Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

BRL: entenda o que essa sigla significa na sua fatura do cartão

Por Sabrina VansellaPublicado em

Você já se deparou com a sigla BRL enquanto estava fazendo compras em sites internacionais? Apesar de parecer algo complexo, a sigla BRL é a representação do real brasileiro. Muitos imaginam que essa representação é realizada pelo termo "R$", o que não acontece na realidade, visto que o "R$" é apenas o símbolo da moeda.

O que é BRL e onde essa sigla aparece?

A sigla BRL pode ser vista em sites de compras internacionais e na fatura do cartão de crédito. Basicamente, o BRL é uma estimativa de quanto os produtos custam na moeda brasileira. Ou seja, é uma representação do valor da moeda no momento da aquisição.

Apesar de ser vista com mais frequência em sites estrangeiros, o BRL também pode ser visto em sites nacionais que desejam representar o real.

Qual a diferença entre o BRL e o Real?

Você deve estar se perguntando se existe a necessidade de utilizar o BRL ao invés do real, não é mesmo? No entanto, é importante ressaltar que o BRL e o Real são duas coisas distintas. 

O BRL é uma cotação que estima o preço do produto em Reais, no entanto, essa estimativa pode sofrer alterações de acordo com cada site, bancos e operadores. 

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Ao fazer uma compra com o cartão de crédito, os estabelecimentos devem processar a compra em até sete dias. Após esse processamento, você poderá saber qual será o valor total a ser pago. 

Apesar de acontecer algumas pequenas variações, você não precisa se preocupar com grandes variações, pois todos os bancos e operadoras brasileiras devem utilizar o valor do dólar no dia que o processamento foi feito.

Principais cobranças de compras no exterior

Para não tomar nenhum susto com a fatura do cartão, é preciso ficar atento a outras cobranças que você pode estar exposto ao realizar compras internacionais, como:

  • Imposto sobre Operações Financeiras (IOF): é um imposto obrigatório cobrado pelo Governo Federal para compras internacionais com cartão de crédito, a taxa é do IOF é de 6,38%;
  • Taxas de operações: bancos e operadores cobram alguns custos adicionais para transações internacionais.

Observação importante: o IOF é um imposto cobrado por outras operações feitas para câmbio, seguros e de valores imobiliários.

Quais cuidados devo tomar com o BRL?

Para não ser surpreendido com fatura no final do mês, confira algumas úteis caso você faça compras internacionais com frequência:

  • Faça compras na moeda original: para evitar prejuízos, sempre faça suas compras internacionais na moeda original oferecida e evite a conversão BRL;
  • Visualize os produtos na moeda de origem: ao acessar uma página estrangeira, visualize o produto na moeda de origem;
  • Altere as configurações da página: caso o seu navegador faça a conversão em BRL automaticamente, procure nas configurações a opção de visualizar o valor original.

Informamos?

Esperamos que você tenha tirado suas dúvidas. Caso tenha restado alguma, faça um comentário que nós descomplicamos para você.

Até mais!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Conheça 5 aplicativos que enviam dinheiro para o exterior

Quais mudanças o Open Banking traz para a nossa vida financeira?

BRL: entenda o que essa sigla significa na sua fatura do cartão

Corte 17 despesas mensais que podem se transformar em renda extra

Aplicativos para aumentar score de crédito: verdade ou mito?

Tag Itaú de passe livre em pedágios e estacionamentos: conheça e veja como solicitar

Pagar passagem de ônibus com cartão de débito ou crédito: veja como

Prêmio de 1,5 milhão do BBB: saiba quanto rende na poupança e em outros investimentos