Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Até quanto comprometer o seu orçamento com parcelas do cartão de crédito

Por Thais SouzaPublicado em

Se usado com consciência, o cartão de crédito pode ser um grande aliado para o seu dia a dia. Porém, muitas pessoas ainda têm dúvida sobre até quanto podem comprometer o orçamento financeiro com gastos em compras parceladas. Neste artigo vamos descomplicar este assunto para você. 

Até quanto comprometer o seu orçamento com cartão de crédito

Ao fazer compras parceladas com o cartão de crédito, nos meses seguintes as faturas vão ficando cada vez maiores, já que você terá que pagar o valor da parcela e seus gastos mensais no cartão, o que pode ser um fator de risco para você se endividar.

É por isso que existe um limite pré-estabelecido pelos bancos de acordo com a sua renda mensal, para que você não gaste além do que pode arcar. Mas, até quando você pode usar desse limite sem comprometer o seu orçamento? 

O comprometimento da sua renda bruta mensal em compras no cartão de crédito não pode passar de 30%, seja em compras parceladas ou somente em uma vez. Para chegar a esse valor você deve somar todo o dinheiro que entra na sua conta mensalmente e subtrair os 30%.

Mas existem algumas exceções. Quanto mais contas fixas você tiver para pagar, menor deve ser a porcentagem de comprometimento do orçamento em compras com cartão de crédito.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Além disso, se você deseja investir, deverá gastar menos no cartão. Nesses casos, o indicado é que o comprometimento da sua renda seja inferior a 10% por mês. Assim, restaria 20% dos rendimentos para serem usados conforme desejado.

O que fazer para evitar inadimplência no cartão de crédito?

  • Não use seu limite de crédito como se fosse uma renda extra. Esse crédito é oferecido pelo banco, mas você terá que pagá-lo; 
  • Evite usar o cartão de crédito para compras rotineiras do dia a dia, se tiver dinheiro, pague à vista; 
  • Guarde seu limite de crédito para compras grandes e emergências; 
  • Procure ter somente um cartão de crédito; 
  • Quanto tiver compras parceladas, evite ficar gastando no cartão para não acumular e aumentar o valor da fatura; 
  • Evite parcelamentos de fatura e pagamento mínimo. 

Descomplicamos?

O cartão de crédito é uma ótima alternativa para facilitar seu dia a dia, mas é importante ter consciência para que só gaste o que de fato você conseguirá pagar ao final do mês. Quer mais conteúdos sobre educação financeira? Aproveite e confira também: 

Até a próxima! 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Por que você deve considerar ter um cartão que pontua por Real?

Milhas Aéreas: O que um iniciante precisa saber?

Como conseguir internet de graça? Saiba como se conectar

Saiba como ganhar dinheiro online rápido

Inflação hoje: entenda como o seu dinheiro é afetado

Golpe do CPF falso: conheça e saiba como se proteger

Conheça 10 cursos de finanças gratuitos para aprender a investir

ID Jovem: guia completo 2022