Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos

Até quanto comprometer o seu orçamento com parcelas do cartão de crédito

Por Thais SouzaPublicado em

Se usado com consciência, o cartão de crédito pode ser um grande aliado para o seu dia a dia. Porém, muitas pessoas ainda têm dúvida sobre até quanto podem comprometer o orçamento financeiro com gastos em compras parceladas. Neste artigo vamos descomplicar este assunto para você. 

Até quanto comprometer o seu orçamento com cartão de crédito

Ao fazer compras parceladas com o cartão de crédito, nos meses seguintes as faturas vão ficando cada vez maiores, já que você terá que pagar o valor da parcela e seus gastos mensais no cartão, o que pode ser um fator de risco para você se endividar.

É por isso que existe um limite pré-estabelecido pelos bancos de acordo com a sua renda mensal, para que você não gaste além do que pode arcar. Mas, até quando você pode usar desse limite sem comprometer o seu orçamento?

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

O comprometimento da sua renda bruta mensal em compras no cartão de crédito não pode passar de 30%, seja em compras parceladas ou somente em uma vez. Para chegar a esse valor você deve somar todo o dinheiro que entra na sua conta mensalmente e subtrair os 30%.

Mas existem algumas exceções. Quanto mais contas fixas você tiver para pagar, menor deve ser a porcentagem de comprometimento do orçamento em compras com cartão de crédito.

Além disso, se você deseja investir, deverá gastar menos no cartão. Nesses casos, o indicado é que o comprometimento da sua renda seja inferior a 10% por mês. Assim, restaria 20% dos rendimentos para serem usados conforme desejado.

O que fazer para evitar inadimplência no cartão de crédito?

  • Não use seu limite de crédito como se fosse uma renda extra. Esse crédito é oferecido pelo banco, mas você terá que pagá-lo; 
  • Evite usar o cartão de crédito para compras rotineiras do dia a dia, se tiver dinheiro, pague à vista; 
  • Guarde seu limite de crédito para compras grandes e emergências; 
  • Procure ter somente um cartão de crédito; 
  • Quanto tiver compras parceladas, evite ficar gastando no cartão para não acumular e aumentar o valor da fatura; 
  • Evite parcelamentos de fatura e pagamento mínimo. 

Descomplicamos?

O cartão de crédito é uma ótima alternativa para facilitar seu dia a dia, mas é importante ter consciência para que só gaste o que de fato você conseguirá pagar ao final do mês. Quer mais conteúdos sobre educação financeira? Aproveite e confira também: 

Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida de pessoas que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Score de crédito: guia completo

Como criar a sua própria empresa de pagamento em 5 passos

Como funciona o serviço de pagamentos Facebook Pay?

Como ganhar dinheiro indicando amigos no PagBank?

Carteira digital White Label: é uma boa opção para o seu negócio?

5 dicas para alcançar a estabilidade financeira

Bandeiras tarifárias da conta de luz: entenda

5 dicas financeiras para alcançar suas metas em 2021

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras