Cartão de crédito: a importância da educação financeira para evitar dívidas
Como você se relaciona com seu dinheiro? À primeira vista, essa pode parecer uma pergunta simples, mas saiba que ela é totalmente válida. Para que possamos realizar nossos sonhos, alcançarmos nossos objetivos e crescermos financeiramente, é muito importante termos entendimento sobre a nossa relação com o dinheiro.

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), 69,7% dos brasileiros tinham algum tipo de dívida em junho, uma alta de 1,7 ponto porcentual em relação a maio. Na comparação com junho de 2020, houve um avanço de 2,5 pontos, pois, na época, somava-se 67,1%.
Essa falta de entendimento surge em decorrência de alguns fatores, como a falta de educação financeira nas escolas. Veja bem, se desde a fase escolar aprendêssemos a lidar com o dinheiro de uma melhor forma, hoje, o país não apresentaria esses altos números de endividados, concorda?
Outro ponto importante a ser discutido é o crédito facilitado, já que, atualmente, é possível observar uma expressiva oferta de empréstimos para todos os públicos, incluindo aqueles que não têm controle a respeito de suas finanças.
A má gerência do dinheiro não acarreta somente em pequenas dívidas, em alguns casos, ela pode afetar diretamente o histórico financeiro do indivíduo, causando uma gigantesca bola de neve.

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
Educação financeira nas escolas
A educação financeira não está associada apenas a reduzir as despesas e deixar de gastar com itens supérfluos. Ter o controle das finanças está relacionado a compreender as melhores atitudes a serem tomadas para alcançar segurança e qualidade de vida no presente e futuro.
Como citamos anteriormente, o ideal seria que esse tópico fosse ensinado na escola desde cedo. Quanto mais novos aprendemos algo, maiores são as chances de levarmos o "hábito" para a vida adulta.
Infelizmente, no Brasil, essa política ainda não é aplicada nas escolas, assim como é utilizada em outros países.
Uso com consciência do cartão de crédito
O cartão de crédito chegou para facilitar a vida da população, atuando como uma excelente ferramenta de compra, de modo prático e seguro. No entanto, nem todo mundo vê o plástico como um aliado no controle das finanças. Por isso, é muito importante utilizá-lo com cautela e consciência.
Confira alguns dos principais benefícios do cartão de crédito:
- Estabelece limite de gastos;
- Concentra diferentes pagamentos em um único cartão;
- Controla seu consumo;
- Acessa seu histórico de compras;
- Garante a segurança nos pagamentos;
- Pode pagar por aproximação, sem precisar digitar senhas;
- Consegue parcelar valores maiores, sem juros embutidos;
- Pode receber cashback (dinheiro de volta) e participar de programas de milhagens.
Não devemos olhar o cartão de crédito como um inimigo das finanças, muito pelo contrário, ele pode ser um grande aliado quando usado com responsabilidade.
Você pode conferir um pouco mais sobre o assunto e entender como a educação financeira é importante conferindo alguns dos nossos posts:
- Educação financeira infantil: como tornar um adulto consciente
- Por que é importante ter uma boa educação financeira?
- Os melhores sites e aplicativos sobre educação financeira
Gostou do conteúdo?
Em caso de sugestões ou dúvidas a respeito do assunto, deixe sua mensagem aqui embaixo que iremos te responder!
Nos vemos em breve!
Deixe seu comentário