Foregon.comConteúdos

Cartão bloqueado: veja como isso acontece e se é possível comprar com ele

Por Thais SouzaPublicado em
Compartilhe

Se você já teve uma compra com cartão negada e se deparou com a mensagem “erro 57” deve saber como isso é frustante. Quando isso acontece, significa que o cartão foi bloqueado, fator que impede o usuário de comprar ou fazer qualquer outra transação com ele. 

Se você está passando ou já passou por situações como essa, é importante saber mais sobre os motivos que levam o bloqueio do cartão e se é possível fazer compras com ele. 

Por que meu cartão foi bloqueado? 

Existem diversos motivos que levam o bloqueio de segurança do cartão de crédito ou débito. Abaixo vamos citar os cinco principais: 

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

1. Bloqueio de cartões novos 

Se você acabou de solicitar o seu cartão, saiba que ele chegará bloqueado na sua casa. Esse bloqueio é feito por segurança caso o cartão caia nas mãos de outras pessoas antes de chegar até você. 

Assim que receber o cartão em casa, você pode desbloqueá-lo ligando na operadora, banco que emitiu ou através do aplicativo. Assim que ele for desbloqueado já estará pronto para uso. 

2. Erro na senha 

Esquecer a senha do cartão pode ser um problema. Isso porque, ao inserir os números incorretos por três vezes seguidas o cartão é bloqueado na hora e não será possível efetuar o pagamento da sua compra. 

3. Fatura atrasada

Quando o usuário atrasa a fatura, além de pagar juros, ele pode ter o cartão de crédito bloqueado pelo banco. Isso costuma acontecer 15 dias após a primeira notificação de bloqueio. 

4. Cartão vencido 

Todo cartão possui uma data de validade, que por sua vez, varia conforme a emissão. Quando o cartão expira, ou seja, quando passa do vencimento, ele não pode mais ser usado para fazer compras e, então, é bloqueado pelo banco. 

5. Suspeita de fraude

Os bancos possuem um registro de segurança das suas principais transações. Por exemplo, se você fizer uma compra muito acima do valor de costume, o banco pode bloquear automaticamente o seu cartão por suspeita de fraude

Contudo, as instituições financeiras costumam notificar o usuário antes de bloquear o seu cartão de crédito para evitar frustrações. 

Como comprar com cartão bloqueado?

Muita gente questiona se dá para comprar e utilizar o cartão de crédito mesmo estando bloqueado. A resposta é não. 

Assim que você tiver o cartão bloqueado por algum dos motivos acima ou outra razão, qualquer transação será negada, mesmo em compras online

Ao tentar pagar uma compra com cartão bloqueado, a transação é negada e aparecerá na maquininha uma mensagem informando “erro 57”. 

Para voltar a utilizar o seu cartão, você terá que descobrir o motivo pelo qual ele foi bloqueado e entrar em contato com o banco que o emitiu. 

Como desbloquear meu cartão?

O desbloqueio do cartão só pode ser feito pelo titular dele. Cada banco tem sua política de desbloqueio mas, geralmente, ele é feito nos caixas eletrônicos, central de atendimento da instituição financeira ou, em alguns casos, através do aplicativo do cartão. 

Em algumas situações, será necessário o envio de uma segunda via do cartão, como em casos de: perda, roubo, ou cartão vencido. 

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário que a gente descomplica para você. Até a próxima. 😉 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Thais Souza

Estudante de Publicidade e Propaganda, é Redatora na Foregon. Gosta de escrever textos sobre dicas de viagens e destinos. Nas horas livres gosta de ler e cozinhar.

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Dicas financeiras

    Mibank: conheça

  • Dicas financeiras

    WhatsApp clonado: o que fazer?

  • Dicas financeiras

    Como calcular o valor de uma dívida?

  • Dicas financeiras

    O que é linha de crédito e como obter uma para sua empresa?

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras