BRL: entenda o que essa sigla significa na sua fatura do cartão
Você já se deparou com a sigla BRL enquanto estava fazendo compras em sites internacionais? Apesar de parecer algo complexo, a sigla BRL é a representação do real brasileiro. Muitos imaginam que essa representação é realizada pelo termo "R$", o que não acontece na realidade, visto que o "R$" é apenas o símbolo da moeda.

O que você procura?
O que é BRL e onde essa sigla aparece?
A sigla BRL pode ser vista em sites de compras internacionais e na fatura do cartão de crédito. Basicamente, o BRL é uma estimativa de quanto os produtos custam na moeda brasileira. Ou seja, é uma representação do valor da moeda no momento da aquisição.
Apesar de ser vista com mais frequência em sites estrangeiros, o BRL também pode ser visto em sites nacionais que desejam representar o real.
Qual a diferença entre o BRL e o Real?
Você deve estar se perguntando se existe a necessidade de utilizar o BRL ao invés do real, não é mesmo? No entanto, é importante ressaltar que o BRL e o Real são duas coisas distintas.
O BRL é uma cotação que estima o preço do produto em Reais, no entanto, essa estimativa pode sofrer alterações de acordo com cada site, bancos e operadores.
Ao fazer uma compra com o cartão de crédito, os estabelecimentos devem processar a compra em até sete dias. Após esse processamento, você poderá saber qual será o valor total a ser pago.
Apesar de acontecer algumas pequenas variações, você não precisa se preocupar com grandes variações, pois todos os bancos e operadoras brasileiras devem utilizar o valor do dólar no dia que o processamento foi feito.
Principais cobranças de compras no exterior
Para não tomar nenhum susto com a fatura do cartão, é preciso ficar atento a outras cobranças que você pode estar exposto ao realizar compras internacionais, como:
- Imposto sobre Operações Financeiras (IOF): é um imposto obrigatório cobrado pelo Governo Federal para compras internacionais com cartão de crédito, a taxa é do IOF é de 6,38%;
- Taxas de operações: bancos e operadores cobram alguns custos adicionais para transações internacionais.
Observação importante: o IOF é um imposto cobrado por outras operações feitas para câmbio, seguros e de valores imobiliários.
Quais cuidados devo tomar com o BRL?
Para não ser surpreendido com fatura no final do mês, confira algumas úteis caso você faça compras internacionais com frequência:
- Faça compras na moeda original: para evitar prejuízos, sempre faça suas compras internacionais na moeda original oferecida e evite a conversão BRL;
- Visualize os produtos na moeda de origem: ao acessar uma página estrangeira, visualize o produto na moeda de origem;
- Altere as configurações da página: caso o seu navegador faça a conversão em BRL automaticamente, procure nas configurações a opção de visualizar o valor original.
Informamos?
Esperamos que você tenha tirado suas dúvidas. Caso tenha restado alguma, faça um comentário que nós descomplicamos para você.
Até mais!
Deixe seu comentário