Foregon.comConteúdos

3 principais golpes do cartão de crédito: veja como evitar

Por Thais SouzaPublicado em
Compartilhe

O uso do cartão de crédito se torna cada vez mais frequente por conta da praticidade e facilidade oferecida. Com isso, aumentam também os golpes voltados para esse tipo de transação. 

Essas fraudes podem trazer muita dor de cabeça e prejuízo para o seu bolso. Pensando nisso, separamos os principais golpes aplicados nos cartões de crédito e como evitá-los. 

Três principais golpes do cartão de crédito 

Ao conhecer a forma em que os fraudadores aplicam golpes, você entende como se proteger contra eles. 

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

1. Golpe da venda de cartão de crédito 

Com o sucesso das redes sociais, o golpe da venda de cartão de crédito vem se tornando algo cada vez mais comum.

Os fraudadores usam as redes sociais para anunciar cartões de crédito com limite alto, aprovação imediata que aceitam, inclusive, pessoas com nome sujo. Porém, para conseguir esses cartões, o consumidor deve depositar valores altos na conta do golpista. 

Quando a pessoa deposita o dinheiro, os criminosos simplesmente somem e excluem suas redes sociais, tornando a denuncia mais difícil. 

2. Compras em sites falsos

Alguns fraudadores criam sites falsos, principalmente em datas sazonais – quando as compras online aumentam. Quando o usuário efetua o pagamento, além de ter os dados do cartão roubados, pagam por produtos que nunca irão receber.

3. Confirmação de dados bancários

Outro golpe muito comum é a confirmação de dados bancários. Funciona assim: o fraudador entra em contato com a vítima através de SMS ou ligação telefônica. 

Por meio desse contato, o criminoso se passa por um banco ou instituição financeira na qual a vítima é cliente e diz que estão faltando alguns dados e que será necessário completar o cadastro. 

Com isso, o fraudador pode conseguir diversas informações dos clientes, como: número do cartão, código de segurança, CPF e outras. Quando conseguem obter esses dados, eles podem utilizar o seu cartão para realizar compras em seu nome.

Cuidados para não cair nesse tipo de golpe 

1. Nunca compre um cartão de crédito 

Os cartões de crédito não são vendidos. Em alguns casos o cliente precisa pagar por uma taxa de emissão do produto, que não costuma passar de R$ 40. 

Além disso, os cartões só devem ser adquiridos através dos bancos, financeiras ou empresas autorizadas a intermediar essas transações de solicitação. Sempre que ver alguma pessoa vendendo cartão em grupos do Facebook e WhatsApp, desconfie!

2. Sempre verifique que o site é seguro 

Antes de fazer uma compra online, para não cair em golpes, é fundamental verificar se o site é seguro. Existem diversos fatores que auxiliam a definir isso:

  • Verifique se o site possui certificado SSL;
  • Leia as avaliações de clientes que já compraram no site;
  • Pesquise sobre a reputação do site e do vendedor no Reclame Aqui.

3. Cuidado ao fornecer seus dados bancários 

Os bancos não solicitam nenhum tipo de informação sobre o seu cartão através de ligações ou SMS. Caso você se depare com esse tipo de solicitação, denuncie. 

Considerações finais 

Os cartões de crédito são ótimos aliados para o nosso dia a dia. Porém, quando se trata de dinheiro, todo cuidado é pouco. 

Sempre se atente aos meios que seu banco utiliza para se comunicar com você. Caso perceba qualquer atitude estranha, entre em contato com o seu banco nos números de telefone oficiais disponibilizados no site.

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário que a gente descomplica para você. 

Até a próxima! 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Thais Souza

Estudante de Publicidade e Propaganda, é Redatora na Foregon. Gosta de escrever textos sobre dicas de viagens e destinos. Nas horas livres gosta de ler e cozinhar.

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Cartão de crédito

    Cartão de TODOS Corinthians: benefícios e como solicitar

  • Cartão de crédito

    Cartão WEX: como funciona?

  • Cartão de crédito

    Cartões Bradesco e Inter: conheça as opções sem consulta ao SPC/Serasa

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Cartão de crédito