Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

O que é o BIN de um Cartão de Crédito? Descubra

Por Luma HolandaPublicado em

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Você já parou para pensar o que significa os números impressos no seu cartão de crédito? Nenhum cartão é igual ao outro e, desta forma, as administradoras conseguem identificar os dados dos usuários e efetuar as operações realizadas por eles. Uma das formas de identificação é o número BIN e, neste artigo, iremos falar o que ele significa e qual a sua relevância.

O que você procura?

O que é BIN?

A sigla BIN vem do termo Bank Indetification Number que, traduzido, significa número de identificação bancária. O termo Issuer Identification Number ou INN (Número de Identificação de Emissor também tornou-se comum quando as instituições financeiras surgiram.

Não tem segredo para entender como o BIN é formulado. Ele é composto pelos primeiros 6 números do cartão de crédito. Os demais números servem para identificar a conta individual vinculada ao cartão, enquanto o último número funciona como um dígito verificador, que serve como uma medida de verificação e segurança.

Se você conectar os outros números do cartão em uma determinada fórmula matemática, chamada de algorítimo de Luhn, você pode encontrar o dígito verificador. Desta forma, se o usuário não encontra o mesmo dígito, significa que o número daquele cartão não é válido.

Como entender o BIN e as informações do cartão de crédito

Engana-se quem pensa que os números impressos no cartão de crédito não possuem significados. Se você souber analisar, verá que cada número significa algo.

O primeiro dígito do BIN ou INN, por exemplo, indica o Identificador da Indústria Principal, portanto, aponta de qual setor vem a instituição emissora.

  • Cartões iniciados com o número 1 ou 2: o emissor é uma companhia aérea;
  • Cartões iniciados com o número 3: o emissor é indústria de viagens e entretenimento;
  • Cartões iniciados com os números 4 e 5: o emissor é uma instituição financeira;
  • Cartões iniciados com o número 6: o emissor é um banco ou um comerciante;
  • Cartões iniciados com o número 7: o emissor é uma indústria de petróleo;
  • Cartões iniciados com o número 8: o emissor é da área de telecomunicações;
  • Cartões iniciados com os números 9 ou 0: são outros emissores, incluindo governos.

Os outros cinco números já identificam a instituição específica responsável pela emissão do cartão, que pode ter apenas um BIN ou IIIN, como também pode ter uma série.

Cartões emitidos por uma grande instituição, costumam compartilhar alguns dígitos no início da série de números: cartão da marca Visa sempre começam com o número 4. Já os cartões da Mastercard começam com um número entre 51 e 55. Enquanto os cartões American Express começam com 34 ou 37.

Perguntas Frequentes

Qual o Bin do cartão?

A sigla Bin se refere à expressão Bank Indetification Number, que significa "Número de Identificação Bancária". Ele serve para identificar o banco emissor e o tipo de cartão. É composto pelos primeiros 6 números do cartão.

Para que serve o Bin?

O Bin serve para identificar o tipo do cartão de crédito. Cada número tem um significado e ajuda a entender se aquele cartão é de loja, é comum, se é de companhia aérea, dentre outros.

Como ver Bin?

O Bin é composto pelos seis primeiros números do cartão de crédito. Você pode verificar este número diretamente no seu cartão. Vale lembrar que o primeiro dígito é o Identificador da Indústria Principal.

O que significa Bin?

A sigla Bin se refere à expressão em inglês Bank Indetification Number, que em português significa "Número de Identificação Bancária". Este número tem seis dígitos, nos quais cada um tem um significado.

Entendeu o que é o BIN?

As possibilidades e variações são muitas e cada instituição usa esses dados conforme suas necessidades e categorias.

E você, já sabia o que significa a série de números do cartão de crédito? Se depois de ler o nosso artigo, você ainda tiver alguma pergunta, comenta aqui embaixo que nós tiramos a sua dúvida.

No Portal da Foregon você acompanha conteúdos sobre economia e finanças e ainda pode receber as melhores indicações de produtos financeiros, de acordo com o seu perfil. Consulte o seu CPF em nossa plataforma e aproveite as vantagens. É rápido, grátis e totalmente gratuito.

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Monitore seu CPF e proteja seu nome contra fraudes.

Consultar CPF grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ + 2.848.551 pessoas já consultaram

Compartilhe

Escrito por:

Luma Holanda
Redatora

Jornalista, Analista de Marketing, Editora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon. Acredita que a vida das pessoas pode melhorar através da educação financeira e, por isso, se dedica em levar as melhores notícias e dicas sobre finanças às centenas de milhares de leitores de Foregon. Luma preza pela veracidade das informações e busca auxiliar leitores na compreensão de tudo acerca das suas finanças.