Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Cartão de crédito: a importância da educação financeira para evitar dívidas

Por Nara LimaPublicado em

Como você se relaciona com seu dinheiro? À primeira vista, essa pode parecer uma pergunta simples, mas saiba que ela é totalmente válida. Para que possamos realizar nossos sonhos, alcançarmos nossos objetivos e crescermos financeiramente, é muito importante termos entendimento sobre a nossa relação com o dinheiro.

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), 69,7% dos brasileiros tinham algum tipo de dívida em junho, uma alta de 1,7 ponto porcentual em relação a maio. Na comparação com junho de 2020, houve um avanço de 2,5 pontos, pois, na época, somava-se 67,1%.

Essa falta de entendimento surge em decorrência de alguns fatores, como a falta de educação financeira nas escolas. Veja bem, se desde a fase escolar aprendêssemos a lidar com o dinheiro de uma melhor forma, hoje, o país não apresentaria esses altos números de endividados, concorda? 

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Outro ponto importante a ser discutido é o crédito facilitado, já que, atualmente, é possível observar uma expressiva oferta de empréstimos para todos os públicos, incluindo aqueles que não têm controle a respeito de suas finanças.

A má gerência do dinheiro não acarreta somente em pequenas dívidas, em alguns casos, ela pode afetar diretamente o histórico financeiro do indivíduo, causando uma gigantesca bola de neve.

Educação financeira nas escolas

A educação financeira não está associada apenas a reduzir as despesas e deixar de gastar com itens supérfluos. Ter o controle das finanças está relacionado a compreender as melhores atitudes a serem tomadas para alcançar segurança e qualidade de vida no presente e futuro.

Como citamos anteriormente, o ideal seria que esse tópico fosse ensinado na escola desde cedo. Quanto mais novos aprendemos algo, maiores são as chances de levarmos o "hábito" para a vida adulta.

Infelizmente, no Brasil, essa política ainda não é aplicada nas escolas, assim como é utilizada em outros países. 

Uso com consciência do cartão de crédito

O cartão de crédito chegou para facilitar a vida da população, atuando como uma excelente ferramenta de compra, de modo prático e seguro. No entanto, nem todo mundo vê o plástico como um aliado no controle das finanças. Por isso, é muito importante utilizá-lo com cautela e consciência.  

Confira alguns dos principais benefícios do cartão de crédito:

  • Estabelece limite de gastos;
  • Concentra diferentes pagamentos em um único cartão;
  • Controla seu consumo;
  • Acessa seu histórico de compras;
  • Garante a segurança nos pagamentos;
  • Pode pagar por aproximação, sem precisar digitar senhas;
  • Consegue parcelar valores maiores, sem juros embutidos;
  • Pode receber cashback (dinheiro de volta) e participar de programas de milhagens.

Não devemos olhar o cartão de crédito como um inimigo das finanças, muito pelo contrário, ele pode ser um grande aliado quando usado com responsabilidade.

Você pode conferir um pouco mais sobre o assunto e entender como a educação financeira é importante conferindo alguns dos nossos posts:

Gostou do conteúdo?

Em caso de sugestões ou dúvidas a respeito do assunto, deixe sua mensagem aqui embaixo que iremos te responder! 

Nos vemos em breve!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

O que é DeFi: o novo formato das finanças

Vai negociar suas dívidas? Entenda qual a importância do planejamento financeiro

Economia: expectativas para o Brasil em 2022 estão piorando

Estorno e cancelamento de compras: entenda a diferença

Qual a diferença entre economizar, poupar e investir?

Juros compostos: o que são e como afetam a sua vida financeira?

Veja como descobrir o seu índice de saúde financeira

Muito além do amor: conheça os gastos de ter um animal de estimação