Não encontrou a instituição financeira que procura? É melhor acionar sua desconfiança e evitar qualquer negociação com essa empresa.

Facilite sua vida

Aqui você encontra diversos conteúdos que podem te ajudar. Acesse este link para continuar sua busca por informações relacionadas ao universo financeiro. Mas fique tranquilo, aqui é tudo descomplicado e sem letras miúdas!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Jennifer Figueiredo

Graduanda em Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista e Redatora na Foregon, gosta de falar sobre os produtos financeiros que oferecem as melhores vantagens. Nas horas vagas, procura a companhia de amigos para descontrair.

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Dicas financeiras

    Como funciona o limite do cheque especial?

  • Dicas financeiras

    Como fazer a Carteira de Trabalho?

  • Dicas financeiras

    Concurso público: o que é e como funciona?

  • Dicas financeiras

    25 receitas de Natal econômicas para uma ceia completa

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras